Última atualização:
29/06/2019

Os 4 Melhores Fones de Ouvido para Corrida

Melhor Escolha

Jaybird X3

5/5
Bom e Barato

Anker Soundbuds Slim

5/5
Opção Premium

Bose SoundSport Pulse

5/5

A ciência já nos mostrou que música alto astral enquanto você faz atividades físicas como corrida ou academia melhoram a sua performance. Aproveitando a oportunidade, os fabricantes de acessórios de tecnologia passaram a produzir um monte de modelos de fones de ouvido para corrida, além de monitores de temperatura e batimentos cardíacos, entre outras coisas. É difícil escolher qual o melhor modelo entre tantas opções. Para lhe ajudar, fizemos a lista dos melhores fones de ouvido para corrida de 2019.

Os Melhores Fones de Ouvido para Corrida

1. Jaybird X3

VER PREÇO

O X3 é a terceira geração destes fones de ouvido da linha X, da Jaybird. O X3 é um passo na direção correta, visto que ele é muito superior aos seus antecessores. Nesta versão a Jaybird fez um fone de ouvido mais compacto, e com menos problemas de bateria do que as versões mais antigas. As antigas baterias de NiMH foram substituídas por abterias de íons de lítio, que entregam 8 horas de operação em volume máximo.

Esta bateria atual também carrega mais rápido, dando uma hora de performance em 15 minutos de carga. Consideramos esta velocidade de carregamento essencial, visto que muitas vezes queremos sair para uma corrida que decidimos em cima da hora, e descobrimos que nosso fone de corrida está sem bateria. Este fone tem um aplicativo para Android e iOS, chamado MySound, que você pode usar para alterar as configurações de som.

Conforme você ajusta estas configurações, você vai notar que a qualidade de som deste fone é muito superior a outros fones de corrida que você já tenha usado. Com Bluetooth 4.1, você não deve ter problema nenhum de syncar estes Jaybirds com nenhum aparelho, independente do sistema operacional. A cereja do bolo é a pintura com nano-partículas que faz este fone ser a prova d’água e a prova de suor.

2. Anker SoundBuds Slim

VER PREÇO

Os fones Anker SoundBuds são extremamente leves, não caem do ouvido, não importando quanto impacto você aplica neles, e produzem uma qualidade de áudio que você esperaria de fones que custam o dobro destes. Os SoundBuds são 100% a prova de suor e não se importam com uma chuvinha também. As várias ponteiras deste fone garantem que você encontre o melhor encaixe para o seu ouvido.

Os fones de corrida SoundBuds Slim Wireless produzem um som perfeito via Bluetooth 4.1 a uma distância de até 10 metros da fonte, e com um sistema atualizado de driver, competem em qualidade de som até com headfones de alto padrão. As baterias de ion de lítio fornecem até 7 horas de funcionamento por carga e o preço é competitivo com outros fones de corrida.

3. Fone de Ouvido Bose SoundSport Pulse Wireless

VER PREÇO

Seria difícil a Bose não produzir algum fone para a prática de esportes, e com este fone eles entram no mercado para brigar pelo título de melhor fone de corrida. De modo geral, o som é bem cheio e rico, com um baixo robusto e limpo, e notas agudas bem definidas. Nós não esperaríamos nada menos vindo da Bose. Independente do som ambiente de onde você estiver correndo, você vai ouvir o espectro de som inteiro com estes fones, e sem precisar colocar no último volume.

O SoundSport Pulse com certeza é um dos melhores fones de corrida do mercado. Apesar deste fone ter um formato que parece estranho quando você vê a primeira vez, ele encaixa direitinho dentro do seu ouvido, de forma firme e gentil, mas sem parecer que você tem uma âncora pendurada na orelha. Inclusive, se você desligar a música e usar o fone apenas para abafar os barulhos externos, você até vai esquecer que está usando. O ponto fraco é a bateria, que dura 5 horas, menos que as outras opções, em média.

