Se você não tem espaço em casa para uma TV grande, ou quer ter uma TV portátil no seu bolso, comprar um mini projetor pode ser uma boa opção. Estes projetores portáteis não tem o brilho de um projetor grande, então você vai precisar de um ambiente totalmente escuro para utilizá-los.

ATENÇÃO: O mercado brasileiro está inundado por projetores chineses, que você encontra até por valores abaixo de 300 reais. Por mais que em alguns casos estes projetores possam representar  uma boa compra em termos de custo x benefício, nós não recomendamos aos nossos leitores. Até onde vai a nossa experiência, estes projetores baratos queimam depois de alguns meses de uso, tem qualidade de imagem bem abaixo do que se espera e o brilho é muito menor do que o listado nas especificações de venda.

Os Melhores Mini Projetores

Os projetores que listamos abaixo são todos produzidos por marcas consagradas do mercado e são produtos de alta qualidade.

1. Mini Projetor LG Minibeam LED

VER O PREÇO

Portátil e leve, o LG Minibeam 550 LED tem várias opções de conexão, e uma qualidade de imagem sensacional. A qualidade de imagem deste projetor é uma das melhores que já vi em projetores LED. Este é um dos melhores mini projetores do mercado hoje.

Com resolução nativa de 720p em um formato 16:9, e 550 lumens de brilho, este projetor pesa menos de 1kg. Com um corpo em plástico branco brilhante, o PH550 é um projetor bem bonito também.

Este projetor tem Bluetooth embutido, para você poder conectar um alto falante bluetoth. Com um sintonizador de TV embutido, você pode conectar um cabo coaxial, ou uma TV Box neste LG e projetar suas séries favoritas.

Outra característica importante é a bateria recarregável, que dura até 3 horas. Deste modo você pode assistir um filme inteiro só na bateria, sem precisar de cabo de energia.

2. Mini Projetor Acer C200

VER O PREÇO

A ACER produz alguns dos melhores notebooks do mercado, e nos projetores não é diferente. Este projetor da marca não pesa quase nada (menos de 800 gramas), e pode ser carregado no bolso (ok, em um bolso grande, mas ainda assim em um bolso) ou na sua mochila/bolsa.

 A resolução nativa deste mini projetor é 480 p(854×480 pixels). Não é HD, mas é uma boa resolução para um projetor deste tamanho. O brilho do C200 é de 200 lumens. A luz LED que alimenta este projetor tem vida útil de 30.000 horas, o padrão para LEDs desta tecnologia (isso significa 10 anos assistindo 8 horas por dia, todos os dias).

A bateria deste projetor impressiona, com durabilidade de 4,5 horas. Alguns modelos de projetores tem baterias que duram apenas 90 minutos.

3. Mini Projetor Sony MP-CD1

VER O PREÇO

Se você faz apresentações em lugares diferentes, e não quer depender do equipamento de projeção de terceiros, este Sony é do tamanho de um smart phone e cabe no bolso. Para o uso doméstico, usualmente você vai querer um projetor mais forte, mas em um ambiente bem escuro ele funciona bem também.

Com uma resolução de 480p, este projetor portátil da Sony tem entradas USB-C e HDMI, e brilho sufiente para um mini projetor. Este projetor tem 105 ANSI Lumens de brilho, que é muito bom para um projetor tão portátil quanto este.

Pesando apenas 280 gramas, o MP-CD1 é a definição de mini projetor. Ele também vem com 4 pezinhos de borracha para aderir à superficie que você colocá-lo.

 

4. Mini Projetor Kodak

VER O PREÇO

A Kodak é uma empresa que traz uma grande reputação por trás, e décadas de manufatura de eletrônicos de qualidade. Este mini projetor da marca projeta imagens em full HD 1080p, e tem conectividade com smart phones da Apple e Android. O aparelho tem várias entradas para conectar o seu telefone ou outro equipamento.

Este projetor é menor que o LG, e produz imagens com 75 lumens, a 1080p. Com um peso em torno de 400 gramas, este projetor é uma ótima pedida se você quiser qualidade e portabilidade.

5. Mini Projetor Philips Picopix PPX2055

VER O PREÇO

Este mini projetor da Philips pesa apenas 114g, e mede 7 x 7 x 3 cm. Cabe facilmente no seu bolso e você pode levar para qualquer lugar para uma apresentação ou pra assistir um filme. Com uma resolução de 480p, ele não é full HD, mas nesta escala de tamanho é uma ótima qualidade.

Com 55 lumens de brilho, você vai precisar de um ambiente totalmente escuro para utilizar este projetor para assistir um filme em casa. Mas se o ambiente favorecer, este pequeno projetor pode projetar uma imagem de até 3 metros de largura.

Apesar deste tamanho anunciado pela empresa, em nossa experiência este projetor quando projetado a 2,5 metros da parede ainda faz uma imagem de baixa qualidade. Quando você projeta a uma distância de 90 centrímetros, ele cria uma imagem de 50 polegadas com uma qualidade muito boa. Este é o melhor ponto de uso dele.

Visto que este projetor não tem botões externos, o software que você instala no seu laptop é bem importante. E o Picviewer, nome do software deste mini projetor, é bem impressionante. De modo geral, considerando o tamanho e o preço, e se tratando de um Philips, este mini projetor é uma ótima compra.

Quem deveria comprar um mini projetor?

Se você gosta de curtir aquele filmezinho básico em um sábado a noite, mas não quer uma TV de 50 polegadas ocupandos espaço na sua casa, um mini projetor é uma ótima alternativa. Estes projetores são portáteis, podendo ser carregado entre diferentes ambientes, e projetam uma imagem de 50 polegadas na parede, ou em uma tela. Você não vai conseguir substituir a sua TV por um destes projetores se você assiste TV durante o dia, ou em ambientes claros, mas no escuro a imagem é boa e ele vai te economizar um bom espaço.

Vários modelos de mini projetores são alimentados por bateria e tem aplicativos como Netflix embutidos neles, utilizando um sistema Android. Você nem precisa carregar cabos de força nem se preocupar com tomadas.

Estes projetores não são fortes o sufiente para assistir um filme na rua, mas se você usar uma distância não muito grande da parede, e o seu pátio for bem escurto, pode até funcionar. Alguns destes mini projetores até conseguem projetar uma apresentação de PowerPoint em uma sala de reuniões mais clara, mas não é para isto que eles são feitos.

Esta linha de projetores também não é ideal para uma sala de cinema dedicada. Eles não têm brilho suficiente, e a precisão de cores não é a mesma de um projetor de home teather dedicado.