Seja quando você quer adicionar mais memória no seu smartphone, ou para usar de cartão de memória na sua câmera, ou no seu videogame, os cartões microSD estão nos mais variados aparelhos eletrônicos.

Depois de uma semana de pesquisa e testes, nós determinamos que o Samsung Evo Plus de 128 GB é o melhor cartão microSD para a maioria das pessoas que desejam gravar filmes em 4K. Se você vai utilizar o cartão para outros usos, o SanDisk Ultra 128Gb é a nossa escolha Custo x Benefício. Veja abaixo as nossas escolhas.

1. Samsung Evo Plus 128GB

VER O PREÇO

Rápido e mais barato que outras opções, este cartão é a melhor opção entre todas as analisadas. Este cartão tem a velocidade aleatória mais rápida entre todos nesta faixa de preço, fazendo dele uma opção ideal para guardar e rodar aplicativos no seu telefone ou tablete. Além disso, o Evo Select transfere arquivos rapidamente e grava vídeo em 4K nas câmeras, graças às suas rápidas velocidades de leitura e escrita. É a opção com maior custo x benefício que você pode comprar.

O Evo Select é um cartão classe 10, U3 – este foi um dos cartões mais rápidos que testamos. Se você quer um cartão para gravar vídeos em 4K, seja em uma GoPro ou em qualquer outro dispositivo, você precisa de um cartão U3. Se não for o caso, e você quiser economizar, confira nossa opção Custo x Benefício abaixo.

2. Sandisk Ultra 128GB

VER O PREÇO

O SanDisk Ultra é o cartão microSD mais vendido no Brasil. A razão é simples: ele é mais barato do que as opções listadas acima. A velocidade de leitura do SanDisk é a mesma da nossa opção favorita, o Evo Select, da Samsung. Porém, a grande diferença está na velocidade de escrita. O SanDisk Ultra é classe U1, enquanto o Evo Select é classe U3. Com o cartão SanDisk você não pode gravar vídeos 4K em algo como uma GoPro.

Para quem então recomendamos o Sandisk Ultra? Se você for usar o seu microSD para qualquer coisa que não seja gravar vídeos em 4K, o Sandisk Ultra vai ser uma opção mais econômica do que outras opções. Se você vai usar apenas para gravar vídeos em HD padrão, ou tirar fotos com uma câmera DSLR, o Sandisk Ultra é um ótimo custo x benefício.

3. SanDisk Extreme Pro 64GB

VER O PREÇO

O SanDisk Extreme Pro é tão rápido quanto o Evo Select, mas normalmente ele custa mais caro. Compre esta opção se o Evo Select não estiver disponível, ou estiver mais caro. Tanto o Sandisk Extreme Pro quanto o Evo Select foram os cartões mais rápidos que testamos. Você não precisa pagar mais em opções mais caras, se um deles estiver disponível.

Se você estiver comprando o cartão para instalar na câmera de ação GoPro, o Sandisk Extreme é a melhor opção, recomendada pela própria GoPro, no seu site oficial.

O Sandisk Extreme tem um ótimo equilíbrio entre performance e capacidade de memória, e um bom preço para um cartão deste nível. Além de vídeo em 4K, este cartão é ótimo para gravação em time-lapse e vídeos de longa duração.

Este cartão tem proteção contra choque, água e raio-X (até raio-X). A SanDisk é uma marca confiável que nós usamos e confiamos, e a série Extreme (tanto a tradicional quanto a Pro) apresenta ótimos produtos.

Quem deveria comprar

Se você quer adicionar mais memória no seu telefone, tablete, laptop, câmera fotográfica, ou console de videogame, a maioria destes equipamentos utiliza um cartão microSD. Antes de você comprar, confirme que o seu dispositivo é compatível com microSD. Muitos smartphones não têm suporte para cartão, tendo apenas memória interna.

Se você já tiver um microSD que funciona, não precisa trocar só porque existem modelos mais novos no mercado. Não existe nenhuma grande vantagem de velocidade nas opções mais novas, e se o seu cartão funciona bem, continue com ele. Porém, se você estiver com problemas de velocidade, ou não consegue filmar em HD ou 4K, porque o seu cartão é muito lento, é hora de fazer um upgrade.

Todos os cartões microSD vêm com um adaptador para serem utilizados como cartão SD grande. Mas utilizar um microSD no lugar de um SD não é uma boa ideia. Apesar de que os microSD estão cada vez mais rápidos, os cartões SD tradicionais ainda são muito mais rápido, então se a entrada for para cartão SD, use um cartão SD.

Tipo de Cartão e Capacidade

Quando se trata do tipo de cartão microSD, existem 2: SD HC e SDXC. A única diferença entre eles é quanta memória de armazenagem cada um oferece Os cartões SDHC oferecem só até 32GB, enquanto a tecnologia mais nova SDXC trabalha de 64GB até 2TB.

Alguns dispositivos mais antigos, como a GoPro Hero4 e o Nintendo 3DS só aceitam os cartões SDHC, de 32GB ou menos. Confira no manual do seu produto qual cartão utilizar. De modo geral, quanto mais capacidade melhor, e dependo do uso, velocidade também é importante.

Classe de velocidade

Aqui é onde as coisas ficam mais complicadas. Os MicroSD são medidos em 6 classes de velocidade: 2, 4,  6, 10, U1 E U3. A classe diz respeito a velocidade de escrita do cartão. Classe 2 = 2MB/s e assim por diante. Os U1 suportam a partir de 10MB/s e os U3 a partir de 30MB/s.

A maioria dos modelos que você encontra a venda hoje suportam velocidades Classe 10 ou maior. Porém, você vai ver alguns cartões que são ambos classe 10 e U1 ou U3. Estes cartões utilizam velocidade UHS (Ultraspeed) em dispositivos compatíveis, e baixam para a velocidade Classe 10 nos dispositivos mais antigos.

Os cartões mais novos também são vendidos com uma referência de UHS-I e UHS-II. Isto é uma referência a velocidade de barramento e não deve ser confundida com as velocidades de escrita listadas acima. Cartões UHS-I tem uma velocidade máxima de 104 MB/s, enquanto os UHS-II tem uma velocidade máxima de 312 MB/s – comparado com uma velocidade máxima de 25 MB/s de cartões que não são UHS.

O último fator dos cartões microSD é a velocidade de vídeo, que é designada por um V, seguido de um número, que representa a velocidade de escrita de arquivos de vídeo, em MB/s. Por exemplo, um cartão V30 vai escrever vídeos com no mínimo 30MB/s. As classes de Video Speed são: V6, V10, V30, V60 e V90.

Para vídeos 4K, teoricamente um cartão V10 já funcionaria, mas você idealmente vai querer um V30. Se quiser gravar apenas em Full HD, os cartões V10 já funcionam. Os modelos que indicamos neste review são todos V30 ou mais.

 – Vini Costa