O isolamento de ruído é a capacidade dos fones de ouvido de bloquear ruídos ambiente de forma passiva e/ou ativa.
O isolamento passivo é uma contribuição física para o isolamento e depende do design do fone de ouvido. Tipicamente, mais acolchoamento nas conchas ou nos intra-auriculares, resulta em melhor isolamento passivo.
O cancelamento ativo refere-se à tecnologia de cancelamento de ruído que aprimora o isolamento anulando sons que vazam para dentro dos fones. Fones bem isolados proporcionam uma experiência de audição livre de ruído, mesmo em ambientes barulhentos ou durante deslocamentos agitados.
Para o desempenho de cancelamento de ruído, avaliamos a atenuação total, e separada por atenuação de grave, médio e agudo.
Se você frequentemente está em ambientes barulhentos, um par de fones bem isolado manterá o ruído ambiente de distraí-lo da sua experiência de audição.
Embora ouvir em volumes altos naturalmente supere ruídos ambiente de amplitudes menores, mais isolamento ativo e passivo é necessário em volumes mais baixos, ou se os fones são simplesmente usados para bloquear som para facilitar o foco.
Um isolamento ruim pode ser uma questão significativa, dependendo da intensidade do seu ambiente. Deslocamentos urbanos e viagens internacionais são exemplos de quando você pode precisar de um bom isolamento de ruído.
A atenuação geral é calculada pela média da quantidade de redução de ruído em toda a faixa (20Hz-20kHz). No entanto, este número não é contado para a pontuação de isolamento de ruído, já que alguns fones intra-auriculares podem obter números gerais muito altos isolando extremamente bem na faixa dos agudos, mesmo que o isolamento de graves e médios possa ser medíocre, na melhor das hipóteses. Por exemplo, o Jaybird X2 tem um valor de atenuação geral melhor do que o Bose QuietControl 30. Mas na vida real, o Bose QuietControl proporciona melhor isolamento. Portanto, apenas os valores de Graves/Médios/Agudos são contados para a pontuação de isolamento de ruído, já que a distribuição de pontuação/peso pode ser ajustada de uma maneira que tornaria as pontuações de isolamento de ruído mais relevantes perceptivamente.
Atenuar as frequências graves é um dos aspectos mais difíceis do isolamento de ruído. Geralmente, apenas os fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído são capazes de alcançar bons resultados nesta faixa. Alguns fones fechados passivos (sem ANC) conseguem alcançar resultados decentes na faixa dos graves também, ou mesmo melhores, em alguns casos, do que alguns fones com ANC ativo que tem desempenho intermediário. Mas em geral os fones sem cancelamento ativo não isolarão bem nesta faixa.
Fones abertos e semiabertos geralmente não conseguem criar nenhum isolamento significativo na faixa média. Alguns dos fones fechados passivos que melhor isolam são capazes de alcançar resultados decentes, mas como na faixa dos graves, apenas bons fones com ANC e alguns fones intra-auriculares passivos são capazes de alcançar bom isolamento.
Todos os fones, independentemente do tipo, têm impacto no isolamento da faixa de agudos. No entanto, apenas fones que são closed-back e que tenham um encaixe/vedação adequados são capazes de alcançar bons resultados nesta faixa. O cancelamento ativo de ruído não é um fator na faixa dos agudos, já que nenhum dos fones que medimos até agora isola ativamente na faixa dos agudos e eles usam suas conchas (ou ponteiras no caso dos intra-auriculares) para isolar passivamente. Como regra geral, e dado um encaixe/vedação adequado, os fones intra-auriculares fechados têm o melhor isolamento nos agudos e os fones over-ear fechados ficam em segundo lugar.