Depois de provar mais de 100 espressos, lungos, lattes macchiatos e cappuccinos, nós chegamos a conclusão que todas as máquinas da Nespresso fazem o mesmo café. Se você gosta de espresso mais do que de café passado, uma máquina da Nespresso é a forma mais prática e rápida de fazer um uma bebida parecida com um espresso em casa.

Nós escolhemos a Essenza Mini e a Nespresso Inissia como as melhores cafeteiras Nespresso para a maioria dos consumidores, porque elas fazem o mesmo café das outras máquinas da Nespresso, e custam muito menos dinheiro. A escolha entre as duas é muito mais por questão de design.

As 4 Melhores Cafeteiras Nespresso

1. Cafeteira Nespresso Essenza Mini

VER O PREÇO

A Essenza Mini é pequena e poderosa, capaz de fazer os mesmo ristrettos, espressos e lungos como qualquer outra máquina da Nespresso. O seu design compacto e atraente encaixa em qualquer canto da cozinha, mesmo em cozinhas pequenas. Além de ser fácil de usar, ela é fácil de limpar. Não pague 500 reais a mais em outros modelos, que oferecem funções que pouco agregam valor, e não mudam o gosto do seu café. A Essenza Mini oferece o melhor custo x benefício entre todas as cafeteiras Nespresso.

A Essenza Mini é uma Nespresso 100% funcional, apesar de ser um modelo básico. A tecnologia de preparo do café dentro da Essenza Mini é exatamente a mesma de todas as máquinas da linha Original. Então, quando você compra uma Nespresso mais cara, você está pagando pelo acabamento superior, conexão bluetooth e outras funções. Mas o café é o mesmo.

2. Cafeteira Nespresso Inissia

VER O PREÇO

Este modelo é um dos mais básicos da marca, e por isso representa um ótimo custo x benefício. Como dissemos antes, o café produzido tem a mesma qualidade em qualquer uma das opções. O design slim na Inissia faz dela uma opção compacta também, mas se você tiver uma cozinha pequena, a Essenza Mini ainda é a melhor opção, com 4 centímetros a menos de largura (12cm x 8cm).

Quando publicamos este guia, a Inissia podia ser encontrada por 50 reais a menos do que a Essenza Mini, por isso ela pode ser uma boa opção em termos de custo x benefício. Porém, se você encontrar as duas pelo mesmo preço, a Essenza Mini continua sendo a melhor opção por ser um design mais compacto e fazer essencialmente a mesma coisa.

 

3. Cafeteira Nespresso Pixie

VER O PREÇO

Se você estiver procurando uma maquina de café que economize energia, a Nespresso Pixie é uma ótima opção. Ela tem um sistema de aquecimento rápido, na qual a cafeteira atinge a temperatura ideal em 25 segundos. Ela tem 19 bar de pressão, o que gera uma alta performance para preparar o café perfeito e tirar todos os sabores delicados em cada capsula de café.

Faça o seu café e escolha entre espresso (40ml) e Lungo (110ml), o que pode ser escolhido com apenas um toque do botão. A bandeja inferior pode ser removida para você encher seu copo de viagem ou outras xícaras maiores que não cabem sobre a bandeja. Deste modo você pode usar a sua xícara favorita para o seu latte ou cappuccino.

A cafeteira tem um reservatório de 680ml, e um led que indica quando o reservatório precisa ser abastecido. As capsulas são ejetadas para uma caixa interna, fazendo a limpeza desta cafeteira muito fácil.

4. Cafeteira Nespresso CitiZ

INDISPONÍVEL

Para a maioria das pessoas a Essenza Mini é a melhor opção, mas se você quiser uma opção superior, a CitiZ é a sua melhor escolha. Com um design um pouco maior e mais reforçado, com mais partes de aço e uma plataforma mais elevada, a CitiZ tem um tanque de água maior e uma gaveta para cápsulas usadas também maior, fazendo dela uma opção melhor se você tiver uma família maior. Tirando isto, a CitiZ não faz muito mais do que a Essenza Mini.

A CitiZ passa uma imagem de uma cafeteira mais luxuosa e sofisticada do que a Essenza, já que ela tem um chassis todo metálico. Mas ao mesmo tempo ela não exagera com recursos como bluetooth e menus touchscreen, que nós consideramos desnecessários em uma cafeteira para casa. A plataforma de pingos de aço cromado tem um acabamento muito bonito.

