Jogar não é mais o que era no passado. Cadeiras de cozinha na frente do seu computador com Windows 98 pode até ser uma memória que traz boas lembranças, mas os tempos são outros. Com muitas horas dedicadas a jogos complexos, você precisa de uma cadeira que esteja realmente a par da dedicação necessária para jogar hoje em dia. Tudo que você precisa saber para comprar sua próxima cadeira gamer está neste guida. Então vamos ao que interessa.

As Melhores Cadeiras Gamers de 2019:

1. Cadeira Gamer Profissional ThunderX3 TGC15

A ThunderX3 sabe o que faz quando se trata de cadeiras gamer. Feita com um lindo design preto e vermelho, com suporte para a lombar e almofada confortável para a cabeça, esta cadeira é a nossa escolha como a melhor opção de cadeira gamer do mercado. O que mais gostamos nesta cadeira são as almofadas laterais do assento, que criam uma sensação de conforto extra quando você está sentado nela.

O único problema desta cadeira são os encostos dos braços não tão confortáveis. Este parece ser um pecado capital das cadeiras gamers, e não é diferente com este modelo. Nada que incomode muito, mas deixa um pouco a desejar. Mas de modo geral, a nossa conclusão é que esta cadeira é um ótimo custo x benefício.

2. Cadeira Gamer DX Racer Drifting

Confortável, apesar de não ser o modelo com a melhor suporte para as costas, esta DX Drifting é uma cadeira cara, mas uma das opções mais completas do mercado. A DX Racer faz suas cadeiras com un encosto mais alto do que a média do mercado, para acomodar todas as alturas, então se você tem mais de 1,80m, esta é a cadeira para você. Esta cadeira se destaca por ter um design que diminui o suor e deixa as suas costas respirarem em dias mais quentes.

Os encostos de braço são ajustáveis e o sistema hidráulico da cadeira é feito para o maior conforto possível. De modo geral, a DX Racer faz algumas das melhores cadeiras gamer do mercado.

3. Cadeira Gamer DX Racer Automotive

Mesmo se você não for fã da série Gran Turismo, não se preocupe: esta cadeira é perfeita para todo e qualquer estilo de games, apesar do seu nome. Esta cadeira é confortável suficiente para você se escorar e relaxar, e também te dá o suporte necessário na hora que você quer focar no jogo. A Dx Racer dá 6 anos de garantia no frame metálico desta cadeira, atestando a sua qualidade.

Assim como o outro modelo da marca listado acima, esta Dx Racer também tem o encosto mais alto do que a média das cadeiras. Se você estava procurando uma cadeira de alto nível, com conforto prolongado, você achou a cadeira perfeita. O preço desta cadeira é um pouco mais alto que outras opções de mercado, mas vale o investimento.

4. Noblechairs Icon Edition

Se você está pensando na cadeira do Imperador Palpatine no Retorno do Jedi, você não está sozinho. Esta cadeira hibrida pode ser usada tanto como cadeira de escritório quanto para jogar. A única coisa que não gostamos nesta cadeira foi o preço, que fica um pouco acima da média, mas qualidade tem o seu custo, não é mesmo?

O lindo acabamento em couro PU desta cadeira envelopa todo o conforto das almofadas. A Noblechairs criou um produto durável e com pouco desgaste de uso. Controles de altura e rigidez dão a esta cadeira a versatilidade necessária tanto para usos mais formais quanto para ser a sua cadeira gamer favorita. Depois de horas sentado nela, a única coisa que você vai sentir quando levantar é a necessidade de se alongar. Nada de dor nas costas. Vamos ser clichê e perguntar: você está pronto para ser um Icone?

Guia de Compras

Aqui está toda a informação que você precisa, desde mobilidade das rodas (sim, nós de fato cobrimos isso), até conforto e controle da sua postura. Se você é um leitor de longa data do MelhorPro, você está provavelmente se perguntando como nós dividimos nossas sessões: isto também está explicado. Tudo que você precisa saber sobre cadeiras gamers, como escolher uma e porquê nós escolhemos as nossas, está tudo explicado abaixo.

Nós iremos apresentar aqui algumas características que você deve procurar em uma cadeira gamer, e que influenciaram em nossa decisão. Mais adiante entraremos em mais detalhes. Não foi tudo baseado em preço.

