Ter aquele spaço estra no seu Laptop é muito mais simples do que era uma década atrás. Agora, antes do seu computador começar a emitir avisos de falta de memória você pode resolver o problema simplesmente comprando um HD externo para guardar as suas músicas, vídeos, games e aquelas 20 mil fotos de você olhando o sol se por. Com uma infinidade de produtos a escolher, nós fizemos o trabalho duro por você e listamos os melhores HD externos no mercado em 2019.

O Melhor HD Externo

1. Toshiba Canvio Basics

Um acessório extremamente útil, este HD está disponível nos tamanhos 1TB, 2Tb e 3TB. Além de lhe dar espaço de sobra para os seus arquivos, este HD tem um design compacto e leve, e é fácil de transportar, sendo o HD ideal para quem está sempre levando o computador (ou apenas o HD externo) de um lugar para o outro. Você não precisa se preocupar com perda de arquivos, por que a casca externa deste Toshiba é extremamente resistente a quedas. O seu bonito acabamento fosco proteje este gadget contra arranhões.

Uma das principais vantagens do Canvio é a compatibilidade com o sistema Mac, da Apple (exije uma formatação para funcionar no Mac). No Windows este HD funciona plug and play, sem a necessidade de formatação. Uma opção bem versátil da Toshiba, o Canvio transfere dados de forma rápida e eficiente, para que você mova tudo que precisa sem perder tempo. Para economizar energia, ele se desliga sozinho depois do tempo configurado, e não percisa de alimentação externa, funcionando apenas com o cabo USB que vem com ele. Ele é compatível com USB 2.0 e 3.0. Estas características fazem do Canvio um dos melhores HD externos do mercado hoje.

2. Western Digital Elements

O WD Elements é uma ótima opção para todo mundo que precise de espaço extra de armazenagem. Dísponível em 1TB até 4TB, você vai se pegar gravando vídeos e baixando filmes apenas para utilizar mais este HD. Sendo compacto, o Elements pode ir com você para onde você quiser, na sua mochila ou na pasta do seu notebook.

Com um design elegante, este HD externo tem uma aparência bem sexy. Mas é claro, beleza exterior não significa desempenho. Felizmente, o WD Elements vem com muito mais do que apenas um rostinho bonito. Compatível com USB 2.0 e 3.0, este HD tem velocidades de transferência de até 5GB/s. Com este HD, você pode ficar tranquilo que o seu PC (ou seu Mac) vai ter espaço de HD sobrando por um bom tempo e seus arquivos ficarão protegidos.

3. Seagate Backup Plus Slim

Este Seagate oferece a solução ideal para fotógrafos que precisam de espaço extra para armazenar todos os seus retratos e paisagens. O seu design slim permite que ele seja carregado com você no bolso ou na mochila por onde você for.

Disponível com até 5GB de espaço na memória e 120MB/s de taxa de transferência, o Seagate Plus Slim é um dos HD mais confiáveis do mercado. Compatível tanto com PC quanto com Mac, este é o produto ideal para quem precisa de espaço extra. Além disto, este HD é compatível com o PS4 e com o Xbox One. O produto funciona em USB 3.0 e 2.0 e está disponível em diversas cores, para você fazer a personalização que quiser. Com um design atraente para todos os gostos, este Seagate oferece uma ótima opção de armazenagem.

4. Western Digital My Passport

HD externo Portátil WD My Passport

Com o WD My Passport você obtém uma ótima capacidade de armazenagem em um HD externo extremamente confiável. Disponível em uma variedade de cores (se você quiser dar um toque colorido para o seu PC que é todo preto), você pode confiar neste HD para armazenar uma grande quantidade de fotos, videos, músicas e arquivos de modo geral. Este hard drive é pronto para o uso assim que você tira da embalagem, sem a necessidade de formatação (a não ser para usuários Mac, mas vocês já estão acostumados, né?).

Este Western Digital é um dos hard drives portáteis mais confiáveis do mercado, vindo com proteção por senha para manter os seus arquivos seguros. Existe a possibilidade de uma camada extra de proteção através de um sistema de backup que pode ser configurado com o software da WD. Com compatibilidade de USB 3.0 e 2.0 e uma ótima qualidade de modo geral, este HD não podia ficar de fora da nossa lista.

5. HD Externo Portátil Seagate Expansion

Para um desempenho além de qualquer expectativa em um HD externo, você não precisa olhar para outras opções: O Seagate Expansion Desktop vem com capacidade de disco de até 8TB. A Seagate fez o Expansion pensando em usuários da área de TI, mas com uma interface simples suficiente para ser utilizado por qualquer pessoa. O produto não precisa ser instalado, e vem pronto para o uso para usuários do Windows, sendo compatível com versões mais antigas até o Windows 7. Para os usuários Mac, a formatação é necessária, mas é rápida e sem problemas.

