Melhores Caixas de Som Bluetooth para 2023
Testamos 12 caixas de som bluetooth portáteis de marcas como Bose e JBL, para analisar as melhores opções para suas necessidades.
- vinicosta
- 03/11/2022
Nossos editores pesquisam, testam e classificam de forma independente os melhores produtos. Só ganhamos dinheiro se você comprar um produto através de nossos links.
Nos últimos dois anos, testamos mais de 20 das melhores caixas de som Bluetooth disponíveis no mercado.
Neste review de 2022, comparamos 11 dos modelos mais convincentes entre as opções atuais. Para testar esses alto-falantes, ouvimos cada um deles lado a lado por mais de cem horas, os levamos para a praia, para festas na piscina, viajamos com eles e testamos suas baterias até o limite.
Também consultamos um engenheiro de áudio profissional para garantir que nossos testes de qualidade sonora estivessem à altura.
As recomendações resultantes cobrem uma gama de caixas bluetooth portáteis, desde modelos maiores, que enfatizam a qualidade sonora, até dispositivos menores à prova d’água que aguentam bastante porrada.
Índice
Melhor Custo-Benefício
JBL Flip 5
Peso: 539 gramas | Duração da bateria: 27 horas
Motivos para Comprar
- Boa qualidade sonora
- À prova d'água
- Longa duração da bateria
Motivos para Evitar
- Qualidade de Som um Pouco abaixo da Bose
Se você estiver procurando o melhor custo benefício para o seu dinheiro, mas os seus ouvidos não aceitam um som de baixa qualidade, a JBL Flip 5 é uma escolha confiável. Esta caixinha da JBL é a caixa de som mais popular do mercado, e por bons motivos.
A Flip 5 é uma caixa muito portátil, com uma classificação melhor à prova d’água do que os modelos de melhor desempenho da Bose. Ele pode sobreviver à submersão completa, pesa um pouco mais de 500 gramas, e não ocupa muito espaço em uma mochila.
Seu equilíbrio de qualidade sonora e durabilidade a tornam extremamente versátil. Além do preço mais em conta, há algumas razões convincentes para você escolher a JBL Flip em vez de uma Bose. É uma escolha mais segura para um dia na beira da piscina, e produz um som alto e limpo suficiente para ser ouvido em todo o ambiente.
Com o modo party boost, ela pode ser pairada com outra Flip 5 para uma experiência estéreo. E comprar duas Flips ainda é mais barato do que uma única caixa do nosso modelo favorito da Bose.
As caixas mais caras da Bose soam melhor que a Flip 5, especialmente no volume máximo. A Flip 5 tende a chiar um pouco se você coloca ela no volume máximo, mas ainda soa perfeito em torno de 75% do volume.
Certamente existem modelos menores e mais leves no mercado, mas em nossa opinião a Flip 5 atinge um bom equilíbrio entre qualidade sonora e portabilidade, e seu preço acessível a torna uma ótima escolha para qualquer pessoa que precisa de uma caixa resistente para um uso mais pesado.
Melhor Caixa de Som Bluetooth Premium
Bose SoundLink Revolve+ II
Peso: 900 gramas | Duração da bateria: 17 horas
Motivos para Comprar
- Qualidade de áudio impecável
- Excelente duração da bateria
- Resistente à água e pó
- assistente de voz inteligente
Motivos para Evitar
- Muito caro
A Bose tem criado e refinado os melhores alto-falantes compactos desde os anos 60, e o último Soundlink Revolve+ II faz jus a esse legado. Esta caixa é robusta, porém portátil, proporciona um som lindo, volumoso e rico em detalhes.
Em nossos testes e análise de áudio, o Soundlink Revolve+ II é a melhor caixa de som Bluetooth do mercado em termos de qualidade de áudio.
Os graves expansivos, os médios cortantes e os agudos são equilibrados, perfeitamente misturados e bem definidos em qualquer volume. Mesmo quando ligamos esta caixa no último volume (e ela fica alta, para o desespero dos vizinhos), não tivemos nenhuma distorção de qualquer tipo. Algumas das outras caixas se aproximam deste nível de qualidade em volumes mais baixos, mas somente o Soundlink Revolve+ II atinge este nível de qualidade sonora em todo o espectro de volume.
Nosso único porém com esta impressionante caixa é em relação ao alto preço e à portabilidade. Pesando pouco mais de 900 gramas, esta caixa ainda é bastante portátil, mas vários modelos são muito mais leves e mais resistentes à água.
Este alto-falante tem classificação IP55, e pode lidar com respingos à beira da piscina ou um breve banho de chuva, mas não é totalmente emergível, portanto não é ideal para deixar perto de onde pode cair dentro da água, ou ficar exposto à chuva por longos períodos. Mas com algum cuidado, pode ser levado à maioria dos lugares.
