Se você está procurando por fones de ouvido para estúdio, há várias opções que podem elevar a produção ao próximo nível. Para gravações ao vivo, fones de ouvido fechados como o Audio-Technica ATH-M50x são ideais, já que bloqueiam ruídos de fundo permitindo monitorar a gravação sem vazamentos de som para o microfone. Para mixagem, muitos preferem os fones de ouvido abertos, como o Sennheiser HD 800 S, por serem mais confortáveis e proporcionarem uma experiência sonora mais imersiva e natural.
Nós avaliamos 74 fones de ouvido no MelhorPro e abaixo estão os melhores fones para estúdio, mixagem de som e gravações em nossa opinião.
Os melhores fones de estúdio com design fechado que testamos são os Audio-Technica ATH-M50x. Fones fechados são adequados para gravar áudio, pois seu design ajuda a bloquear algum ruído de fundo, então você ainda pode monitorar seu áudio sem desconectar completamente do que está acontecendo ao seu redor. Eles também vazam menos áudio do que os modelos abertos, o que é ótimo para sessões ao vivo. No entanto, ainda vazam um pouco de áudio em volumes altos, então talvez não sejam os melhores para situações de gravação extremamente sensíveis a ruídos. Embora isso provavelmente seja aceitável se você estiver monitorando uma sessão de gravação de um ambiente separado, pode ser um problema se você estiver gravando você mesmo.
Esses populares fones over-ear com fio são bem conhecidos na comunidade de gravação. Apesar de seu preço relativamente baixo, eles oferecem incrível custo-benefício e são surpreendentemente bem construídos e duráveis. Eles também vêm com três opções diferentes de cabos, incluindo um enrolado que pode se estender até 3 metros para você se movimentar livremente pelo estúdio. Eles são confortáveis e suas conchas podem girar.
Para uma opção mais em conta, experimente os Sony MDR-7506. Esses fones over-ear retrô se tornaram um item básico nos estúdios graças ao seu som bem balanceado e design fechado, que ajuda a diminuir o risco de seu áudio vazar para a gravação. Embora tenham um toque a mais de graves em seu som, isso não ofusca vocais e instrumentos principais, já que a faixa média é muito plana. Eles também entregam áudio consistentemente em várias posições na cabeça e têm um desempenho decente de vazamento, o que é bom se você estiver monitorando áudio em um volume razoável. Infelizmente, eles têm dificuldade para bloquear ruídos ambientes como conversas ao fundo.
O cabo de áudio enrolado ajuda a evitar emaranhados se você gosta de se movimentar pelo estúdio. No entanto, os fabricantes tendem a fazer cortes na qualidade de construção nessa faixa de preço. Ao contrário dos mais caros Audio-Technica ATH-M50x, o cabo de áudio dos fones Sony não é removível, então se ele for danificado, você precisará substituir o fone inteiro. Sua construção também parece plástica e barata, então eles podem fazer rangidos quando você os coloca na cabeça. Porém, se você aceita sua construção inferior ao M50x, eles oferecem um som bem balanceado adequado para gravação.
Se você está com um orçamento apertado ou precisa de vários fones e quer uma opção acessível, vale a pena considerar os Audio-Technica ATH-M20X. Esses fones não são tão bem construídos quanto os Sony MDR-7506, mas oferecem um bom som a um preço mais baixo. Eles se parecem com os Audio-Technica ATH-M50x, porém têm um design mais plástico, com estrutura metálica mais fina e cabos expostos.
O som deles carece um pouco de graves profundos para fones fechados, mas oferecem uma resposta de médios plana e neutra, que reproduz vozes e instrumentos de forma clara e precisa. No entanto, seu significativo corte nos agudos faz com que frequências altas como pratos fiquem abafados e chiados. Ainda assim, eles têm uma entrega de áudio consistente, então é mais provável que você ouça o mesmo som em várias colocações, e eles têm um ajuste razoavelmente confortável para longas horas no estúdio.
O melhor fone aberto para estúdio que testamos foi o HiFiMan Edition XS. Eles usam drivers planos magnéticos para ajudá-los a criar um palco sonoro imersivo, aberto e natural, bem adequado para mixagem e masterização. Ainda assim, seu desempenho é similar aos modelos mais caros da HiFiMan, se você quiser magnéticos-planos mais acessíveis. Eles têm um perfil sonoro neutro que os torna adequados para vários gêneros. Carecem de graves profundos, como todos os fones abertos, mas o resto da faixa está bem balanceado, então seu áudio tem impacto. Vozes e instrumentos soam claros, detalhados e brilhantes.
A qualidade de construção deles é um pouco questionável devido ao uso intensivo de plástico e dobradiças frágeis. No entanto, de modo geral, é difícil competir com o perfil de som equilibrado do HifiMan Edition XS.
Os fones de estúdio abertos com melhor custo-benefício que testamos são os Beyerdynamic DT 990 PRO. Esses fones usam drivers dinâmicos, que é mais comum em modelos mais baratos. Eles não criam um palco sonoro passivo tão espaçoso ou natural quanto os HiFiMan Edition XS, mas por outro lado, entregam mais graves no geral, então sua música vai ter mais impacto e calor. O perfil de som deles é mais animado do que neutro, o que é versátil, mas pode não agradar quem procura uma resposta mais precisa. Instrumentos e vocais soam brilhantes, mas também podem ficar ligeiramente estridentes.
Eles são mais pesados que os HiFiMan, mas têm um ajuste confortável para a maioria das pessoas. Possuem ótima qualidade de construção no geral, mas o cabo de áudio não é removível, então você precisa substituir ou reparar os fones se eles forem danificados. Se você também estiver considerando fones fechados, os Beyerdynamic DT 900 PRO X são igualmente bem construídos, confortáveis e têm cabo de áudio removível. O som deles é menos grave, mas têm uma resposta de agudos subenfatizada, então instrumentos e vocais soam um pouco abafados.
Os Superlux HD 681 são os melhores fones de estúdio com um preço mais acessível que testamos. Nessa faixa de preço, existem poucas opções de fones abertos. Muitos deles, incluindo o Superlux, têm uma construção frágil e plástica e não parecem muito duráveis. No entanto, esses over-ears valem a pena serem considerados se você aceita comprometer um pouco de qualidade para pagar menos. Eles têm um design semi-aberto, que vaza menos áudio do que a maioria dos fones abertos. Isso também ajuda a criar um palco sonoro passivo mais imersivo e espaçoso do que a maioria dos fones fechados. Porém, é menos espaçoso do que os fones verdadeiramente abertos como os Beyerdynamic DT 990 PRO.
Eles são confortáveis e têm um perfil de som relativamente neutro, então são adequados para a maioria dos gêneros e tipos de conteúdo. Eles têm uma resposta de médios plana, garantindo que vocais e instrumentos principais sejam precisos e claros. Embora os agudos levemente superenfatizados lhes deem um som um pouco agressivo, alguns podem preferir isso para trabalhos de estúdio porque ajuda a realçar detalhes e enfatizar as imperfeições das faixas. Usuários com cabelos grossos ou óculos podem experimentar uma queda nos graves, o que pode quebrar a vedação das conchas em suas cabeças.
Na tabela abaixo estão todos os fones de ouvido com perfil mais neutro e de alta qualidade que testamos, se você quiser escolher outras opções.