A interface de USB SuperSeed 3.0 transfere arquivos a uma velocidade impressionante, para que você não fique travado esperando os arquivos transferirem para poder sair. Com um sistema simples de transfêrencia, você só precisa arrastar e soltar para transferir os arquivos neste HD externo. O Expansion é uma ótima opção para quem está sem espaço no computador e precisa de uma solução rápida e eficiente.

6. HD Externo Samsung T5

HD externo Portátil T5

Aumentar a velocidade do seu computador abre as portas da produtividade. O Samsung T5 é um dos melhores drivers SSD do mercado e agrega valor na vida de qualquer usuário. Projetado para operar em velocidades até 4.9x maiores que drives tradicionais e ler-escrever a velocidades de 540MB/s, este SSD vai fazer o seu computador voar.

Com uma conectividade simples e eficiente, sem a necessidade de qualquer tipo de adaptador extra ou processo complicado de instalação, o T5 é compatível com uma extensa gama de aparelhos, e tem compatibilidade com USB 2.0 e 3.0. Para manter na sua mesa de trabalho, ou para carregar com você por onde você for, como um USB portátil, o T5 é uma ótima opção de HD externo.

7. Toshiba Canvio Advance

HD externo Portátil Canvio Advance

Armazenar uma quantidade enorme de arquivos de vídeo, audio, dados e afins as vezes parece um tédio, mas com o Canvio Advance isso tudo é um problema do passado. Disponível com capacidade de até 3TB, você fica praticamente sem limites de armazenagem com este HD. Sinta a segurança de que você pode carregar a sua vida digital inteira com você para qualquer lugar, sem se preocupar em carregar um equipamento pesado. Este HD é alimentado por USB 3.0, mas ainda tem compatibilidade com USB 2.0, garantindo uma transferência rápida de arquivos.

Equipado com proteção de password e backup automático, você não precisa se estressar com a ideia de perder dados de forma inesperada, o que gera dores de cabeça para qualquer pessoa. Com cantos arrendondados complementando um design sofisticado e estiloso, este Toshiba é bonito e funcional ao mesmo tempo.

8. LaCie Porsche

Se você é daquelas pessoas que querem ter acessórios que além de fazer a sua função, passem a impressão que foram tirados da capa de uma revista de tecnologia, o LaCie Porsche é o seu HD. Com um design elegante, moderno e simplesmente lindo, o Porsche Design é uma ótima pedida. Equipado com USB-C para você não se irritar tentando enfiar o USB no buraco, este HD externo é compatível com Windows e MAC.

Com as velocidades de transferência ultrapassando 5GB/s, você não ficará entediado esperando para sempre os dados serem transferidos para o seu hard drive. Estilo e funcionalidade nunca estiveram tão interlacados.

Guia de compra

Com tantos produtos no mercado, pode ser um desafio encontrar o melhor entre os melhores. Quando pensamos em fornecer a você a informação que você precisa para tomar uma decisão, nós analisamos dois critérios: performance e preço.

Estes fatores estão relacionados. Como tudo na vida, você recebe por aquilo que você paga e portanto você não pode esperar conseguir comprar um modelo confiável entre os produtos mais baratos.

Um HD externo é um dos acessórios mais importantes do seu computador e então nós não queremos sugerir alguma coisa que depois possa acabar fazendo com que você perca todos os seus arquivos favoritos. É por isso que nós consideramos os produtos de melhor performance, que ainda tenham um preço razoável, para te dar uma ideia melhor do que você precisa.

O que você deve procurar em um HD externo

Existem muitos elementos que você deve buscar num hard drive portátil ou em um SSD. Dependendo das suas necessidades você deve considerar o espaço de armazenamento, não tem muita lógica comprar um aparelho de 1TB se você for precisar de mais 1 terabyte depois de apenas algumas semanas, então planeje de acordo com sua necessidade real.

Também é preciso considerar a velocidade, para que você consiga transferir seus arquivos tão rápido quanto possível. Não existe nada pior que ter que deixar o seu computador ligado a noite toda enquanto você transfere arquivos. Esse aspecto também considerado como parte da conectividade. A tecnologia as vezes falha, nós todos sabemos, mas pode ser muito frustrante ter seus arquivos corrompidos por conta de um cabo ruim.

O software é outro elemento chave. Se ele não for compatível com a sua máquina, não gaste o seu dinheiro. Com hard drives portáteis, o tamanho físico também precise ser considerado, porque você provavelmente estará carregando ele com você para todos os lugares e acredito que você não vai querer algo pesado na sua mochila.