Ela não utiliza muito mais espaço de balcão do que a Essenza Mini, mas é mais alta, o que contribui para a aparência mais elegante desta Nespresso.

O que esperar de uma cafeteira Nespresso?

As grandes vantagens de ter uma Nespresso são a facilidade, velocidade e consistência com a qual você faz o seu café. As máquinas da marca são bem simples de usar: você só precisar inserir a cápsula e apertar um botão. E em alguns segundos você tem um espresso quentinho pronto para ser bebido. A consistência também é importante: não importa qual o modelo, a cafeteira sempre entrega o mesmo nível de qualidade em cada café.

Quando você aperta o botão, a cafeteira empurra água quente através de uma pequena cápsula de alumínio, que está cheia de pó de café extremamente fino. O resultado fica muito próximo de um espresso de verdade: um shot de café bem forte, com uma capa de espuma.

Mas não se engane: Nespresso não é espresso de verdade (Dolce Gusto também não). Apesar de café espresso ser produzido da mesma maneira, forçando água quente em um compartimento compacto preenchido com café, sob alta pressão, o resultado de um espresso verdadeiro é um café mais grosso, quase como um xarope. Um bom espresso deve ser concentrado, rico e doce.

O Nespresso chega muito perto deste resultado, produzindo um shot de café com bastante crema (a espuma aromática que se forma sobre o café, que é o resultado de bolhas de ar combinadas com os óleos solúveis do grão). Mas o Nespresso não tem aquela textura grossa de um espresso de verdade.

O café produzido pela maquina não se compara com o café sofisticado que você encontra em uma cafeteria de qualidade, que normalmente tem sabores de frutas, nozes e caramelo. O café da Nespresso é mais fino e lembra o café do Starbucks.

Quem deveria comprar

Se você quer conveniência, uma cafeteira Nespresso é a forma mais rápida e até barata de fazer uma bebida parecida com espresso. Tudo que você precisa fazer é botar a cápsula ali e apertar um botão. Outros métodos de fazer café concentrado são mais complicados e geram uma bagunça que você tem que limpar depois.

Fazer espresso de verdade em casa é um hobby que custa caro e requer tempo. Se você quer fazer espresso de verdade, precisa comprar uma máquina Gaggia, ou outra parecida, que vai custar 10x o preço de uma Nespresso. Além disso, você vai precisar de grãos moídos super finos, então terá que investir em um moedor de qualidade. Com uma cafeteira Nespresso nada disso é necessário e você só precisa de alguns segundos para fazer o seu café.

Um Nespresso não é a mesma coisa que café passado, e como ele usa cápsulas de uso único, você não consegue fazer café para várias pessoas. Cada cápsula é um café. É ótimo se você quer um café ultra concentrado ou um latte matinal. Se o que você quer é uma xícara gigante de café, existes opções melhores, mas que requerem mais tempo.

Um Nespresso é mais barato do que um espresso de verdade em uma boa cafeteria. Mas ainda assim não é a forma mais barata de tomar café. As cápsulas custam em média 2 reais cada uma, o que é bem mais caro do que café passado.

Escolhendo e comprando Cápsulas Nespresso

Você pode comprar as cápsulas no site da Nespresso, ou em supermercados e outras lojas online. O valor padrão de cada cápsula é R$2,20. Mas as vezes você encontra promoção com preços bem abaixo deste valor.

Do nosso painel de degustadores, o café favorito foi o Kaazar, da série intenso. O Ristretto também é um dos melhores cafés da linha. Se você está mais interessado na dose de cafeína do que no sabor, o Kaazar é o café com mais cafeína (120mg por cápsula).

Capsulas reutilizáveis

Uma opção para quem se preocupa com o meio ambiente e o impacto de todas as cápsulas que você joga fora é utilizar cápsulas reutilizáveis. Elas não são difíceis de usar e podem significar uma economia para o seu bolso.

Porém, para utilizar estas cápsulas, você vai precisar de café moído bem fino. Para isto será necessário um moedor de café de qualidade, o que é um investimento extra. Encher as cápsulas recicláveis não é difícil, mas requer um pouco mais de tempo, destruindo um pouco a praticidade da Nespresso, de servir café com o toque de um botão. Além disto, nos nossos testes o café da cápsula reciclável não foi 100% utilizado, havendo desperdício de café.

17- Vini Costa

Fontes:

http://umcafezinho.com.br/crema-do-cafe-espresso/

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/pesquisas-ineditas-mostram-que-reciclagem-de-capsulas-de-cafe-problematica-no-brasil-20660567