Sabemos que, historicamente, as baterias recarregáveis nem sempre tem um desempenho consistente, mas a mais recente tecnologia, LSD NiMH – pode manter uma carga muito maior, retê-la por muito mais tempo e recarregá-la mais vezes do que era possível há apenas alguns anos. Se você desistiu das recarregáveis por parecerem não confiáveis ou com falta de capacidade, é hora de dar uma nova chance a elas.

Pilha
Pilhas Energizer NiMH AA
Pilha Eneloop Pro
Pilha Sony AA
Pilha Multilaser AA
Sony AAA
Elgin AAA
Pilha Recarregável AA 1400mAh Energizer NiMH - Cartela com 2 Pilhas
4 Pilhas AA Recarregáveis da Eneloop Pro 2550 mAh
Pilha Recarregável, Sony, NH-AA-B4GN WW, Branco
Pilhas Recarregáveis Aa Multilaser 2500Mah Com 2 Unidades - Cb053
Sony NH-AAAB4GN 900mAh, 1.2V Pilha Recarregável
Pilha Recarregável Ni-Mh Aaa-1000Mah Blister Com 4 Pilhas, Elgin, Baterias
Tipo
AA
AA
AA
AA
AAA
AAA
Carga
1400 mAh
2250 mAh
2400 mAh
2500 mAh
900 mAh
1000 mAh
Preço
$$
$$$
$$
$
$$
$
Pilha
Pilhas Energizer NiMH AA
Pilha Recarregável AA 1400mAh Energizer NiMH - Cartela com 2 Pilhas
Tipo
AA
Carga
1400 mAh
Preço
$$
Mais informações
Pilha
Pilha Eneloop Pro
4 Pilhas AA Recarregáveis da Eneloop Pro 2550 mAh
Tipo
AA
Carga
2250 mAh
Preço
$$$
Mais informações
Pilha
Pilha Sony AA
Pilha Recarregável, Sony, NH-AA-B4GN WW, Branco
Tipo
AA
Carga
2400 mAh
Preço
$$
Mais informações
Pilha
Pilha Multilaser AA
Pilhas Recarregáveis Aa Multilaser 2500Mah Com 2 Unidades - Cb053
Tipo
AA
Carga
2500 mAh
Preço
$
Mais informações
Pilha
Sony AAA
Sony NH-AAAB4GN 900mAh, 1.2V Pilha Recarregável
Tipo
AAA
Carga
900 mAh
Preço
$$
Mais informações
Pilha
Elgin AAA
Pilha Recarregável Ni-Mh Aaa-1000Mah Blister Com 4 Pilhas, Elgin, Baterias
Tipo
AAA
Carga
1000 mAh
Preço
$
Mais informações

Melhores Pilhares Recarregáveis

Melhor Pilha AA: Energizer Recharger

VER PREÇO

As Energizer Recharge AA se mostraram as baterias recarregáveis mais sólidas do mercado, seja para jogar no seu Xbox One ou para deixar aquele carrinho de controle remoto do seu filho funcionando por horas a fio. As Energizer não só cumprem a capacidade anunciada na embalagem, mas perdem muito pouca energia quando guardadas na prateleira.

Melhor Custo x Benefício: Panasonic Eneloops

VER PREÇO

Apesar das Eneloops serem as precursoras deste mercado de pilhas recarregáveis de alto desempenho, as Energizer performaram um pouco melhor em nosso teste. Mas se você tiver dificuldade de encontrar as Energizer, as Eneloops são ótimas baterias também.

Melhor AAA: Pilha Recarregável Sony AAA 900mAH

VER PREÇO

Se você já pesquisou sobre pilhas recarregáveis antes, sabe que as Sony são as mais populares do mercado brasileiro. Nós gostamos mais das Energizer e das Enelop, mas diferente do mercado americano, onde as Sony praticamente não existem e as Enelop mandam, no mercado brasileiro é a Sony que domina.

Com capacidade de até 500 cargas, estas baterias são 3.5x mais duráveis que pilhas alcalinas tradicionais.

Alternativa AAA: Energizer Recharger

Nenhuma surpresa nesta escolha. As pilhas energizer, por algum motivo, não são populares no Brasil. Nós vemos as Sony, vemos alguns modelos da Elgin (me dá até arrepios) e outras marcas alternativas que duram 10 cargas. Mas para pilhas AAA (ou pilha palito, como gostam de chamar), as energizer também são imbatíveis. Selecionamos as Sony como a primeira opção pela dificuldade de encontrar este modelo da Energizer. mas se você encontrar as Recharger, pode comprar elas que não vai se arrepender.

Por que Comprar Pilhas Recarregáveis?

Mesmo antes da recarga, a nossa escolha como melhor recarregável tem duas ou mais vezes a capacidade de uma pilha alcalina descartável tradicional. Só isso significa que você terá que trocar as pilhas com menos frequência, e a bateria de todos seus equipamentos, de teclados sem fio a brinquedos, durará mais tempo.

Desde que a Panasonic Eneloop foi lançada no mercado, se iniciou uma nova era das recarregáveis modernas. Essa linha triplicou a capacidade e dobrou a vida útil (o número de recargas que uma bateria pode levar sem degradar muito).

Este gráfico mora a comparação de perda de carga de baterias alcalinas tradicionais e pilhares recarregáveis modernas.

Mas um avanço maior do que a capacidade ou a vida útil é a vida útil impressionantemente longa da última geração de baterias NiMH: Qualquer bateria marcada como “pré-carregada”, “baixa auto-descarga” ou “LSD” irá manter sua carga por anos, potencialmente, e não apenas meses.