O Revolve+ II tem suporte a Siri e ao Google Assistant, o sistema bluetooth paira e alterna facilmente entre dispositivos, e proporciona uma satisfação sonora suficiente para festas em casa e churrascos sem a necessidade de cabos e aparelhos maiores.
Boa e Barata
Anker Soundcore 3
Peso: 505 gramas | Duração da bateria: 16.75 horas
Motivos para Comprar
- Portátil
- Durável
- Preço excelente
Motivos para Evitar
- Qualidade de som sofre em volumes mais altos
Para quem gosta de aumentar o volume da música em seu apartamento, quarto ou na hora do banho, mas não quer gastar uma fortuna, a Soundcore 3 é uma ótima opção.
Esta pequena caixinha produz sons que são exponencialmente melhores e mais altos do que os alto-falantes do seu celular ou TV. Ela é à prova d’água até 1 metro de profundidade, pode ser sincronizada com até 100 outras caixas do mesmo modelo, e tem um aplicativo para configurar o EQ, tudo por um preço muito acessível.
Esta caixa é também uma boa opção de presente, pois não é tão cara, e uma caixinha Bluetooth sempre é útil para qualquer pessoa.
Como você já deve imaginar, a Anker Soundcore 3 tem uma qualidade de áudio inferior em comparação com seus concorrentes mais caros. Ela produz um som muito alto para o tamanho dela, mas há muito chiado e distorção quando você coloca o volume no máximo.
Quando ouvimos músicas com uma presença grande de baixos notamos que o baixo tende a sobrecarregar as frequências mais sutis de médios e os agudos mais altos. Ainda assim, esta caixa é ótima para ouvir em volumes médios, dando uma pausa para fones de ouvido e permitindo que você esteja mais atento ao que está ao seu redor.
Com seu baixo preço de entrada, é difícil de errar comprando a Soundcore 3 como um presente ou uma caixinha secundária para ter em casa.
Melhor para Viajar
JBL Clip 4
Peso: 230 gramas | Duração da bateria: 10 horas
Motivos para Comprar
- Super portátil
- A prova d'água
Motivos para Evitar
- Qualidade de som ruim nos volumes mais altos
A Clip 4 da JBL causa uma confusão entre seus ouvidos e seus olhos. Os sons que saem desta pequena caixa são impressionantes, e ela é tão pequena que cabe em qualquer canto da mochila e pode ser levada para todos os lugares.
A JBL afirma que a bateria dura 10 horas, mas em nossos testes essa caixinha fez uma maratona 27 horas antes de ficar sem bateria, tornando-a uma excelente escolha para viajar.
Ela também é à prova d’água até 1 metro de submersão, e o clipe que vem embutido nela torna fácil posicionar a caixa onde você quiser, para uma melhor projeção sonora.
Por ser tão pequena e compacta, a Clip 4 sacrifica um pouco a qualidade de áudio, particularmente quando se aumenta até seu volume máximo. Quando colocada no máximo volume, esta caixa chia muito e os baixos se misturam com os médios e agudos.
Esta caixinha não tem muita potência, mas em volumes médios soa muito bem e é muito melhor do que ouvir música no seu telefone. Se neste verão você quiser levar as suas músicas com você, a Clip 4 da JBL é uma maneira acessível para tal.
Análise e Resultados
As melhores caixas de som bluetooth são pequenas e leves o suficiente para serem levadas em uma mochila, mas ao mesmo tempo devem ser barulhentas o suficiente para entreter um grupo de amigos na praia ou no parque, sem abrir mão da qualidade de audio.
Elas também precisam ter uma duração de bateria suficiente para que a festa não seja encerrada antes da hora porque a caixinha ficou sem bateria.
Assim, dividimos nossas métricas de teste em quatro categorias que se encaixam nestes ideais: qualidade sonora, volume, portabilidade e duração da bateria. Passamos dezenas de horas comparando todos esses atributos lado a lado para encontrar o melhor alto-falante para cada tipo de usuário.
Custo-Benefício
A faixa de preço das caixas de som Bluetooth varia bastante, e seu custo-benefíco depende do que você está procurando e do que você está disposto a comprometer. Por exemplo, se você prioriza qualidade do som, a Bose Soundlink Revolve+ II vale o seu preço mais alto. Ela também tem uma impressionante duração de bateria e suporte para Google Assistant e Siri.
