A maioria dos fones de ouvido disponíveis hoje, sejam com fio ou Bluetooth, vêm com um microfone para fazer chamadas e enviar mensagens de voz. Há também headsets de jogos, geralmente com microfones boom, que são feitos especificamente para jogos e, portanto, tendem a ter um design de microfone de maior qualidade.
Nossas análises de microfones de fones de ouvido são divididas em duas seções: qualidade de gravação e tratamento de ruído. A qualidade de gravação diz respeito ao desempenho dos microfones e à qualidade da fala quando usados em um ambiente ideal (silencioso). O tratamento de ruído testa o microfone em um ambiente barulhento para ver o quão bem ele separa a fala do ruído e quais efeitos um ambiente barulhento tem na transmissão e inteligibilidade da fala.
O que é: A seção do microfone mostra a qualidade da captura e transmissão da fala pelo microfone, bem como quão bem o microfone testado lida com ambientes ruidosos.
Quando importa: Para que sua fala seja transmitida e adequadamente compreendida pelo ouvinte, o microfone precisa ter uma boa qualidade de gravação. Se o ambiente no qual o microfone está sendo usado é barulhento, um microfone com um bom desempenho no tratamento de ruído também seria necessário.
O que é: A qualidade de gravação do microfone mostra o quão natural, neutra, estendida e compreensível seria a fala com o dispositivo sendo testado, em um ambiente silencioso.
Quando importa: Um microfone com boa qualidade de gravação garante que a pessoa que está ouvindo você escutará uma fala completa, clara e facilmente compreensível. Portanto, é importante sempre que uma boa qualidade de transmissão e inteligibilidade da fala for necessária.
A avaliação de qualidade de gravação inclui extensão de baixa frequência (LFE), desvio padrão de resposta em frequência (FR. Std. Dev.), extensão de alta frequência (HFE), distorção harmônica (Weighted THD) e ganho.
Como regra geral, headsets gamers e fones de ouvido sem fio com conexão sem fio proprietária e dedicada têm a maior qualidade de gravação. Isso se deve à proximidade do microfone com a fonte (boca) e à faixa operacional de banda larga desses headsets. Por outro lado, fones de ouvido Bluetooth com microfones embutidos ou tendem a ter uma pior qualidade de gravação devido à distância do microfone da fonte, bem como uma faixa operacional limitada do protocolo Bluetooth (limitada a aproximadamente 3,5 kHz).
O importante aqui é a diferença de nível entre a fala e o ruído de fundo, conforme ouvido pelo ouvinte. Se o microfone for usado em um ambiente barulhento, é importante que ele seja capaz de separar a fala do ruído de fundo, para que a voz seja facilmente audível e compreensível.
Novamente, os headsets com microfone boom tendem a ter melhor desempenho, já que quanto mais próximo o microfone da fonte (boca), maior será a relação entre o nível da fala e o ruído de fundo capturado pelo microfone. Inversamente, quanto mais distante o microfone da boca (como no caso de microfones embutidos), menor será a relação entre o nível da fala e o ruído de fundo.
O que é: A extensão de baixa frequência mostra o quão profunda é a resposta de graves do microfone e, portanto, o quão profunda e cheia sua voz soaria para o ouvinte. É a frequência mais baixa na qual a resposta em frequência atinge -3dB da resposta alvo.
Quando importa: A extensão de baixa frequência não é um grande fator na inteligibilidade da fala, e mesmo a fala gravada com um microfone que tem uma extensão de baixa frequência de 500Hz ainda poderia ser facilmente compreendida. Portanto, é importante principalmente se você se preocupa com o quão profunda e cheia sua voz seria ouvida.
A extensão de baixa frequência é a frequência mais baixa na qual a resposta do microfone atinge -3dB da nossa resposta alvo. Ela pode ser considerada uma métrica de quão profunda e cheia a gravação de voz será com o microfone. Quanto menor a extensão de baixa frequência melhor, no entanto, valores abaixo de 150Hz devem ser considerados bons. Deve-se também observar que a extensão de baixa frequência tem muito pouco efeito na inteligibilidade da fala, e mesmo um microfone com uma extensão de baixa frequência de 500Hz ainda poderia ser muito bem compreendido (embora soará muito fino).
O que é: O desvio padrão da resposta em frequência mostra o quão precisamente e equilibradamente o som é capturado pelo microfone em cada frequência. O FR Std. Dev. é calculado entre a extensão de baixa frequência e a extensão de alta frequência, e o restante do espectro é ignorado.
Quando importa: Uma boa resposta em frequência é desejada quando uma qualidade de fala natural e neutra é desejada. Ao contrário da extensão de alta frequência, que é mais uma métrica para inteligibilidade da fala, a resposta em frequência pode ser considerada uma métrica para um som natural e neutro.
A resposta em frequência é calculada entre a extensão de baixa frequência e a extensão de alta frequência, ignorando o restante do espectro. Ela é pontuada calculando a quantidade de desvio entre a resposta do microfone e nossa resposta alvo. O desvio padrão da FR pode ser considerado uma métrica para a neutralidade e equilíbrio espectral da fala gravada. Os efeitos da FR na inteligibilidade da fala são maiores que a extensão de alta frequência, mas menos consequentes que a extensão de baixa frequência.