A próxima geração de consoles vai chegar este ano, então este não é o melhor momento para comprar um videogame novo se você quer ter o melhor e a última geração. Mas se você está buscando um bom custo x benefício, os preços do PS4 e do Xbox One estão interessantes, e você vai poder jogar uma biblioteca de quase 10 anos de games fantásticos e baratos.

1. Playstation 4

VER O PREÇO

Uma biblioteca imensa de jogos exclusivos faz do PS4 uma opção fantástica, independente do que você gostar de jogar. Além disso, ele é o único console que tem suporte para realidade virtual. E para finalizar, o PS4 tem o nosso controle favorito entre todos os videogames. O serviço de assinatura PlayStation Plus é equivalente ao Xbox Live Gold, sendo necessário para jogar online, e vindo incluso com 2 games gratuitos mensais.

Para a grande maioria das pessoas, a versão padrão do console é melhor do que o PS4 Pro. Se você quer pagar mais, vale mais a pena esperar o PS5 sair do que comprar o PS 4 Pro.

O PS4 e o Xbox são bem similares, tendo a maioria dos jogos em comum –  as franquias populares como Call of Duty, Destiny e Fifa estão presentes nos 2 videogames. Porém, cada um dos consoles tem seu conjunto de títulos exclusivos, que não estão disponíveis em outros consoles.

O PS4 tem mais títulos exclusivos do que o Xbox One, incluindo God of War, a série Uncharted, Bloodborne, Spider Man e Shadow of the Colossus. A maioria deles está disponível apenas no PS4, diferente dos títulos do Xbox que você pode jogar no PC também.

Se você pretende jogar online, pegue o mesmo console dos seus amigos, porque a Sony normalmente não dá suporte para cross-platform no multiplayer. O serviço multiplayer é o PlayStation Plus, e custa em torno de 150 reais por ano, dando acesso a 2 jogos gratuitos por mês (raramente são jogos ótimos, mas alguns títulos são bons).

Diferente do Xbox, o PS4 deixa você explorar a realidade virtual. O PlayStation VR é um dos nossos sistemas favoritos de VR, e nele você pode jogar a versão VR de games como Elder Scrolls V e Resident Evil 7.

++ Melhor Headset para PS4

Xbox One S

VER O PREÇO

Se você quer um console que tenha compatibilidade com 4K, e você gosta dos jogos originais da Microsoft, como Halo e Gears of War, ou você tem uma biblioteca de games mais antigos de Xbox, comprar um Xbox One S é uma boa opção. Mas se você quer jogar os lançamentos dos próximos anos, e ter o videogame com os melhores gráficos, espere pelo Xbox Series X. O Series X vai ter compatibilidade com todos os jogos do Xbox One.

Em termos de títulos exclusivos, o Xbox não tem a mesma quantidade do PS4, mas tem alguns bem interessantes, como Sea of Thieves, Ori and the Will of the Wisps e Gears 5, além da série Halo. Mas a grande maioria destes jogos estão disponíveis para PC também.

O Xbox One S também requer uma anualidade na Xbox Live Gold para jogar online, que tem a mesma faixa de preço da assinatura do Playstation. Assim no a PS Plus, a Live Gold dá direito a 2 jogos gratuitos por mês, que você perde acesso se deixar de pagar a assinatura. Mesma sem a assinatura, no Xbox você ainda tem todos os updates e pode salvar seus saves na nuvem.

Se você já tem um Xbox 360, e tem vários jogos, este pode ser o principal motivo para comprar um Xbox One, já que pode jogar todos os jogos antigos nele. Você pode baixar o jogo do disco, e guardar ele no HD do Xbox One.

O Xbox One S tem um serviço de assinatura chamado Game Pass, onde você tem acesso a uma biblioteca de games da geração atual e games mais antigos, inclusive títulos recém lançados, como o Gears 5. Neste sentido a Microsoft é superior a Sony: O Playstation Now, que é a assinatura da Sony equivalente ao Game Pass, raramente ganha títulos recém lançados, e não vale tanto a pena quanto o Game Pass.

++ Headsets para Xbox One

Nintendo Switch

VER O PREÇO

Diferente do Xbox e do PS4, o Nintendo Switch não tenta ser a central de entretenimento da sua sala de estar. Ele não faz nada em 4K, e não oferece muitos apps de streaming. Mas ele faz aquilo que a Nintendo faz de melhor desde que o primeiro Nintendo foi lançado: produz excelentes jogos, que podem ser jogados por toda a família, e que tem uma originalidade que não consegue ser copiada por games em outras plataformas. Franquias como Super Mário, Zelda e Pokemón são exclusivas do Nintendo Switch, e são uma ótima razão para você compra um Switch.

A grande desvantagem do console da Nintendo no Brasil, é que parece que os gamers brasileiros foram abandonados pela empresa. O valor do console no Brasil está muito acima do preço do PS4 e do Xbox, e ele não é encontrado à venda em muitos lugares. 

O Nintendo Switch é tanto um console tradicional, como o PS4, como também é um portátil. Ele é um pequeno tablet, com controles nos lados, e você pode jogar tanto como um tablet como conectado na TV. O Switch não tem a mesma capacidade de processamento do PS4 ou do Xbox One S, mas a portabilidade e os games exclusivos da Nintendo fazem dele um videogame como nenhum outro.

Agora é a hora de comprar?

Tanto a Microsoft quanto a Sony planejam lançar este ano a sua próxima geração de consoles, o PlayStation 5 e o Xbox Series X – isso vai acontecer provavelmente entre novembro e dezembro, para pegar as vendas de Natal. Ambos os videogames vão representar um considerável upgrade em capacidade de processamento e vídeo na comparação com os modelos atuais, com suporte amplo para gráficos 4K e menos tempo na tela de carregando, graças ao uso de SSDs. Se você se importa com gráficos, ou quer jogar os últimos lançamentos, quando eles saírem nos próximos 5 anos, agora não é a hora de comprar um console – é melhor esperar pela nova geração. Se você quiser esperar, ambos os consoles vão ter compatibilidade com os títulos atuais.

Porém, como sempre, no Brasil os novos consoles não vão custar pouco. Com o dólar nas alturas, dificilmente teremos o PS5 e o Xbox Series X por muito menos do que R$5.000,00 no lançamento. Se você estiver com o orçamento apertado, e não se importar em ter um console de última geração, comprar um PS4 ou um Xbox One ainda pode render muitos anos para explorar os ótimos games desenvolvidos nos últimos 10 anos.

 – Vini Costa