Se você prefere opções de custo mais baixo, vai ver que modelos mais baratos ainda têm bom desempenho à prova d’água e funções úteis, mas a qualidade sonora diminui significativamente, especialmente em volumes maiores. Por exemplo, a Soundcore 3 tem uma classificação à prova d’água impressionante e pode ser sincronizada com outras Soundcores, mas ela não é ideal se você quer uma caixa para uma festa com mais do que meia dúzia de pessoas. Se você estiver procurando um equilíbrio razoável entre preço, qualidade de som, durabilidade e portabilidade, a JBL Flip 5 atinge o ponto de equilíbrio perfeito, fornecendo volume e qualidade de som suficientes para uma festa na piscina.
Qualidade do som
Embora nenhuma caixinha Bluetooth portátil seja capaz de igualar a qualidade de som de um sistema de alto-falantes home speaker, o mínimo que esperamos é um patamar de qualidade de som muito superior aos alto-falantes embutidos em seu smartphone.
Para avaliar a qualidade do som colocamos um percussionista que se preocupa com os baixos e um guitarrista que conhece bem os agudos para ouvir cada uma das caixas analisadas tocando as mesmas músicas uma após a outra.
Depois de ouvir tudo, desde a a profunda trilha sonora do filme Interstellar até o staccato do violão clássico, pontuamos cada alto-falante no baixo, agudos, claridade de som e amplitude.
O primeiro degrau em nosso pódio de testes de qualidade sonora pertence a Bose SoundLink Revolve+ II. Em nossos testes, este alto-falante produziu graves em expansão e é o único modelo que pode atingir notas altas sem sequer um traço de distorção. Esta Bose soa impressionantemente bem definida, e cada nota pode ser ouvida. Uma segunda colocada é a Sonos Roam, que também produz um som excepcional, sem clipagem. Entretanto, seu baixo não é tão potente quanto o Revolve+ II, o que deixa seu som com um pouco menos de profundidade e não tão bem arredondada.
A Bose SoundLink Color II e a Sony SRS-XB33 produzem um som excelente, mas estão um pouco abaixo das performances excepcionais obtidas pela Revolve+ II. Estes modelos estão apenas um pequeno passo abaixo em qualidade de agudos e clareza de som quando comparados com as primeiras colocadas, com algumas melodias mais complexas soando um pouco menos nítidas. Os graves da SoundLink Color são menos distorcidos, mas não tão profundos. O som do Sony SRS-XB33 é bem equilibrado em toda a faixa.
Dois dos alto-falantes superportáteis, de peso inferior a 500 gramas, conseguiram desempenhar razoavelmente bem em nossos testes de qualidade sonora, que foram a JBL Clip 4 e a UE Wonderboom 2. O baixo que estes modelos produzem é bastante semelhante, soando muito mais robusto e menos fino do que os outros modelos mais compactos que testamos. Das duas, a Clip 4 é a menor, tornando sua qualidade sonora particularmente impressionante.
Portabilidade
Se uma caixa Bluetooth for pequena e leve o suficiente para enfiar em sua mochila ou bolsa, é mais provável que você a tenha com você quando estiver em um grupo de amigos e precisar colocar um som pra animar a galera.
Nosso teste de portabilidade foi baseado em três perguntas simples:
- A caixa é muito pesada?
- Pode ficar molhada?
- Cabe facilmente em uma mochila?
As duas primeiras perguntas foram fáceis de responder com uma balança e verificando as especificações de classificação à prova d’água, dando um mergulho nelas apenas para confirmar as especificações do fabricante.
Para avaliar a facilidade de levar na mochila, nós levamos as caixinhas para vários lugares, enfiando elas em mochilas, bolsas e sacolas para sentir a facilidade com que elas se encaixavam no que estávamos carregando.
A JBL Clip 4 é o modelo mais portátil de caixa de som que já testamos. Ela pesa apenas 230 gramas na balança, e cabe na palma da sua mão. Ela também tem um mosquetão embutido, para que você possa pendurá-la facilmente na parte externa de sua mochila ou até mesmo no seu cinto. Para completar, a classificação IPX7 à prova d’água a torna a companhia perfeita para atividades ao redor de piscinas, rios e lagos. Esta classificação significa que este modelo resiste a sumersão de até um metro.
Mantendo-se fiel a seu nome, a Bose SoundLink Micro pesa 289 gramas e é uma caixinha fina e compacta. Também é completamente à prova d’água IPX7, de modo que sobreviverá mesmo se você a deixar cair dentro da piscina. A alça de borracha integrada se prende facilmente também a mochilas. Ela é mais cara, porém, e tem uma vida de bateria mais curta do que a da JBL Clip 4, o que nos faz preferir o modelo JBL.
