Qual o melhor mouse pad gamer? Você está louco para sentar e jogar depois de uma semana pesada de trabalho, mas ainda está usando aquele mouse pad velho e descascado que ganhou na loja de informática? Um mousepad gamer oferece vários benefícios, uma textura feita para o melhor desempenho, e uma área de superfície adequada para você utilizar o seu mouse no DPI correto. Aquele battle royale vai ficar melhor quando você estiver jogando com um mouse pad de verdade. Se você acha que isso tudo é bobagem, leia o nosso guia de compras abaixo da lista de opções para entender melhor o por que um mouse pad gamer faz toda a diferença.

Os 7 Melhores Mouse Pad Gamers:

1. Mousepad Razer Goliathus Speed

VER PREÇO

Agora os seus olhos brilharam, né? A Razer é uma das mais famosas fabricantes de componentes eletrônicos para games do mercado, e com este mouse pad eles continuam mostrando por que os produtos da empresa tem tanta fama. Você vai ter muito movimento lateral em cima dele, além de um tecido anti-desgaste e uma base de borracha que mantém tudo no lugar, mesmo nas partidas mais agitadas de Fortnite.

Tudo isso vem com um preço elevado. Você está pagando pelo nome Razer, mas apesar de gostarmos de pagar um pouco a mais por um produto com atenção aos detalhes, o Goliathus Speed é um pouco caro para um tapete de tecido com borracha. Porém, o design deste pad é o mais bonito entre todos que avaliamos.

 

2. Mouse Pad Corsair MM300

VER PREÇO

A Corsair mandou bem com este mousepad. Com um espaço horizontal gigante, este pad é uma ótima opção para quem usa 2 telas, ou usa uma tela bem wide. O material do MM300 não desgasta, graças a ótima qualidade investida pela marca no design deste mousepad. Ele também fica bem firme na mesa, onde quer que você coloque este pad, ele vai grudar. A textura especial para mouse da superfície deste pad faz dele opção bem funcional para quem quer jogar por longas horas sem se preocupar.

Uma desvatagem do MM300 é que ele perde cor depois de um tempo. Mas o material não descasca, então a perda de cor não influencia no desempenho. Por um bom preço, este Corsair é umas das melhores opções da nossa lista.

3. Mousepad Corsair MM200

VER PREÇO

Completamos a nossa lista com mais um produto da Corsair que, como sempre, oferece uma incrível qualidade com poucos defeitos. Este pad oferece uma ótima área de superfície. O M200 vem em vários tamanhos, mas nós gostamos mesmo foi da versão extra grande (930x300mm). A superfície de tecido tem ótima aderência, garantindo precisão para o seu DPI.

O tecido tem tecnologia anti-desgaste e a base de borracha não descola da mesa. Um ponto negativo é o cheiro forte de produto químico que demora um tempo para sair. Mas de modo geral, a Corsair mais uma vez não nos decepcionou com este mouse pad e ficamos extremamente satisfeitos.

4. Corsair MM600 Dual-SIded Aluminum

VER PREÇO

Você já deve ter notado o quanto nós gostamos de Corsair, né? Pois é, mas este mouse pad gamer faz por merecer a fama da marca. Alumínio é um dos melhores materiais para mouse pads, e a Corsair criou uma ótima opção com este produto. Ele é dual-sided por que você pode escolher entre uma superfície com mais fricção, para melhor controle do seu mouse, ou o outro lado, que é um pouco mais liso. Nos dois lados este pad tem pezinhos de borracha para mantê-lo no lugar quando você joga.

O alumínio acaba refletindo um pouco na etiqueta de preço deste pad, mas se tratando de Corsair você sabe que tem a garantia de um produto de alta qualidade. O alumínio é muito mais fácil de limpar do que tecido, não acumular pó e o mais importante, vai durar até o dia do juízo final. Se você tiver algum problema com este produto, pode ser um desgaste dos pezinhos de borracha, mas só depois de uns 5 anos de uso. Quando a Corsair faz algo, eles fazem para durar.

5. Mousepad SteelSerie QcK

VER PREÇO

Nossa lista começa com esse mouse pad da SteelSeries, que representa um ótimo custo benefício, entregando um ótimo nível de qualidade. O tecido da superfície é super macio e não se desgasta. Além disso, este mousepad é super leve.

O único porém deste pad é que se você deixar ele exposto a umidade, depois de um ano de uso a superfície dele vai começar a se desgastar. Temos mouse pads mais resistentes nesta lista, mas não com este mesmo preço. Outra desvantagem do SteelSeries Qck é que ele é um pouco pequeno comparado com outros modelos que listamos.