Nós fizemos uma pesquisa sobre estes elementos para criar nosso ranking, eles incluem:

  • velocidade da resposta do serviço de atendimento ao consumidor
  • informações de garantia
  • Custo x Benefício
  • design
  • conforto
  • facilidade de usar
  • recursos de suporte
  • customização
  • mobilidade

Nem todas as cadeiras irão ter todas estas características, mas elas estão nas melhores entre as melhores que nós testamos e investigamos. Como nós selecionamos apenas as melhores cadeiras, nós trouxemos a você a nata do mercado, baseada nesses critérios, como eles se classificam, e experiência em primeira mão desses produtos.

O que você deve observar em uma Cadeira Gamer?

Não se decidiu? Ainda selecionando? Nós entendemos.

Listados abaixo estão os elementos básicos que definem se você fará uma boa compra. Nós fizemos nosso melhor para explicar cada componente individual que seja importante para sua compra.

Conforto – Parece uma coisa muito óbvia, mas pense sobre as cadeiras padrão de escritório que você já se sentou e lembre-se de como você se sentiu terrível quando você se levantou. Você não deveria estar lá sentado, sentindo uma vontade de levantar, quando você deveria estar relaxando. Quando você passa longos períodos jogando, conforto é um dos elementos críticos, logo ao lado do próximo elemento.

Apoio – Passar longos períodos de tempo sentado provoca problemas de saúde no longo prazo. Isso acontece quando você não tem o suporte adequado para manter o seu corpo numa posição estável. Algumas cadeiras contribuem para que você se incline para frente, estragam sua postura e não dão suporte suficiente para a sua coluna ficar alinhada na posição correta e para as suas pernas ficarem onde devem estar. Apoio vem em forma de enchimento na região da lombar inferior, apoios para a cabeça, design ergonômico e em alguns casos, uma almofada de descanso para as pernas.

Preço – É uma cadeira, você quer ter certeza de que ela é a cadeira certa para você, mas você não está comprando um item de luxo como um jogo de sofás para uma sala de cinema em casa. Nós entendemos isso. Preço é importante, e precisa estar equilibrado com o que você está obtendo. Nós acreditamos nisto e raramente listamos produtos que não ofereçam o suficiente custo x benefício pelo preço que você pagar por eles.

Mobilidade – A qualidade das rodas (e a forma como elas se movem) é muito importante. Se você estiver em um piso de madeira ou em um tapete plástico, você precisa se ajustar, dependendo do que você estiver fazendo. Assistir TV, jogar, simplesmente usar o computador, estas atividades requerem um senso diferente de relaxamento, então mudar sua cadeira de lugar deve ser tão simples quanto possível.

 

Perguntas Frequentes

P: O que é uma cadeira gamer?

R: Cadeiras Gamers são tradicionais cadeiras de escritório com esteroides. Elas são projetadas com mais estilo, destinadas a aguentar mais peso e permitir que você sinta a perfeita mistura de conforto e suporte, para longas sessões de jogo, não confortáveis o suficiente para que você acabe cochilando enquanto você está camping no CoD (Call of Duty), ainda com suporte suficiente para manter sua postura e manter sua cabeça onde ela deve estar, no jogo.

P: Quais os benefícios das cadeiras gamers em relação a cadeiras de escritório?

R: Cadeiras de escritório padrão e cadeiras gamers tem uma diferença de preço considerável, caso você ainda não tenha notado. Isso porque a cadeira de escritório resolve as necessidades básicas de uma cadeira para escrivaninha, sem oferecer o máximo de conforto e apoio (na maioria dos casos, excluindo as cadeiras de alto padrão, que custam muito caro). Os principais benefícios que as cadeiras gamers tem, em média, em comparação as cadeiras tradicionais são:

Assento tipo poltrona de carro – Quando você se levanta depois de uma longa sessão de jogos, existe uma boa chance que você vá sentir câimbras, desconforto na lombar ou ficar com a perna dormente, se você estava numa cadeira tradicional. Uma boa cadeira gamer vai te dar um estilo de assento mais fundo no meio, e apoio almofadado nas bordas, te dando um espaço para se mexer sem chance de escorregar.

Apoio para a Lombar – A maior parte das cadeiras de escritório tenta te dar o produto mais simples possível, com o maior custo possível. Se tem uma coisa que nós sabemos, é que depois de 4 horas invadindo masmorras no Diablo III, a nossa lombar começa a doer e bunda começa a ficar quadrada. O apoio lombar faz o trabalho de aliviar a dor, permitindo que você jogue por mais tempo, sem parar.

