Um robô aspirador nunca fica entediado ou distraído, e eles não se importam de trabalhar todos os dias. Na maioria das casas, eles mantêm o chão limpo sem nenhum esforço da sua parte – pelos de animais e farelos desaparecem antes de você notar. Depois de testar e analisar uma dúzia de robôs aspiradores, nós chegamos a conclusão que o veterano iRobot Roomba 614 (e o seu irmão que se conecta no Wi-Fi, o Roomba 675) é o melhor aspirador robô do mercado hoje.

Melhores Robôs Aspiradores

1. Roomba 614 e 675

VER O PREÇO

Nenhum outro robô nesta faixa de preço mais acessível é tão durável quanto estes dois. Mesmo se alguma parte dele quebrar, depois de alguns anos de uso, é fácil trocar a parte quebrada em casa mesmo, comprando no site da iRobot. Eles têm um ótimo estoque de partes de todos os modelos de robôs que a empresa já fabricou. O Roomba 614, 675, e outros modelos da série 600 são especialistas em limpar tapetes, eles são os únicos com 2 rolos de escova.

O sistema de navegação deste robô é semi-aleatório, então quando você vê ele funcionando, parece que ele está perdido muitas vezes, batendo nos móveis, e andando em círculos. Porém, o sistema funciona muito bem, e este Roomba é perfeito para limpar ambientes de pequenos a médios. E raramente ele fica preso embaixo dos móveis. Este robô é um pouco mais alto e barulhento do que o Eufi RoboVac 11S, mas consideramos que por ser um aparelho mais durável, ele é a melhor escolha para a maioria das pessoas.

2. Eufy Robovac 11S

VER O PREÇO

Nenhum outro robô aspirador é tão quieto quanto o Eufi RoboVac 11S. Ele limpa quase todos os cantos da sua casa, mas você nem nota ele trabalhando. Isso acontece porque ele soa mais como um ventilador do que como um aspirador de pó, então mesmo que você esteja em casa enquanto ele estiver funcionando, ele não vai te irritar. E raramente ele vai ficar preso em algum canto sem terminar a sessão de limpeza.

Apesar ele não seja tão eficiente em limpar tapetes altos de pelinhos como o Roomba 675, ele é forte o suficiente para pisos lisos e tapetes baixos. Assim como a maioria dos robôs de preços mais acessíveis, o 11S usa um sistema de navegação semi-aleatório, que funciona bem em ambientes pequenos, mas pode ser um problema em casas muito grandes. O maior problema deste aspirador é que ele não tem a mesma durabilidade dos robôs série 600 da iRobot. E a maior parte das suas peças não tem como substituir, mesmo se você quiser mandar arrumar.

A Eufy faz vários modelos similares, incluindo o RoboVac 11S Max, RoboVac 15C, RoboVac 30 e o RoboVac 30C Max, que têm funções mais sofisticadas, como Wi-FI, sucção extra e fitas para você definir o perímetro onde o robô não pode ir.

 

3. Roomba 960

VER O PREÇO

O Roomba 960 é construído sobre o mesmo chassi da resistente série 600 que nós recomendamos. Mas ele também tem uma câmera e outros sensores de navegação para criar um mapa do seu piso enquanto ele limpa. Por isso, ele é mais esperto do que o Roomba série 600 (e do que o Eufy) e não ignora partes grandes do chão, mesmo quando a sua casa é grande. De modo geral o Roomba 960 é um ótimo aspirador robô, e é extremamente eficiente em remover pelos de tapetes mais grossos, além de conectar no Wi-Fi.

A desvantagem deste Roomba é que ele não tem um sistema de mapeamento interativo que deixa você definir onde ele não pode ir (como o Roborock S4 tem) – você não pode definir linhas de limite ou dividir a casa em ambientes separados. Neste sentido o 960 ficou um pouco ultrapassado quando comparado com modelos mais high-tech.

4. iRobot Roomba i7

VER O PREÇO

Se nós pudéssemos escolher o melhor aspirador robô que o dinheiro pode comprar, seria o iRobot Roomba i7+. Alguns modelos mais novos de robôs (que nem chegaram no Brasil ainda) têm os mesmos recursos que o i7, mas nenhum é um produto tão sólido quanto ele. Com este robô você pode definir ambientes específicos, ele limpa sozinho o seu cesto de sujeira, além de outros recursos legais (que funcionam bem, o que é o mais importante).

Assim como qualquer robô da iRobot, o Roomba i7 é extremamente durável e provavelmente vai te durar muitos anos até você precisar trocar peças. A habilidade de limpeza deste robô é impressionante também, um pouco acima do Roomba 960. Se você quiser a versão sem com a caixa de limpeza, é o i7+. Sem a caixa, é o i7.

5. Aspirador de Pó Robô Multilaser

Muitas vezes alguns produtos eletrônicos que fazem sucesso no mercado americano e mundial, quando chegam no Brasil, tem um custo muito mais elevado para o brasileiro médio do que custa lá fora. E então aparecem alternativas mais baratas, e obviamente de qualidade inferior. Nós resolvemos listar este modelo chinês vendido pela Multilaser no Brasil, porque este modelo é um bestseller. É claro que este aspirador não se compara com os robôs da iRobot ou de outras marcas tradicionais, mas ele custa uma fração do preço dos outros modelos, e apesar de ser um produto de durabilidade questionável, ele faz uma limpeza básica.