6. Mousepad Logitech G440

VER PREÇO

Os criadores do mouse sem fio precisavam criar um mouse pad para acompanhar, não é mesmo? Os mouse pads da Logitech são projetados para funcionar em conjunto com os mouses da marca, mas ele é um ótimo pad para qualquer mouse. Este mousepad oferece pouco atrito, para movimentos rápidos e alto DPI. O G440 é bastante durável, e vai durar mais do que o sensor do seu mouse atual (provavelmente). A Logitech construiu este pad para ter uma ótima resistência ao uso.

O G440 é um pouco pesado, mas graças ao seu fundo de borracha, ele não desliza nunca: você pode focar no seu game por que o seu mousepad vai ficar paradinho no lugar, sem te atrapalhar durante aquela jogada chave. Com uma área de superfície grande, você não vai correr o risco de sair com o mouse pra fora do pad bem na hora H (quem nunca?). De modo geral, este Logitech é uma ótima opção.

 

7. Mousepad Razer FireFly

VER PREÇO

Se você queria um mouse pad com luz RGB, está aí a sua opção. A Razer usou o melhor das suas capacidades de desenvolver acessórios legais para gamers com este pad que tem uma combinação de 16,8 milhões de cores. Porém, para você sincronizar as cores, você precisa de um mouse e de um teclado Razer com as mesmas capacidades de cores. Senão este mouse pad não vai sincronizar com produtos de outras marcas, mas você ainda tem um display de cores sensacional.

Cores a parte, o Firefly é um ótimo pad. Ele tem tamanho único, mas você não vai ter problemas de tecido desfiando com este Razer. Este pad conecta em uma entrada USB para alimentar o sistema de cores, então não existe preocupação com baterias também. Então, sente na sua cadeira, e que começem os jogos.

 

Guia de Compra

Não é possível escolher um bom mouse pad gamer baseado apenas na estética. Aqui nós vamos explicar todos os pequenos detalhes e aspectos de um bom produto e também como usar essa informação para evitar mouses pads de péssima qualidade.

Como nós escolhemos os melhores mousepads gamer

Qualquer pessoa pode pegar um produto na mão e presumir que é bom, mas apenas quem tem experiência com determinados produtos consegue testar pessoalmente, e separar bons produtos dos ruins, sem filtros, listando todos os aspectos do melhor para o pior. Nós fizemos nossa pesquisa e se você estiver se perguntando como nós escolhemos os melhores produtos entre milhares de opções, dê uma olhada nos nossos critérios.

  • Nome da marca e reputação
  • Informação de garantia
  • Textura do Mouse Pad
  • Materiais usados
  • Custo total
  • Vida útil
  • Iluminação RGB
  • Espaço da superficie

O que você deve procurar em um Mouse Pad Gamer

Material – Tecido ou alumínio. Não existem muitas escolhas, mas é por uma boa razão: outros tipos de mouse pads para games foram eliminados e restaram apenas aqueles feitos com os materiais que alcançam as melhores performances.

Tamanho –  estamos falando do espaço da superfície (único aspecto que afeta o custo de transporte o suficiente para alterar o preço). Você precisa de uma superfície maior, horizontalmente, se você planeja usar 3 monitores, com jogos compatíveis.

Textura da superfície –  Algumas texturas são feitas para melhor resposta de DPI, baseada em como a superfície reflete a luz de LED vermelha nos sensores óticos. Textura é um dos elementos mais cruciais para um bom mouse pad gamer.

Bordas – Alguns mouse pad, geralmente os mais duros, tem bordas para manter o seu mouse dentro do espaço definido. Isso permite que você entenda os limites via memória muscular e entenda para onde não se mover, aumentando a sua precisão. Alternativamente, eles também ajudam a segurar seu mouse pad no lugar e geralmente também protegem a textura do fundo do mouse pad, que pode também ser texturizado e usado, quando o lado de cima estiver gasto.

Espessura – Espessura pode ser ao mesmo tempo boa e ruim. Mouse pads mais grossos podem ter uma desvantagem, se for muito acima do nível do teclado e atrapalhar o seu centro de gravidade enquanto estiver jogando. Além disso, se eles forem muito grossos e sem bordas, seu mouse irá escorregar pelo o lado, sem praticamente nenhum aviso, o que irá te atrapalhar no meio do jogo.

Design – Alguns vem com carregadores sem fio, alguns tem bordas, duros, macios, podem ser encontrados em milhões de formas. O design é mais sobre a estética, do que sobre as funções. Nós não colocaríamos algo super pequeno ou de péssimo design nessa lista.