A Wonderboom UE 2 e a UE Boom 3 são bastante portáteis e duráveis. A Wonderboom é um pouco mais portátil do que as outras duas, pesando em 422 gramas e ostentando uma impermeabilidade IPX7 também. Sua forma curta e robusta também a ajuda a desaparecer dentro de uma mochila. A Boom 3 é consideravelmente mais alta, mas a forma cilíndrica ainda a mantém bastante discreta para o transporte. É um pouco mais pesada, pesando 624 gramas, e a Boom 3 ostenta uma classificação IP67, tornando-a tanto à prova d’água (até um metro) quanto à prova de poeira.
A Tribit XSound Go pesa 380 gramas e tem classificação IPX7 total à prova d’água, o que significa que pode também sobreviver se for afundada em um metro de água. Em comparação com muitas das outras caixas, descobrimos que suas bordas arredondadas facilitam na hora de enfiar ela uma sacola já cheia de toalhas de praia molhadas.
Volume de som
Produzir som suficiente para 2 ou 3 pessoas na praia e produzir som suficiente para um churrasco com mais de 20 pessoas são tarefas bastante diferentes. Alguns alto-falantes simplesmente não serão capazes de realizar esta última.
Nós avaliamos o volume de maneira objetiva com um medidor de decibéis (decibelímetro).
Descobrimos que a maioria das caixas produzem níveis máximos em decibéis bastante parecidos, mas algumas soam incrivelmente estridentes em volumes altos enquanto outras são capazes de manter sua musicalidade.
Assim, acabamos por classificar subjetivamente o volume, ouvindo cada caixinha em esambientes de tamanhos diferentes, para ver qual conseguia preencher o ambiente com música, e qual apenas a preenchia com dissonância e chiado.
A Bose Soundlink Revolve+ II tem a maior pontuação de todos os modelos que testamos. Esta caixa não teve problemas em preencher os nossos ambientes de testes com som de qualidade e poderia produzir música em um churrasco grande no quintal sem ter que aumentar ao máximo o volume.
A JBL Flip 5, a Sony SRS-XB33 e a Sonos Roam estão entre as maiores e, consequentemente, as mais altos caixas que testamos. Todos estes três modelos conseguem prencher um grande ambiente interno com música, mantendo a boa qualidade sonora mesmo quando a música é colocada no nível mais alto.
Entre as caixinhas mais compactas e mais baratas, nós temos modelos que estão um degrau acima da qualidade dos alto-falantes do seu telefone. Testamos vários modelos que se enquadram nesta categoria, incluindo a Tribit XSound Go e a SoundCore 3. Se você quiser tocar música para algumas pessoas na beira da praia, estas caixas produzem volume suficiente, mas se a demanda for além disso, elas já começam a ficar muito limitadas.
Vida útil da bateria
Nada pode matar mais o clima de uma festa do que a música ser encerrada prematuramente. É importante você escolher uma caixa com duração suficiente de bateria para a festa toda.
Para testar a duração da bateria, colocamos cada alto-falante no mesmo nível de saída de som, que ficou em cerca de 75% de volume para a maioria dos modelos, e fizemos com que todos eles tocassem o mesmo loop de música repetidamente até a bateria morrer.
A Bose Soundlink Revolve+ II esmaga a competição na duração de bateria. A Bose afirma que a Revolve+ II dura 17 horas, mas ela durou até 34 horas em nossos testes.
A JBL Clip 4 e a JBL Flip 5 também nos surpreenderam, mantendo a música tocando durante 27 horas, quando a JBL indica uma duração de 10 e 12 horas da bateria, respectivamente, para estes dois modelos. Outro modelo que também excedeu 20 horas de vida útil da bateria com uma única carga foi a UE Boom 3.
Em seguida está a Sony SRS-XB33, que durou respeitáveis 19 horas antes de apagar. A Soundcore 3 durou 16 horas, o que repreesntou várias horas a menos do que a indicação de 24 horas do fabricante. A Tribit XSound Go durou 18,5 horas antes de entregar os pontos.
A bateria da Bose Soundlink Micro só foi capaz de tocar música durante 4,5 horas em nosso teste, o que a tornou o pior desempenho da lista. Embora seja difícil culpar uma caixinha tão pequena por ter uma vida tão curta da bateria, o tempo limitado de execução é um pouco decepcionante, especialmente quando a igualmente portátil JBL Clip 4 dura tanto tempo.
Conclusão
As caixas Bluetooth portáteis são dispositivos maravilhosos, que permitem que você e seus amigos desfrutem de ouvir música em quase qualquer lugar. Elas também são incrivelmente diversas, com centenas de modelos diferentes inundando o mercado. Esperamos que a nossa análise e resultados de testes tenham ajudado a restringir as opções que melhor satisfaçam as suas necessidades musicais.