Se você não tiver convicção que ter um aspirador de pó robô é para você e quiser comprar este modelo para testar, você vai investir 10% do valor de um dos modelos mais sofisticados da iRobot.

Aspiradores robôs realmente funcionam?

Sim, estes robôs realmente conseguem manter o seu chão limpo. Eles são mais do que brinquedos ou itens de novela, e alguns bons modelos têm preços bem acessíveis.

Os robôs são ótimos porque eles têm mais tempo e paciência para limpar do que a maioria das pessoas. Eles limpas todos os dias, então os farelos, pelos do seu pet, e cabelos que caem da sua cabeça não têm tempo para acumular. Então a sujeira é removida antes de você notar. Como eles não ficam entediados e nem com preguiça, a limpeza é mais eficiente.

Alguns poréns:

  • Robôs são mais fracos do que um aspirador de pó tradicional, então eles não vão limpar as partículas mais finas de sujeira presas no seu carpete, ou caídas entre as tábuas do seu piso.
  • Eles não sobem escadas (ao menos a maioria não cai delas também);
  • Algumas tralhas que temos em casa acabam prendendo e confundindo os robôs, assim como alguns tipos de piso;

Porém, a maioria dos donos acabam se adaptando as limitações, simplesmente porque os robôs são muito práticos.

A nossa escolha: iRobot Roomba 614 e Roomba 675

Existem vários robôs por bons preços no mercado hoje, mas nós recomendamos o Roomba 614/675 por que este modelo é mais durável, você pode consertar quando quebra uma peça e ele funciona melhor em uma quantidade maior de superfícies que os seus concorrentes. Nós achamos que o Roomba 614 é o melhor custo x benefício entre os robôs aspiradores do mercado hoje. Este robô funciona perfeitamente para casas de até 100m², mas pode ser utilizados em casas e apartamentos maiores se você montar barreiras para que ele não se perca.

Este robô está no mercado há vários anos, e ainda não foi batido em qualidade, durabilidade, eficiência e preço. Ele utiliza um sistema semi-aleatório para se localizar, o que irrita algumas pessoas, porque em alguns momentos parece que ele não sabe o que está fazendo, mas eventualmente ele se acha. Por isso também ele não é tão eficiente em ambientes maiores, onde ele pode acabar deixando espaços sem limpar. Mas de modo geral, ele faz o serviço bem feito por um ótimo preço.

Escovas do Roomba Série 600 (tanto o Roomba 614 quanto o 675 utilizam este sistema)

Os robôs série 600 tem algumas diferenças entre eles. O Roomba 675 consegue se conectar no Wi-Fi, e você pode controlar ele por aplicativo ou assistente de voz. O Roomba 614 não tem Wi-Fi e não dá a possibilidade de definir um cronograma de limpeza, mas tirando isso os dois robôs são idênticos. No restante deste guia de compras nós vamos nos referir aos modelos da série 600 como Roomba 675, mas qualquer modelo que começar com 6 você sabe que tem as mesmas características, tirando o Wi-Fi.

É difícil termos casos de um Roomba 675 quebrar totalmente, mesmo depois de alguns anos de uso. Mas eventualmente você terá que trocar peças, mas mesmo se for alguma peça importante, tipo uma rodinha, ou o motor, você pode encomendar direto da loja da iRobot e consertar em casar com uma chave de fendas. A empresa ainda vende peças dos seus modelos originais de 2002 e tudo que foi lançado deste então. Não são muitas empresas que apresentam esse nível de comprometimento com o investimento dos seus clientes.

Você vai pagar mais pelo Roomba 675 do que pelo Eufy 11S. Mas o Roomba se paga ao longo do tempo com maior durabilidade. Eu pessoalmente tenho meu Roomba 675 a 4 anos e ele está firme e forte.

Outra vantagem é que o Roomba 675 tem dois rolos de de escovas que rotacionam um contra o outro, montados em um sistema de suspensão, enquanto a maioria dos robôs aspiradores desta faixa de preço tem apenas uma escova com uma altura fixa. Todos os robôs que analisamos conseguem sugar sujeira de pisos lisos e tapetes baixos. Mas o design do Roomba ajuda na remoção de sujeita de tapetes mais altos, e em especial quando seu chão tem muitos pelos e cabelos.

O Roomba 675 também tem um sistema de detecção de sujeira que nenhum outro robô de entrada usa. Quando ele nota que está passando por uma parte que tem muita sujeira, ele se concentra na região por mais tempo, para garantir a limpeza. Esta é uma pequena vantagem que faz o Roomba 675/614 trabalhar melhor que os seus concorrentes.

Outro ponto forte do Roomba 675 é que ele não fica preso muito seguido. Ele parece reconhecer quando está trancado, e entender pra que lado ele precisa ir para sair da armadilha. Por exemplo, se ele sente que algo entrou entre as escovas e está trancado, como um fio, ele reverte a rotação para desenrolar.

O Roomba 675 (mas não o Roomba 614) se conecta ao Wi-Fi da sua casa, então você pode utilizar um aplicativo para ligar ou desligar, definir um cronograma de limpeza, ou checar se está na hora de trocar os filtros ou limpar os sensores. Você pode controlá-lo pela Amazon Alexa ou pelo Google Home.