Iluminação RGB – Esta é uma das minhas funções preferidas. Você pode se concentrar no jogo, em imersão total, especialmente se o seu teclado e mouse também podem seguir a mesma configuração de luz. Não é algo necessário para que o mouse pad funcione, mas quem não ama uma iluminação adicional na configuração do seu PC para jogos?

Carregador sem fio – Se você voltasse para o ano de 1995 e dissesse para alguém “você poderá recarregar o seu mouse no seu mouse pad no futuro” você seria chamado de louco. Esse tipo de mouse pads também são carregadores sem fio, permitindo que você carregue as baterias do seu telefone e mantenha a bateria do seu mouse sem fio, e se tornaram itens multifuncionais no seu QG de jogos.

Perguntas Frequentes

Porque você precisa de um mouse pad gamer?

Se você joga algum tipo de jogo competitivo, os quais dominam o mercado ultimamente, então você vai precisar de exatidão e confiabilidade do seu mouse. Apesar do seu mouse pad não poder resolver problemas com cabos ou de falta da qualidade do próprio mouse, ele pode cuidar de como os sensores reagem e manter um nível de precisão quase absoluto.

Não apenas isso, mas os mouse pad para jogos podem vir com diversas funções adicionais, permitindo maior imersão, lhe ajudando a manter o foco no jogo. Nossas funções preferidas seriam a iluminação RGB, que pode combinar com as luzes do seu teclado e do seu mouse, te dando uniformidade e uma atmosfera que te permita se perder dentro dela.

Qual é a diferença entre um mouse pad comum e um mouse pad gamer?

Primeiramente, mouse pads comuns são muito menores, e com o gamer pad você tem uma superfície maior. Os mousepads comuns também foram feitos com apenas uma coisa em mente: fazer o mouse funcionar. Sabemos que isso não é suficiente para jogar em alto nível. Você precisa se mover rapidamente, fazendo a trajetória certa, para que você possa passar pelos obstáculos do jogo sem ter que arrastar o seu mouse.

Com pads gamers, você tem muito mais espaço, mas também tem textura melhor. Mesmo que você use um mouse pad de tecido, essas empresas ainda precisa ter um bom produto quando elas estão tentando vender esse mouse para o público dos jogos. Eles são feitos de tecidos mais duros, o que os torna mais resistentes contra a eventualidade de alguma coisa ser derramada em cima deles e mais resistentes, mais difíceis de serem rasgados, e apesar deles custarem um pouco mais do que um mousepad comum, eles são feitos para durar e manter uma ótima performance no jogo.  

Um mouse pad gamer vai aumentar minha habilidade nos jogos?

Certos modelos conseguem aumentar sua habilidade e eles geralmente são mouses mais duros. Graças a textura e a função de mudar suas configurações de  DPI, das quais falaremos logo adiante, que poderão ajudar você com movimentos mais rápidos em situações explosivas, ou diminuir um pouco a velocidade e adicionar maior controle em situações/cenários sensíveis a pressão.

Idealmente, você não vai jogar apenas um tipo de jogo para o resto da sua vida. Você vai mudar de gêneros, você vai ter necessidades diferentes. A textura do mouse pad e a capacidade DPI vai optimizar seu mouse para qualquer tipo de jogo, aprendendo um pouquinho, você vai saber como fazer isso para cada tipo de jogo. Agora, se   você está jogando com um mouse pad padrão 15x15cm, o tipo que você encontra no Wal Mart por alguns dólares, então você sabe o quão frustrante pode quando o mouse sai para fora do pad no meio da partida e arruina o seu KDR (kill death ratio). Mouse Pad Gamers vem com espaço para movimentos para todos os lados, te dando uma zona de jogo maior.

Eu preciso de um mouse pad rígido ou macio?

Isso é mais uma questão de preferência, mas depois de analisar o que nós usamos pessoalmente antes de fazer esta lista, parece que existem algumas diferenças. Primeiramente, usar um mouse pad macio será muito mais fácil para o seu punho. Você já está se inclinando na sua mesa, criando aquelas marcas vermelhas no braço de ficar constantemente mudando de lugar. Um pad macio ajuda, dando ao seu pulso um lugar para apoiar com um pouco de amortecimento.

Porém, os mousepads macios ficam sujos muito mais rapidamente. Eles são geralmente feitos de tecido, ou algum tipo de produto de espuma híbrida, o que vai absorver a sujeita e deixar mais visível quando algum coisa for derramada em cima.