Embora houve um tempo em que a linha Eneloop tinha as únicas baterias recarregáveis confiáveis e de longa duração, esse não é mais o caso. Nos últimos anos, a mesma fábrica que faz baterias Eneloop para Panasonic tem feito baterias semelhantes para outras marcas também. É a única fábrica conhecida que fabrica este tipo de baterias no Japão, por isso, se as suas baterias recarregáveis NiMH dizem “Made in Japan”, há uma boa chance de terem sido produzidas ao lado da Eneloops. Isso não quer dizer que sejam idênticas.

Mas ao testarmos todas as pilhas de marca – todas “Made in Japan” – encontramos apenas pequenas diferenças que têm pouco impacto no seu desempenho. Então, se você teve uma má experiência com Duracell, Energizer, ou outras pilhas no passado, não significa que você deva ignorá-las hoje.

Além das melhorias tecnológicas, o preço das recarregáveis baixou consideravelmente. Mesmo depois de incluir o custo de um novo carregador, o seu primeiro conjunto de oito pilhas AA irá pagar por si próprio em cinco a seis ciclos de recarga, em comparação com a compra da maioria dos descartáveis de marca.

Como escolhemos

Capacidade

Quanto mais energia uma bateria puder conter quando carregada, menos vezes você precisará carregá-la. Ninguém quer trocar as pilhas do seu teclado sem fio todas as semanas, ou ter o brinquedo do seu filho falhando depois de apenas 15 minutos. Considerando que a capacidade de uma bateria AA descartável comum é de 800 mAh, até 2.000 mAh para versões premium, a maioria das baterias recarregáveis começa em cerca de 1.800 mAh e vai até quase 3.000 mAh. A maioria das empresas confiáveis atualmente produzem baterias AA em torno de 2.000 mAh. Não consideramos as baterias com capacidades declaradas inferiores a 1.700 mAh, pois achamos muito fracas, e nem superior a 2.500 mAh, pois consideramos uma possível fala promessa.

Vida útil

As baterias que consideramos são classificadas para durar de 1.000 a 2.000 ciclos, embora cada vez que você faça um ciclo de carga e descarga da bateria, ela morre um pouco por dentro. Colocando as metáforas macabras de lado, isso significa que se você carregar uma bateria centenas de vezes, ela terá uma capacidade menor do que quando você a comprou pela primeira vez.

No caso das pilhas AA ou AAA recarregáveis, que você provavelmente vai carregar uma ou duas vezes por mês, é mais útil assumir que a maioria das baterias terá uma vida útil de cerca de 120 ciclos, ou cerca de cinco anos. Mesmo quando carregando uma vez por mês, ser capaz de utilizar as baterias por cinco anos traria o seu custo por carga para menos de um 40 centavos, o que faz com que as pilhas recarregáveis tenham um ótimo CxB em comparação com as pilhas alcalinas descartáveis.

A Nossa Escolha: Energizer Recharge

Você não vai encontrar muita diferença entre as principais marcas de baterias recarregáveis, mas  as Energizer Recharge são a nossa escolha para pilhas AA, porque elas mantêm tanta energia quanto as marcas mais caras, permanecem sólidas depois de dezenas de recargas, e retém a maior parte da sua carga, mesmo quando armazenadas por meses a fio.

Além de lojas on-line, você pode encontrar as baterias Energizer Recharge em lojas de eletrônicos. Essa conveniência é fundamental, porque você nem sempre sabe quando vai precisar de baterias antes do tempo.

Se sair para fazer compras, precisar de pilhas e não tiver certeza do que comprar, você pode pegar esses Energizers na prateleira e ficar tranquilo sabendo que eles oferecem um bom Custo x Benefício.

Como a maioria das marcas, incluindo Energizer, Duracell e Panasonic, estão marcadas como “Made in Japan” e provavelmente vêm da mesma fábrica, elas terão apenas pequenas diferenças na fabricação que não importarão muito em usos normais, como em controles sem fio ou lanternas.As classificações de capacidade das pilhas variam na faixa de 900 a 2.500 mAh, com a Energizer chegando a 2.000 mAh. Não só o preço das Energizers é um pouco mais baixo do que o das outras baterias, mas também a diferença de desempenho não é perceptível no mundo real.

Em todos os nossos testes ao longo de três anos, as pilhas recarregáveis Energizer têm sido consistentemente classificadas no topo ou perto do topo dos resultados. Quando testamos o tempo de funcionamento das nossas baterias em lanternas costeiras, as baterias Energizer duraram aproximadamente o mesmo tempo que as de maior capacidade.Mesmo quando passamos a analisar a vida de uma única carga para examinar a vida útil de uma bateria da compra à reciclagem, as baterias Energizer ainda representam um ótimo CxB.

Depois de passarmos por 50 ciclos – descarregando e recarregando quatro pilhas de cada marca de bateria – todas as baterias das grandes marcas tiveram uma mudança insignificante na capacidade. Isso significa que você deve ser capaz de usar as pilhas que escolhemos por dezenas de ciclos sem degradação. A Energizer afirma que suas baterias estarão em forma por até cinco anos – uma estimativa que achamos apropriada para todas as principais marcas de pilhas AA.Se você deixar essas pilhas carregadas em uma gaveta por meses a fio, elas ainda estarão funcionais meses depois também. Depois de nove meses, descobrimos que as AAs da Energizer tinham quase 70% de sua capacidade restante. As Eneloop AAs tiveram um desempenho ligeiramente melhor, com cerca de 80 por cento disponível. Mas as Eneloops também custam mais . Não importa quais baterias AA recarregáveis você comprar, se você não usa-las com frequência, você deve carregá-las ao menos uma vez ao ano.