4. Fone de Ouvido PowerBeats 3 Wireless

VER PREÇO

A Apple fez o upgrade no PowerBeats, e trouxe 3ª geração. Não há nada de especial neste modelo, em comparação com os anteriores. Mas o PowerBeats 2 tinha uma cara de fone barato. Isto foi corrigido. O PowerBeats 3 não passa uma impressão de um fone caro, mas não deixe se enganar pelas aparências, este fone de ouvido atende às expectativas, com alto níveis de conforto.

Uma das coisas que mais gostamos do Powerbeats3 é que eles não ficam muito socados dentro do ouvido, causando irritação. Claro que, um fone mais folgado deixa entrar mais barulho do ambiente externo. Mas lá fora isto não é uma coisa ruim. Quando você está correndo na rua, em ambientes com trânsito movimentado, é sempre bom ouvir o que está acontendo a sua volta. A bateria deste fone da Apple também é bem notável, com 12 horas por carga, batendo todos os concorrentes listados aqui. A conexão bluetooth é sem stress e confiável, em especial se você estiver conectando este fone de ouvido a um iPhone.

Guia de Compra

Qualidade – Todos os fones de ouvido que entraram nas nossas listas são produtos de alta qualidade que se provaram no mundo real. Eles resistem ao castigo constante dos pés batendo na calçada, eles não param de funcionar quando o suor aumenta ou quando começa a chover e toda e qualquer função funciona conforme prometido, em qualquer condição. Se um par de fones de ouvidos falhar em qualquer uma das categorias acima, eles não entram na nossa lista.

Avaliações – Como sempre, nós ouvimos o que as pessoas dizem sobre alguns fones de ouvidos, mas nós não somos Rotten Tomatoes (site com reviews de filmes). Nós não fazemos julgamentos baseados no que as outras pessoas dizem. Nós gostamos de ter nossas próprias opiniões. Então, quando o assunto é avaliações externas, nós lemos todas elas e tomamos nota, mas no final das contas o produto precisa nos impressionar. Ou então não entre na nossa lista.

Marca- Existem algumas áreas onde o número de fabricantes decentes podem ser contados nos dedos de uma mão, seja lá por qual motivo, a indústria de fones de ouvidos não é uma dessas áreas. Parece que virtualmente todos os maiores fabricantes de produtos de tecnologia entrou no negócio dos fones de ouvidos. Dessa forma você verá muitos grandes nomes nesta lista de melhores fones para corrida porque existem muitas grandes marcas na corrida por uma fatia desse mercado.

Preço- Nenhum dos fones de ouvido para esportes é excessivamente caro. Dito isso, alguns são mais caros que outros. Enquanto preço não é necessariamente um fator determinante para nós, nós mantemos nossos olhos abertos para economia quando nós a encontramos e nós vamos recompensa-la com um lugar na nossa lista.

Funcionalidades que você deve procurar em fones de ouvido para corrida

Encaixe confortável – Dizer que alguma coisa é confortável é algo subjetivo. Ou pelo menos, inteiramente particular de uma pessoa para a outra. Uma vez que cada orelha é uma diferente da outra, é virtualmente impossível declarar que um determinado par de fones de ouvido são os mais confortáveis ou tem o melhor encaixe. Essa é uma área onde a avaliação é de fato inútil porque você realmente precisa tentar fones diferentes e ver como você se sente com eles. Dessa forma, quando nós dizemos que um fone de ouvido em particular é confortável ou que eles encaixam bem, nós estamos falando da nossa própria experiência com o produto e você deve se lembrar disso.

Qualidade do som – Qualidade do som, embora ainda seja um assunto para interpretação individual, dá margem para uma avaliação um pouco mais objetiva. Afinal de contas, se um par de fones de ouvidos emite um chiado alto, qualquer pessoa vai ouvir isso. Da mesma forma, se o baixo é raso e fraco, a maioria das pessoas também vai perceber isso. Quando você experimentar um par de fones de ouvidos (e se possível, você sempre deve testá-los antes de comprar) coloque uma das suas músicas preferidas. Uma que você conheça como a palma da sua mão e veja se os fones de ouvidos reproduzem todos os deliciosos detalhes que você tanto gosta. Você pode perceber que não. Ou você pode perceber que a qualidade do som é tão boa que você começa a notar outros detalhes da produção que você não tinha percebido.