Mouse pad rígidos precisam apenas de um pano húmido (mais sobre isso num momento) e não ficam deformados com o tempo. Eles não tem fibras para se desgastarem, mas também, você vai precisar de uma superfície perfeitamente plana para usar o mouse pad rígido, ou você terá problemas com o seu jogo.

Como limpar um Mouse Pad macio?

Eles pode ficar um pouco sujos de tempos em tempos, seja pela humidade ambiente ou pela condensação de líquidos que podem cair embaixo do pad de vez em quando. Sempre existe alguma coisa contra você manter seu mouse pad limpo e usável. Esta é a forma como você deve limpá-lo:

  1. Tampe a pia da sua cozinha. Encha um dos lados com 5 centímetros de água morna (não quente).
  2. Coloque um pouco de sabão. Detergente de louças é suficiente. Pressione o mouse pad para baixo algumas vezes até que toda a superfície fique submersa no fundo da pia.
  3. Deixe dentro dessa água com detergente por uns 5 minutos, até que a água volte a temperatura ambiente.
  4. Depois você precisa pendurá-lo em algum lugar (longe do calor) por 24 horas, para remover toda a umidade. Isso é chamado de secar com ar e é a única forma de garantir que seu pad não vai entortar. Usar aquecimento, tal como deixar pendurado perto de um fogão ou algo assim, vai encolher o tecido.

Como limpar um mouse pad rígido?

Como você pode imaginar, eles são umas 10 vezes mais fáceis de limpar do que os mouse pads macios e não precisam secar até que você possa usá-los novamente. Alguns modelos como o de alumínio da Corsair, são feitos principalmente de alumínio. Com esses modelos é essencial prevenir que poeira e fiapos atrapalhem a sua performance, o que significa evitar os limpadores de vidro padrão e papel toalha.

Uma das melhores coisas para remover poeira, uma coisa que faxineiras de hotéis de alto padrão usam para manter a aparência dos quartos, são os panos de microfibras. Ainda melhor que esses, são as flanelas de limpeza. Elas tem mais ou menos a mesma constituição básica e são versáteis o suficiente para serem usados nos seus óculos e seu monitor também.

Como um mouse pad funciona?

Você tem dois tipo de mouses, o mouse ótico e os mouses ergônicos que tem a bolinha lateral (se você ainda é da época dos mouses de bola embaixo, você está ficando velho). Mouses óticos são os melhores mouses para jogos. Os mouses óticos refletem luz vermelha, emitida através de um pequeno diodo, que reflete a superfície para alcançar um outro sensor. Esse sensor depende do movimento da luz para manter o cursor se movendo.

Se você já usou o seu mouse em uma superfície que não fosse ideal, então você sabe que ‘pulinhos’ podem acontecer. Isso acontece quando você arrasta o mouse em superfícies imperfeitas, seja em uma mesa de madeira com pequenas marcas, ou numa superfície plana levemente torta, onde o mouse não tenha um movimento fluido.

Você pode sentir os pequenos obstáculos e entender que “Ei, ele não está indo na direção que eu quero” ou indo muito rápido. Nós usamos o mouse o tempo todo, então nós sabemos como deve ser quando nós o movemos pela tela, você está familiarizado com a resposta. Quando a luz está bloqueada ou não está numa superfície ideal, isso atrapalha o desempenho.

Um bom mouse pad oferece ao seu mouse esta superfície perfeita para o deslize e para que o laser tenha uma boa leitura do movimento.

O que é DPI?

DPI corresponde a Dot Per Inch, em português é chamado de Pontos por Polegadas PPP, o que essencialmente é a quantidade de pixels/pontos que você move através da tela em concordância com quantas polegadas/centimetros você move o mouse, através do mouse pad. Quanto mais alto o seu DPI, mais sensível ele vai ser aos movimentos. Isso pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo do seu estilo de jogar.

Um DPI mais alto é bom para reações rápidas em jogos de tiro em primeira pessoa, mas tirando os jogos mais competitivos, como os RTS (real time strategy), seu DPI é mais uma questão de preferência pessoal.

Alguns mouses para jogos tem diferentes configurações, onde você pode decidir (dentro de uma grande variedade) o quão sensível é o seu DPI. DPI mais baixo fárá seu mouse reagir mais lentamente ao movimento, o qual em alguns casos (giros ou outros movimentos de precisão em jogos), pode ser bom. Enquanto a maioria dos jogos tem definição de sensibilidade na opções do menu, algumas vezes isso não é suficiente para definir um DPI muito alto ou muito baixo.

Alternativamente, seu DPI também vai reagir a sua resolução de tela. Se você tem um monitor de resolução muito alta, então mover 2000 pixels é consideravelmente menos distancia numa tela grande, de alta resolução, comparado a um monitor 1998 da Dell que você comprou numa loja de departamento.