Segurança é algo que está se tornando mais predominante com drives hoje em dia, depois de escândalos de hackeamento. Se você tem informações confidenciais no seu hard drive, então a criptografia vai te poupar de muita dor de cabeça.

Finalmente, a durabilidade do aparelho. Ele consegue suportar erros humanos? Ele irá quebrar depois de apenas um ou dois anos?

O que é um hard drive externo?

Um hard drive externo é um dispositivo que pode ser acoplado ao seu computador através de um cabo USB para armazenar arquivos que talvez estejam entupindo a sua máquina. Eles são ideais para manter fotos e vídeos seguros, dando a você um espaço extra no seu aparelho e geralmente mantendo tudo seguro em caso de dano físico na sua máquina.

Como eu uso um HD externo?

Dependendo do seu computador, você simplesmente se conecta pela entrada USB e faz o processo de instalação ou formatação, se for necessário. Depois disso, você pode pegar os arquivos que você quiser e, arrastar e soltar (ou cortar e colar) dentro da pasta hd externo, e pronto. Realmente muito muito fácil.

Hard drives externos são confiáveis? Quanto tempo eles duram?

A princípio eles são muito confiáveis. Algumas pessoas tem seus HDs por anos antes de precisar trocar por outro. Outros falham logo que você os tira da caixa, mas isso é mais por um erro de fabricação que qualquer outra coisa.

Um Hard drive normal irá durar entre 3 e 5 anos, dependendo do uso. Se você for usá-lo para armazenar muitas informações, ele certamente vale o preço que você paga por ele, pelo tempo que ele dura.

O que é HDD e o que é SSD?

HDD é a sigla para o nome em inglês Hard Drive Disc, (em português Unidade de disco Rigido), que nós chamamos simplesmente de HD. É um dispositivo que requer mais energia mas tem melhor custo benefício. Quando você compra um hd externo você tipicamente compra um HDD. A capacidade desses HDs variam entre 500GB até 10TB, para computadores de mesa.

SSD vem de Solid State Drive e é um dispositivo mais ponderoso, no entanto, é claro que isso irá custar mais dinheiro para adquirir e funcionar. Uma comparação que é feita muitas vezes para explicar a diferença entre eles é que com um HDD você precisa atravessar uma sala para pegar um livro enquanto que com um SSD o livro aparece instantaneamente  nas suas mãos feito mágica.

Como eu preservo/cuido de um HD externo?

Como qualquer coisa que você queira que dure por muito tempo, cuidados apropriados são essenciais para preservar seu HD. Desconecte do seu computador da maneira correta, desligue quando não estiver usando e faça limpezas regulares removendo arquivos que não são mais necessários.

HD x SSD

Novamente, tudo depende das suas necessidades. O SSD não tem nenhuma parte móvel e então é mais seguro no caso de cair da sua mochila, enquanto que o HD pode sofrer dano mais facilmente, em caso de queda por exemplo, porque contém partes móveis . A principal vantagem de um SSD é que ele é muito rápido. Tão rápido que você não consegue nem entender o quão rápido ele é até que você tenha usado um. Para pessoas com computadores entupidos de coisas, um SSD pode parecer uma benção/uma dádiva divina.

HDs são perfeitos para quem tem muita mídia como vídeos e músicas. Além disso eles são mais baratos. Ambos produtos tem suas vantagens e apelam para diferentes lados do mundo dos computadores. Para aqueles que usam seus computadores apenas para ouvir música e guardar fotografias, um HD é a melhor opção; enquanto que profissionais das artes gráficas, que fazem muitos trabalhos no computador irão aproveitar melhor os benefícios dos SSDs. Para mais informações sobre HD x SSD, confira o resumo complete da PC World sobre as diferenças.

HDD x Nuvem

Nós todos nos lembramos quando há alguns anos atrás, centenas de celebridades tiveram suas icloud hackeadas/invadidas e isso causou pânico geral sobre a segurança de armazenamento online. Ao considerar qual delas usar, existem muitos fatores a se considerar. Para muitos, o pagamento único de um HD faz dele vencedor em comparação com os pagamentos de assinatura de uma nuvem de armazenamento, mas isso também significa que você precisa levar o HD com você se você quer ter acesso aos seus arquivos.

O armazenamento na nuvem permite o acesso a qualquer hora, em qualquer lugar e, desde que você não tenha nada comprometedor nela, ela pode ser extremamente conveniente para armazenar fotos, músicas e vídeos sem encher o seu telefone. Assim como em muitas outras coisas, é tudo uma questão do que funciona melhor para você, então faça sua pesquisa e descubra qual é a solução certa para você.