Duração da bateria – Há não muito tempo atrás as baterias dos fones de ouvidos de corrida acabavam depois de uma ou duas horas. Hoje, porém, com os avanços na tecnologia das bateria são produzidas baterias a lítio que carregam super rápido e proporciona muitas horas de prazer. Se os fones de ouvidos que você está querendo tem baterias que duram apenas uma ou 2 horas, você talvez deva procurar uma outra alternativa.

A prova d’água- É importante que um fone de ouvido para corrida sejam a prova d’água, não apenas porque você pode acabar tomando chuva de tempos em tempos, mas também porque muitos de nós suamos bastante enquanto corremos. Todos os melhores fones de ouvido para corrida são a prova de suor e de a prova d’água. Ou pelo menos resistentes a água. Tenha em mente que mesmo que eles sejam a prova d’água eles ainda precisam de limpeza, ocasionalmente, especialmente se você sua muito.

Design – Do outro lado do espectro subjetivo conforto, é o design. A razão porque nós temos tantos tipos diferentes de tudo, é que as pessoas não conseguem concordar sobre o que é bonito, o que é sofisticado ou o que está na moda. Porém, com relação a fones de ouvidos, design não deveria ser um fator determinante. Uma vez que se trata de um aparelho que você vai precisar usar na cabeça e que sua expectativa é de que cumpra suas promessas tecnológicas, conforto e desempenho devem ser considerações mais importantes que design. Não que a aparência dos seus fones para esportes não seja importante, é que apenas não é tão importante quanto conforto e qualidade de som.

Tipos de fones de ouvido

Fones de ouvido – Fones on-ear para corrida se encaixam sobre a cabeça, a extensão desse encaixe depende do tipo de design do fone. Enquanto eles tipicamente cobrem quase toda orelha, eles não cobrem de fato toda a orelha, da mesma forma que fones over-ear fazem. A falta dessa cobertura almofadada permite que parte do som ambiente ainda seja audível, o que é importante se você corre em estradas ou em calçadas cheias de pedestres. Este tipo de fone de ouvidos é também leve e fácil de acomodar no seu bolso ou apenas deixar pendurado no seu pescoço se você quiser uma pausa da música enquanto você corre.

Headphones – fones over-ear para corrida são apenas isso, fones de ouvido que ficar sobre as orelhas e as cobrem inteiramente. Num passado não muito distante esses fones de ouvidos eram considerados inapropriados e pouco práticos para usar para atividades externas como corrida. Mas os fones leves e com isolamento de ruído da Beats transformou a forma convencional de pensar sobre isso e nós vemos cada vez mais e mais corredores usando esse tipo de modelo. Pode ser porque está na moda ou porque o som é ótimo, mas nós ainda aconselhamos cuidado ao usar esse tipo de fone de ouvido para correr. A menos, é claro, que você esteja numa esteira ou numa pista de corridas de verdade.

O que são fones de ouvido para corrida?

Fones de ouvido de corrida são simplesmente fones de ouvido que foram adaptados para as necessidades de praticantes de corrida para as condições que eles encontram quando correm. Mas hoje em dia eles são mais que apenas versões a prova d’água de fones de ouvido padrão. Hoje eles incluem todos os tipos de tecnologia digital sem fio, algumas para aumentar sua capacidade de ouvir enquanto corre e outras para melhorar a qualidade dos seus exercícios, mantendo você informado sobre sua frequência cardíaca, temperatura e mais.

Todos os fones de ouvido de corrida são a prova d’água?