Por último, mas não menos importante, sobre o alcance de ajuste de DPI, também vai depender do seu sistema operacional. Windows tende a ser um pouco melhor em customizar os plug-ins de acessórios, permitindo que você mude a forma como o mouse reage a tudo. Ter um excelente mouse pad com tração apropriada, (tecidos com fiapos e outras coisas irritantes podem interferir com o seu jogo), irá te dar os melhores resultados e mais consistência de jogabilidade.

Como eu previno ou reduzo dor no punho?

Isso acontece com todos nós, especialmente se nós estamos jogando por horas seguidas. Os mouse pads gamers que incluem aquelas almofadas de gel para apoio realmente não resolvem muito, mas existem algumas dicas para lidar com isso antes de uma eventual fadiga do punho.

Endireite a sua postura/estique a sua coluna.  Sua postura afeta tudo sobre como você joga. Se você está encolhido, seu pulso não está na posição ideal. Ele vai se apoiar contra sua mesa e colocar pressão nos seus tendões e seu braço. Passe tempo suficiente nessa posição, e você não vai sentir apenas algumas fisgadas no punho, você irá sofrer um leve dano, do qual pode levar 2 a 3 dias para que você se recupere totalmente.

Preste atenção na posição do teclado. Nós instintivamente colocamos nosso mouse e teclado alinhados um com o outro. Se o seu teclado estiver totalmente fora do lugar, você vai sentir isso no seu punho, porque o seu mouse pad acabará sendo empurrado ainda mais para trás, o que significa que você vai apoiar o seu punho na beirada da sua escrivaninha, causando muita pressão.

Ajuste a altura da sua cadeira. Se você tem um ajuste de altura na sua cadeira, então agora é hora de colocar para bom uso. Se reposicione para que seus braços estejam num ângulo de 90 graus, diminuindo o esforço.

Tome Vitamina K. Suas articulações precisam de nutrientes. Sabe-se que a vitamina k é boa na defesa contra a fadiga e deterioração, e uma vitamina usada comumente contra reumatismo e artrite. Então isso pode ajudar a reduzir a fadiga de dentro para fora, desde que você não coloque nenhum esforço adicional no seu pulso.

Faça um aquecimento antes de jogar. Você pode usar pesos de 1 ou 2 quilos e fazer este exercício rápido antes de jogar todos os dias. Dentro de 3 ou 4 horas, você vai notar a força do seu punho aumentando. Sente-se numa cadeira e coloque seus cotovelos em seus joelhos, como se você estivesse num banco de academia de ginastica. Isso pode parecer ridículo, uma vez que seu punho é, em sua maior parte, uma articulação, mas trabalhar o pouco músculo que está lá é crucial. Dica: use garrafas cheias de água, se você não tiver pesos pequenos.

Posso jogar numa mesa sem usar um mouse pad?

Isso vai funcionar fisicamente, mas não vai ser nada bom. Aposto 50 dólares como você vai desistir em 5 minutos, com raiva, mesmo em jogos com um único jogador. Fabricantes escolhem os materiais do mouse pad para não refletir a cor do laser infravermelho. Esse processo permite que o mouse faça toda a trajetória de cada DPI com precisão.

Se você está jogando qualquer jogo competitivo ou jogo de tiro em primeira pessoa (FPS), você vai errar praticamente todos os tiros. Usar o mouse sem o pad vai fragmentar a luz do mouse, e como o seu computador percebe a informação que está recebendo. Alinhar os disparos e sentir aquela maciez, aquele deslizar confortável dependem muito do seu mouse pad.

Se você não usa um mouse pad, você irá acabar estragando o seu DPI e configurações de sensibilidade, o que vai atrapalhar como você joga. Mouse pads oferecem consistência nos seus movimentos, o que é essencial para manter o seu nível em jogos competitivos.

A última coisa para se considerar é esta: mouse pads gamers ficam bonitos e na sua escrivaninha, e não ter um vai fazer com que seu mouse acabe riscando bastante sua escrivaninha. Se você está atualmente usando uma mesa simples de compensado, não usar o mouse pad vai causar um grande dano na sua escrivaninha.

Nõs estamos fazendo uma avaliação de algumas ótimas escrivaninhas para gamers, algumas das quais tem mouse pads embutidos na parte superior. Enquanto que esses modelos não vão te oferecer a mesma resposta de alta resolução que os mouse pads nesta lista oferecem, eles ainda são uma opção viável se você está tentando conseguir algo do tipo “tudo em um único setup”.