Caixas de Som portáteis vêm em vários modelos, tamanhos e preços, então é difícil dizer que um modelo é o melhor para todas as pessoas. Mas nas nossa opinião a UE Wonderboom é a melhor opção para agradar os seus ouvidos sem esvaziar a sua carteira. Esta caixa tem um som nítido e rico, em um design compacto e bonito. Além disso, ela é a prova d’água e resistente para sobreviver as aventuras mais extremas.

1. UE Wonderboom

VER O PREÇO

A Wonderboom é agradável aos ouvidos e super resistente, e é a nossa caixa de som portátil favorita entre os modelos que custam menos de 500 reais. Esta caixinha tem uma nitidez vocal impressionante, e bastante baixo para uma caixa deste tamanho.  Com um nível de proteção IP 67, esta caixa é uma das mais resistentes entre os modelos que analisamos, sobrevivendo a uma queda de 1,5 metros e um mergulho de 1 metro na piscina – como ela boia, provavelmente a sua nunca vai mergulhar tão fundo.

O único aspecto negativo da Wonderboom é a vida útil da bateria, que dura 8 horas – uma duração adequada, mas não impressionante. Nós adoramos o design compacto da Wonderboom, que tem um desenho quase esférico.

2. JBL Xtreme 2

VER O PREÇO

Se você quer um alto falante portátil que chegue perto em qualidade do som de um mini system, mas que seja compacto e resistente para ser levado para qualquer lugar, a Xtreme 2 da JBL é a sua melhor escolha. Com um baixo amplo, volume máximo bem alto e um som nítido e limpo, a Xtreme 2 é suficiente para animar uma festa em casa.

Ela é classificada como IPX7, o que significa que ela pode mergulhar um metro na água. E além disso, esta JBL vem com uma alça resistente para você carregar ela por aí. A bateria desta caixa também impressiona: 19 horas de vida. O único porém é que esta é uma opção mais cara e bem maior do que a Wonderboom.

3. JBL Flip 5

VER O PREÇO

A JBL Flip 5 é a prova de que os melhores alto falantes portáteis não são necessariamente aqueles com os números mais impressionantes.

A JBL Flip é uma alma simples, com conexão por Bluetooth somente, e sem nenhum adicional relevante. Mas se você estiver procurando uma caixinha resistente, que tenha uma qualidade de som ótima, e você não precisa de controle de voz ou outras funções adicionais, a JBL Flip é uma boa escolha.

Graças ao bonito design e resistência IPX7 (a prova d’água) este alto falante pode ser usado tanto em ambientes externos, como piscina, ou naquele churrasco entre amigos, como dentro de casa. Uma boa caixa portátil precisa ser compacta, resistente, ter preço acessível, e o mais importante, boa qualidade de som.

Outras opções

  • A JBL Clip 3 é uma caixa resistente e compacta, mas nós não curtimos a total falta de baixo nesta caixinha. O grampo dela também não é muito útil para pendurar na maioria das coisas.
  • A UE Boom 3 tem um som ótimo e alto, e tem funções adicionais legais, mas o baixo deixa um pouco a desejar para uma caixa deste preço.
  • A Bose SoundLink Micro toca um som bem legal apra o seu tamanho, mas para a faixa de preço onde ela se encontra, ela é muito baixa no volume máximo. As caixas de som Bose tem uma qualidade fora do comum, mas para padrão Brasil estão um pouco acima da faixa de preço que consideramos aceitávle.

Guia de compras paras Caixas de som Bluetooth

Eletrônicos, e especificamente equipamentos de áudio tem uma série de detalhes. Nós vamos esclarecer tudo o que você deve procurar numa caixa de som portátil, explicando os elementos mais básicos. Lembra-se do tempo onde as pessoas costumavam se gabar de seus sistemas de som no porta malas? Essas caixas de som não vão ser tão grandes quanto, mas você ainda vai poder se vangloriar sobre a capacidade e portabilidade delas.

Como nós escolhemos nossa seleção de caixas de som portáteis?

Nós demos uma olhada em todas os elementos possíveis e imagináveis, cruzamos as avaliações dos consumidores e leitores , e nossa própria experiência pessoal. Baseados nos critérios abaixo, chegamos a nossa lista:

  • Cada especificação de qualidade de áudio;
  • Elementos do baixo (testado em todos os volumes);
  • Tamanho e peso para uso portátil;
  • Duração da bateria durante uso pessoal x informação do fabricante;
  • Capacidade a prova d’água;
  • Custo geral e valor;
  • Estética e praticidade do design;
  • Se funcionam enquanto estão sendo recarregadas;
  • Alcance geral;
  • Facilidade de conectividade;
  • Vida útil.