A maior parte é. E certamente, todos os melhores fones de ouvido para corrida são a prova d’água. O que significa que eles também são a prova de suor, o que é igualmente importante. Os únicos fones de corrida que não são a prova d’água são aqueles que você vai encontrar em grandes lojas de departamento. Prefira os itens na nossa lista e seu fone de ouvidos não irá te deixar na mão quando a chuva estiver caindo ou o suor começar a escorrer.

Como eu limpo meus fones de ouvido?

Quando chegar a hora para limpeza dos fones de ouvido, aqui estão alguns dos passos mais comuns.

Checar o manual do comprador-  Antes de limpar, sempre cheque se o fabricante dá alguma instrução de limpeza especifica, se não houver nenhuma siga o seguinte procedimento:

Limpeza do lado externoUse um pano limpo e macio. Mergulhe o pano em água limpa e torça bem, então limpe todo os componentes exteriores, incluindo a faixa da cabeça.

Remova todas partes almofadadas e peças que se soltemsujeira e poeira muitas vezes ficam escondidos no ‘copo de ouvido’ (a parte almofadada doa). Então remova todas essas parte e limpe toda a área com o seu pano úmido. Se você encontrar qualquer sujeira mais teimosa use uma escova de dentes de cerdas macias para soltar um pouco e então passe novamente o pano úmido.

Seque seu fone Uma vez que você tiver limpado todo o seu fone deixe-os secar com o ar. Se você não tiver certeza sobre quanto tempo você precisa deixá-los secar, cheque depois de 10 minutos se eles estão completamente secos. Se parecer que sim, deixe por mais alguns minutos, apenas para ter certeza.

Que aparelhos são compatíveis com meus fones de ouvido

A maior parte dos melhores fones de ouvido vão se conectar facilmente com qualquer aparelho Bluetooth. Essa conectividade irá prover acesso para um número quase ilimitado de aplicativos, provedores streaming de música, assistentes ativados por voz, como Siri, Alexa e Google Now, monitores de desempenho, emissoras de rádio via internet e muito mais. Muitos fones de ouvido, mesmo fones de corrida, podem ser conectados com diferentes sistemas de entretenimento sem muito problema, então você pode assistir seus filmes ou programas favoritos, tarde da noite sem acordar ninguém.

 Com que frequência eu devo repor as peças de silicone?

A frequência exata com que você deve repor as peças de silicone nos seus fones de ouvido vai depender inteiramente da frequência com que você os usa e em quais condições. Se, por exemplo, você usá-los uma vez por semana para uma corrida leve no parque, pode levar muitos anos até que você precise repor essas partes. Se, por outro lado, você corre como se estivesse possuído, todos os dias, você provavelmente vai precisar repô-las a cada 2 meses. Talvez até mais frequentemente, dependendo quantas vezes você o limpa, se é que você limpa.

Que tipos de música eu devo ouvir enquanto eu corro?

Se você quer usar a música para te impulsionar ao longo da pista, rua, calçada ou do caminho então você vai querer escutar alguma coisa com uma batida forte. Isso tipicamente significa alguma coisa que alcance 120 a 140 batidas por minuto (BPM). Batidas por volta de 120 por minuto se encaixam muito bem com a média de frequência cardíaca de uma pessoa praticando uma atividade moderadamente energética, então sua música e seu coração estarão sincronizados.

Quais fones de ouvido de esportes são melhores para corrida, intra auricular ou supra auricular?

Apesar disso ser mais uma questão de gosto pessoal, você deve ter em mente que ao usar fones que isolam barulho para correr você está se colocando em desvantagem nas ruas ou em calçadas muito cheias. Enquanto a música pode ser uma boa companhia para a corrida, cobrir todo o barulho do seu ambiente talvez signifique que você não consegue ouvir um carro se aproximando ou um ciclista tentando avisar você quando você está no caminho. Muitos dos melhores fones de ouvido de corrida irão permitir som ambiente suficiente para que a sua segurança não seja comprometida.

Fontes:

Runner’s World: Benefícios da Música na Corrida