Suporte adicional – Cadeiras de escritório tem um peso limite mais baixo que as cadeiras gamers, e elas não são projetadas para que a pessoa faça movimentos enquanto sentada. Quando você estiver jogando, você basicamente, você vai se mexer e inclinar um pouco a cadeira, então os componentes precisam ser capazes de aguentar mais peso.

Mais elementos de design – Você vai ficar sentado nela, então a aparência dela não importa muito, certo? Nós gostaríamos de pensar que os elementos estéticos das cadeiras são uma coisa chata, sem graça, todas pretas, como as cadeiras de escritório. Mas você não compra nada pensando “Este produto é realmente feio, mas eu garanto que funciona”. Essas cadeiras foram projetadas para combinarem com a iluminação LED da torre do computador, teclado e itens do mouse que você deve ter na sua escrivaninha, para te dar um senso de acabamento.

P: Cadeiras gamers podem melhorar minha habilidade de jogo?

R: Tudo depende do seu estilo de jogo, como jogador, o autor do texto fica com os jogos de tiros em primeira pessoa (FPS) e jogos de lógica (mistura estranha, né), então para o primeiro eu me inclino para a frente e fico muito concentrado no jogo, dito isso, eu tenho apoio lombar e apoio lateral, pelo formato mais fundo do assento da cadeira e acolchoado lateralmente. De uma maneira geral, o uso dessas cadeiras melhora o foco e permite que você tenha a sua própria zona de jogo.

Quando nós dedicamos um espaço especifico para uma necessidade ou um interesse,  para que possamos ficar focados nesse interesse, nós estamos saindo do resto do mundo (pelo menos por um tempo), e mergulhando nesse outro universo e isso vai sempre se provar benéfico para nossa motivação. Resumindo, uma cadeira gamer pode ser parte de um ambiente próprio para você se focar nos jogos.

P: Qual é a média de preço para cadeiras gamers?

R: Dependendo do nível que você queira e dos elementos que você está disposto a abrir mão, elas podem custar no mínimo uns 400 reais. Algumas cadeiras podem ser mais baratas que isso (flutuação de preço, mudanças devido a competição e liquidações), mas você deve esperar que comece nessa faixa, e vá até uns 2000 reais nos modelos de maior qualidade.

P: É difícil montar uma cadeira gamer?

R: Isso é muito subjetivo e depende do seu nível de habilidade em montar moveis para a sua casa. Cada cadeira irá ter suas próprias dificuldades, mas a maior parte dos fabricantes tenta manter o processo o mais simples possível.

Problemas comuns com a montagem das cadeiras gamers, independente da marca, geralmente incluem mecanismos de ajuste. Encaixar esses mecanismos da forma correta e garantindo que eles funcionem apropriadamente, pode dar um pouco de trabalho, mas vale o esforço de se fazer isso da maneira certa. A montagem deve levar entre 10 e 20 minutos.

P: Eu devo levar em conta a minha altura ao comprar uma cadeira gamer?

R: O que você realmente precisa considerar é o seu peso, a menos que você seja classificado como ‘grande e alto’. Cadeiras gamer tem o apoio das costas notoriamente alto, te dando a habilidade de apoiar as costas e apreciar jogos relaxadamente, mas também dando suporte a sua coluna lombar e permitindo que você se incline para frente quando você estiver jogando jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Sua altura é apenas um fator, e não um que deva ser considerado como um elemento crítico para sua decisão de compra.

Cadeiras gamers grandes e altas

Se perguntando o que destaca essas cadeiras aparte das cadeira comuns de escritório com apoio péssimo? Nós vamos te mostrar agora, de cabo a rabo, o que você deve procurar na sua próxima cadeira gamer.

Diferenças chave entre cadeiras padrão e Cadeiras grandes/altas

Cadeiras padrão são feitas para homens padrão, mas não você não é nem um pouco padrão, você está à procura de conforto acima da média, apoio e uma cadeira mais sofisticada que uma cadeira básica de 40 dólares do Wal Mart. Dito isso, você deveria saber as diferenças chave entre as cadeiras comuns ruins e uma cadeira gamer que é uma obra prima.