Nós vamos cobrir alguns desses tópicos em detalhes na nossa próxima sessão, te dando algumas ideias sobre que atributos procurar. É tudo uma questão de funcionalidade e, com eletrônicos, um pouco de charme também não faz mal.

Características para levar em conta

Qualidade de áudio – Para determinar a qualidade do áudio, é medida a relação entre som e barulho, usando uma escala de 1 a 100 (em decibéis). Esta é a forma mais simples de mostrar a qualidade de áudio para os consumidores, porque de fato isso é medido: a potência do som que sai do aparelho, (o nível *SPL), é testada e capturada a 1 metro de distância. Basicamente, uma relação 90-100 indica ultra alta qualidade de áudio.

*Nível SPL (Sound Pressure Level – Nível de Pressão do Som, que determina a potência da onda sonora.

Carregador USB – A bateria da maioria desses aparelhos vai durar mais que do seu telefone celular. Ter a opção de carregar o seu telefone na própria caixa enquanto você deixa a música tocando é sempre um recurso bem útil.

Volume do som – Volume maior nem sempre significa melhor som. O que interessa é a qualidade do áudio correspondente a um nível de volume. Se você tem um áudio de alta qualidade, você será capaz de aumentar seu volume e ainda aproveitar um som puro e limpo. Se você for dar uma festa, um limite mais alto para o volume é definitivamente necessário.

Duração da bateria – Ninguém nunca ouviu falar de uma boa festa que durou apenas por 2 horas. A duração da bateria interessa imensamente, mas se você esquecer de carrega-la, é legal que a caixa tenha a capacidade de funcionar enquanto você carrega a bateria.

Tamanho – Hoje em dia, não é o tamanho do equipamento de áudio que interessa, é a capacidade. Tamanho é baseado em preferência, e no quanto você está disposto a carregar por ai. A maioria das caixas de som portáteis vão pesar entre 1/2 e 1 quilo, raramente mais que isso. Você pode querer levar a sua caixa de som bluetooth para fazer um som  num acampamento, por exemplo, por isso o peso menor é melhor para todo mundo.

A prova d’água – As melhores coisas da vida são a prova d’água. Você pode usá-las no seu banheiro enquanto você está tomando banho, ou tê-la com você ao lado da piscina, sem se preocupar se água espirra nela (tendo em mente que elas não são feitas para ficarem embaixo da água). Existe uma classificação de segurança sobre isolamento interno (IPX), que nós vamos discutir mais adiante no guia.

Design – Duas palavras ditam como nós organizamos e testamos produtos aqui na Melhor Pro: funcionalidade e design. Se você está comprando um aparelho altamente funcional,  que vale o preço que você está pagando, você não vai querer um produto feio. Nós colocamos o design na nossa lista de prioridades e você também deveria.

Alcance Wireless (sem fio)– Sua caixa de som tem que ir onde a festa estiver. A maior parte das caixas de som funcionam a uma ótima distância de seu aparelho, mas se você não quer sacrificar acesso ao seu telefone (especialmente se você está usando um serviço de streaming ou Youtube, onde se você sair do aplicativo a música para), você vai precisar de um alcance mais alto.

Se você quiser conectar sua caixa de som ao seu computador ou notebook que está dentro de casa, enquanto você usa a caixa do lado externo, pode ser uma opção viável, mas tudo isso vai depender de um sinal forte e confiável e também do alcance wireless.

Preço – Preço é um fator em tudo que você faz. Ao optar por uma caixa de som portátil invés de um grande sistema de som, você vai acabar economizando um bom dinheiro, todos nós concordamos com isso. Nós temos uma seleção diversa de preços bastante na nossa lista, cada um com seus próprios benefícios. Nós acreditamos que você terá um produto de acordo com o que você pagou por ele.

Perguntas Frequentes

Porque você precisa de uma caixa de som portátil bluetooth?

Todo mundo gosta de música, ela mantém a festa viva, seu humor melhor e um ambiente confortável numa festa. Essas são apenas das ocasiões e localizações que nós usamos essas caixas de som portáteis com Bluetooth, para te dar um pouco de inspiração e um objetivo para a sua compra.

