Entrar em uma casa escura me incomoda bastante. Embora a minha mulher ficaria feliz em resolver este problema deixando as luzes acesas dia e noite, isso é completamente desnecessário: a iluminação inteligente existe precisamente para este fim.

Montar sua casa com luzes inteligentes pode resolver uma série de problemas. Entretanto, como existem vários tipos de dispositivos que você pode escolher entre lâmpadas, interruptores e plugs adicionais, pode ser difícil saber por onde começar. Quando você escolhe um desses dispositivos em vez do outro?

Todos os dispositivos de iluminação inteligentes permitem que você os controle a partir de seu smartphone, e você pode configurá-los para funcionar como os antigos temporizadores de iluminação, mas eles podem fazer muito mais.

Você pode controlar grupos inteiros de luzes de uma vez, configurá-los para ligar e desligar no horário que anoitece e programá-los para responder a outros dispositivos inteligentes, tais como sensores de movimento ou câmeras de segurança. Mas cada tipo de dispositivo tem uma. Vejamos o que funciona melhor para o seu caso.

Quando usar um smart plug (tomada inteligente)

Os smart plugs, também chamados de tomadas inteligentes, são a melhor opção quando você quer controlar uma lâmpada existente. São pequenos dispositivos que cabem em qualquer tomada, e são a maneira mais fácil de converter uma luminária de mesa, ou pontos de luz de chão e luzes noturna em uma luz inteligente.

Usando uma tomada inteligente você não vai precisar mexer com fiação elétrica, como é o caso dos interruptores inteligentes, que ficam dentro da parede. Os smart plugs são fáceis de configurar, tirar da tomada e passar de um ambiente para outro – basta plugar na tomada, sincronizá-los com seu smartphone, e você está conectado. As desvantagens são que eles ocupam um pouco de espaço sobre a tomada e não controlam luminárias com fio, como luzes de teto ou arandelas.

Uma das grandes vantagens dos plugs inteligentes é que você pode usá-los para outras coisas além de luzes. Um amigo meu usa um debaixo da casa para acionar uma bomba que drena a água quando começa a inundar lá embaixo.

Quando usar uma lâmpada inteligente

As lâmpadas inteligentes são melhores quando você quer controlar as lâmpadas individualmente ou quer ajustar a cor da luz de sua casa. Como elas vêm em diferentes formas e tamanhos, há uma opção para quase todas as lâmpadas ou luminárias, dentro e fora de casa (desde que seja um ponto onde não entre água). Elas se conectam em um ponto de luz como qualquer outra lâmpada, mas se sincronizam com um aplicativo no seu smartphone, o que lhe permite criar horários de ligar/desligar personalizados ou cenas personalizadas (configurações de brilho ou cores predefinidas para diferentes atividades que você pode acionar instantaneamente). Todo o processo é fácil, e você não precisa passar nenhum fio.

Eu gosto bastante do Kit Inicial de Lâmpadas Inteligentes Philips Hue White Ambiance, que inclui quatro lâmpadas brancas dimerizáveis e um hub – uma pequena caixa que você conecta ao seu roteador de Internet doméstico que permite que suas lâmpadas se comuniquem umas com as outras e outros dispositivos, e permite controlar tudo quando você não está em casa.

Além de colocar as definir as lâmpadas para ligarem em um determinado horário (uma tarefa fácil no app), você pode escurecer ou ajustar a temperatura da cor das lâmpadas de acordo com sua preferência. A Philips também tem lâmpadas que mudam de cor, que adicionam um toque de cor a um ambiente escuro, entre outras funções.

Quando usar um interruptor inteligente

Os interruptores inteligentes de parede são melhores quando você quer controlar luzes operadas por um interruptor de luz, e são especialmente úteis para interruptores que controlam várias luzes ao mesmo tempo. A grande vantagem de usar o smart switch é que ele dá função smart para todas as lâmpadas que ele controla.

Um interruptor inteligente é uma maneira mais permanente de criar iluminação inteligente em sua casa. Eles permitem que você ligue e desligue suas luzes ou as escureça, a partir de um único interruptor ou de um aplicativo de smartphone (ou por voz, se você tiver um alto-falante inteligente configurado para isso), mas também permitem que você crie horários de iluminação. E você pode instalá-los sem ter que mudar sua luminária existente ou qualquer lâmpada.

Naturalmente, você também precisará de alguns conhecimentos básicos de cabeamento elétrico. Se você não souber mexer em fiação elétrica, contrate um eletricista.