Capacidade de peso- Cadeiras grande e altas são feitas para, assim como a maioria das cadeiras no topo da nossa lista, aguentar 150 quilos ou mais. Pessoalmente, esse escritor (que na época pesava 115 kg) já se sentou em uma cadeira escritório padrão, se apoiou atrás quebrando o eixo da cadeira. Depois disso, eu passei a usar cadeiras big and tal.

 Apoio– Você joga por 4, 5 talvez mais de 6 horas de uma vez, porém esse estilo de vida parado, sedentário vai acabar com a sua coluna e seu pescoço. O apoio lombar e da cabeça nessas cadeiras foram projetados para deixar que você se apoie com conforto, e jogue em paz.

Giratórias e enxutas– Muitas cadeiras grandes e altas são projetadas para fazer giros de 360 graus e se inclinarem num raio de 90 graus (algumas vezes até 180). Nós não sabemos porque você iria querer se inclinar tanto, mas tudo bem, cada um na sua. Por alguma razão, cadeiras grandes e altas parecem ser feitas desse jeito.

Elementos de Design

Você está comprando uma cadeira confortável que está pronta para aguentar o monstro grande e alto que é você, mas nós ainda temos 2 regras de ouro que se aplicam a escolha de qualquer produto: funcionalidade e charme. Certos elementos de design vão aparecer na próxima sessão, de funcionalidades, particularmente em itens como apoio de cabeça e etc. Seu setup de jogo é importante, e não existe nada de errado em coordenar estilo com seu teclado sem fio e computador, desde que isso atenda seus requisitos de funcionalidade primeiro.

Recursos

Basicamente, nós estamos procurando por uma cadeira. Mas se você olhar um pouco mais longe, você vai encontrar alguns recursos diferentes mais relacionados a carpintaria, que incluem:

  • Apoio almofadado dos braços
  • Apoio para a lombar inferior
  • Apoio acolchoado para o pescoço
  • Inclinação de até 90 graus

Outras cadeiras terão recursos específicos das marcas, esses são os principais que você deve procurar.

Vida útil das cadeiras (em média)

A maior parte dos lugares não vai ter a informação da média de vida útil, apenas informações de garantia. Elas não são a mesma coisa, nem de longe. O bom senso nos diz que quando qualquer produto tem 3 anos de garantia, eles apostam que ele irá durar por 6 anos e assim por diante. Dependendo qual cadeira você comprou, dobre a garantia de tempo (se você é um jogador regular que joga 3-5 vezes por semana).

Essa é uma regra básica. No plano geral, você tem que olhar os materiais usados na cadeira, costuras, almofadas, ângulo de inclinação (movimentos mais rápidos e súbitos significam estresse extra para a cadeira), e você também precisa considerar seu peso (desculpe pessoal) em relação ao peso prescrito pelo fabricante.

Tipos de cadeiras gamers

Tudo tem seus padrões e cadeiras gamers não são diferentes. Você vai encontrar diversas categorias distintas, algumas das quais talvez até não estejam nessa lista (por uma boa razão), que nós estabelecemos aqui:

Espuma com efeito memória – Todos nós sabemos disso, e a maioria de nós odeia isso, espuma com efeito memória está em todas as categorias de moveis que existem. Existem algumas poucas opções onde nós iriamos recomendar isso, uma vez que é muito fácil criar uma cadeira com esse material e ela não ter o apoio que é necessário. Geralmente elas são fabricadas mais para crianças que para adultos, principalmente porque elas costumam optar mais por jogos de console e não por jogos no computador.

Bucket Style – Quando nós pensamos numa cadeira gamer, geralmente esse é o design que nos vem a mente. Assento mais baixo no meio, almofadas (removíveis) para suporte da lombar e apoios ajustáveis para os braços, que te colocam em controle do seu conforto e postura. Esses são os tipos mais comuns de cadeiras gamers que você vai encontrar, que dão suporte, não importa sua idade e com muitos competidores no mercado o que mantem os preços acessíveis a um orçamento.

Puff – Não existem mais muitas dessas ainda sendo fabricadas, mas nós precisávamos te avisar sobre elas. Elas ficaram nos anos 80 e 90 e, apesar de algumas raras exceções serem lançadas de tempos em tempos. O problema com elas é que, elas são divertidas, porém não dão apoio, te deixando com dores na costas e corpo dolorido.