Viagens na natureza – Mesmo que você queira, você não caminha o tempo todo durante a viagem. Quando chega a hora de descansar e montar a barraca para passar a noite, é hora de colocar uma música calma e apenas apreciar seu dia livre de estresse, na natureza. Se você estiver acampando com a sua esposa/esposo, também é a maneira perfeita para criar uma atmosfera e reavivar a conexão perdida.

Próximo a piscina – Descansando ou fazendo voltas olímpicas, a música pode ajudar a te motivar, ou simplesmente te fazer relaxar enquanto você pega um bronzeado. Quem disse que você não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo?

Academia – Caso você ainda não saiba, nós somos a favor que você tenha seu próprio equipamento de ginástica em casa, e que crie o ambiente perfeito para se exercitar. Colocar música que te inspire, que te motive, pode ajudar a manter a sua mente focada quando você está tentando ganhar o abdômen perfeito. Olho do Tigre, mais alguém gosta? (Olho do Tigre é a música tema do filme Rocky III, gravado pela banda Survivor)

Elas também funcionam perfeitamente para manter seus churrascos animados até a noite. O silencio é o assassino silencioso das festas, seja uma festa num apartamento, numa casa, ou apenas grelhando alguma coisa na churrasqueira enquanto o sol se põe.

Como pairar e conectar a sua caixa ao seu telefone?

Tecnicamente, você estará conectando a caixa de som com o seu aparelho. Primeiramente você tem que tornar o aparelho disponível para conexão Bluetooth. Depois você vai para a configuração de bluetooth e, a menos que você more num prédio com muita gente, você não vai ter problemas em localizar o nome da sua caixa de som.

Apenas para ter certeza, olhe o papel que vem dentro da sua caixa de som, e encontre o número de identificação dela, para localizar com precisão onde está sua caixa de som na lista de opções, quando você ligar o seu bluetooth.

As instruções talvez apareçam na tela, dependendo de qual marca de smartphone você tem. Algumas delas (nenhuma da nossa lista) pode optar para que você registre o produto nesse momento. Você vai combinar o seu aparelho bluetooth com a caixa de som (a qual está esperando para receber um sinal). Você irá receber uma notificação audível, mostrando que você teve sucesso.

A caixa de som drena a bateria do seu celular mais rápido quando está conectada por bluetooth?

R: Se o seu celular ou tablet tiver a opção de travar a tela, mantenha ela travada enquanto a música está tocando. Ele vai usar a mesma quantidade de bateria que usaria se você estivesse usando um fone de ouvido sem fio. Em geral, se você ouvir música no seu celular ou tablet através do seu próprio som, isso vai consumir um pouco menos de bateria que usar o receptor de bluetooth, porque ele precisa de energia para operar. Se o bluetooth estiver ligado, ele vai precisar de um pouco mais de bateria, fim.

Entender como funciona a classificação do Grau de Proteção (IP) para impermeabilidade é ótimo, mas também é bom saber exatamente o que cada nível de impermeabilidade pode aguentar. Existem diferentes níveis, medidos em IP, como mostrado abaixo:

  • IP 0: Você não vai ver isso sendo mostrado em propagandas ou pelos fabricantes, porque isso significa proteção absolutamente zero da água. Seu aparelho será danificado e possivelmente destruído.
  • IP 1: Proteção de gotas de água, não chuva, por 5 minutos.
  • IP 2: Capaz de aguentar um pequeno gotejamento de água, precisando ser secado imediatamente.
  • IP 3: Desde que a sua caixa de som esteja de pé, ela vai aguentar alguns respingos de água por 1 minuto ou 2.
  • IP 4: Protege contra 1 ou 2 leves esguichos de água, por não mais que 3 minutos.
  • IP 5: Suporta uma mínima quantidade de água sendo borrifada, por um curto período de tempo.
  • IP 6: Suporta uma leve borrifada de água por pouco tempo.
  • IP 7: Em média, seu aparelho irá durar entre 30 minutos, quando submerso entre 60 e 90 centímetros.
  • IP 8: O Ip 8 precisa ser confirmado nas espescíficações do fabricante o nível de resistência. Geralmente, você terá uma caixa que pode ser submersa a uma certa profundidade, mas apenas por alguns minutos.