As 5 Melhores Lapiseiras [Custo x Benefício]

Nossos editores pesquisam, testam e classificam de forma independente os melhores produtos. Só ganhamos dinheiro se você comprar um produto através de nossos links.

Algumas pessoas utilizam uma lapiseira somente na escola, e depois esquecem que elas existem. A maioria das pessoas usa canetas para o dia a dia. Mas muitos profissionais e estudantes gostam do feeling de escrever com grafite, e do fato que você pode apagar o que escreve. Artistas, ou pessoas que trabalham com design, nas mais variadas formas, também são usuários assíduos de lapiseiras. Pensando nestes usuários criamos este guia das melhores lapiseiras disponíveis no mercado hoje.

1. Lapiseira Pentel GraphGear 500

Algumas lapiseiras de plástico têm boa qualidade, mas nada como sentir o peso de uma lapiseira de metal sólido na sua mão. Se você quer uma lapiseira de qualidade, com o peso do metal, que vai durar décadas, a GraphGear 500 é a sua melhor escolha. Este modelo da Pentel é a escolha preferida de arquitetos, engenheiros e outros profissionais e estudantes de áreas onde o desenho e a escrita fazem parte do dia a dia. O punho metálico da linha GraphGear 500 é um dos mais bonitos e úteis entre todas as lapiseiras. Esta lapiseira escorrega muito menos da mão do que os modelos plásticos mais baratos.

Eu utilizei uma GraphGear 500 0.9mm durante toda a faculdade de engenharia, e tenho a lapiseira até hoje, 10 anos depois de comprar. O único desgaste dela é a borrachinha que vem atrás, no fechamento do tubo de grafite, que ficou velha. E o punho de metal dela ficou com uma cor mais amarelada, depois de 10 anos de uso. Mas ela continua 100% funcional.

2. Pentel GraphGear 1000

Se você quiser uma opção realmente premium, a GraphGear 1000 é uma versão mais sofisticada da Pentel. Se você sente afinidade com o peso de uma lapiseira metálica, e utiliza lapiseira no seu dia a dia, a GraphGear 1000 da Pentel é o melhor investimento. Sim, esta lapiseira é um pouco cara, mas ela vai durar 20 anos.

Diferente de outros modelos da linha GraphGear, a 1000 tem uma ponta retrátil, que é recolhida quando você clica em cima, fazendo um click agradável de ouvir. Outra função que adoramos nesta lapiseira é a capacidade de armazenar múltiplos tipos de grafite (2B, B, HB e afins). Você pode selecionar qual grafite quer usar, rotacionando um seletor na lapiseira.

3. Lapiseira Uni Kurutoga

Se você quiser uma lapiseira sólida, de qualidade, e que esteja sempre apontada, a Uni Kuru Toga é uma ótima opção. Esta lapiseira é a que mais nos agradou depois das Pentel GraphGear.

A Uni Kuru Toga tem uma arma secreta que nenhuma outra lapiseira no mercado tem. Toda vez que você levanta esta lapiseira do papel, ela rotaciona o grafite, usando um sistema de engrenagens internas. Deste modo, o grafite está sempre apontado, nunca ficando com uma ponta mais fina do que a outra. O resultado é uma escrita mais bem definida, precisa e consistente.

Em termos de comforto da pegada, a Uni Kuru Toga não perde para as GraphGear da Pentel – as duas opções são bastante parecidas, sendo ambas bem comfortáveis.

4. Pentel Sharp P200

Se você quiser uma lapiseira simples e resistente, que vai durar anos, e não quer pagar muito, a pentel Sharp (talvez você teve uma dessas na época da escola) é a sua melhor opção. Com tamanho de grafite de 0.3mm até 0.9mm, a Sharp tem o tamanho que você precisar. O modelo desta lapiseira não mudou desde que ela foi inaugurada, nos anos 70, e ela desde então construiu uma legião de fãs, que gostam da durabilidade e qualidade desta lapiseira clássica da Pentel.

A P200 é uma lapiseira bem minimalista. Com um corpo mais esbelto que outras opções mais sofisticadas, ela tem relevos horizontais na posição da pegada. Ela tem ponteira de agulha metálica e um clip de bolso removível (se você se incomoda com o clip, pode tirar).

A fama da Pentel Sharp está na sua qualidade de construção e longevidade. Ela é a lapiseira padrão para quem quer qualidade por um preço baixo. Ela é chamada de lapiseira para desenho pela empresa, por ter uma ponteira mais longa, o que funciona bem com réguas ou escalímetros.

5. Pentel Sharp Kerry

Uma das lapiseiras mais bonitas do Mercado, a Sharp Kerry tem uma etiqueta de preço um pouco salgada para uma lapiseira. Mas se você quiser uma lapiseira elegante, com formato de caneta (ela lembra uma Mont Blanc), e não se importar de pagar por isto, esta é a melhor opção para você.

A Sharp Kerry tem um ótimo histórico produzindo produtos de qualidade, e esta lapiseira não é diferente. Esta lapiseira pesa na mão, e tem uma escrita de qualidade. Ela vem com uma tampa, igual as canetas.

Escolhendo o Grafite Ideal para a Sua Lapiseira

Embora o foco deste guia seja primariamente sobre lapiseiras, não podemos subestimar a importância de escolher o grafite certo. Afinal, o tipo e a qualidade do grafite afetarão diretamente a sua experiência de escrita ou desenho. Então, como fazer a melhor escolha? Vamos explorar os fatores chave.

Dureza do Grafite

O grau de dureza do grafite influencia diretamente na espessura e escuridão da linha que você fará no papel. Os grafites mais conhecidos, em termos de dureza, são o HB e o 2B. O HB é considerado um grafite de dureza média e é versátil para escrita e esboços simples. Já o 2B é mais macio, o que resulta em linhas mais escuras e é frequentemente preferido por artistas para sombreamento e desenho. Há também outros graus como o H para desenho técnico, que é mais duro, e o 4B ou 6B para desenhos artísticos que requerem linhas muito mais escuras e macias.

Espessura do Grafite

A escolha da espessura do grafite também é crucial e depende muito do seu estilo e necessidade. O tamanho padrão que muitos optam é o 0.5mm, adequado para escrita fina e detalhada. No entanto, se você tem uma pegada mais pesada ao escrever, esse grafite pode quebrar facilmente. Nesse caso, o 0.7mm pode ser uma opção mais resistente e confortável.

Para desenhistas e artistas que buscam linhas mais grossas e expressivas, o 0.9mm é uma opção interessante. Não apenas é mais resistente, mas também permite traços mais robustos, ideais para contornos e sombreamentos.

Qualidade do Grafite

A qualidade do grafite não deve ser negligenciada. Grafites de baixa qualidade tendem a quebrar facilmente e podem oferecer uma experiência de escrita ou desenho frustrante. Constantemente ter que clicar no botão da lapiseira para ajustar o grafite pode ser irritante e interromper o seu fluxo criativo. Grafites de marcas renomadas ou de alta qualidade são mais resistentes e oferecem uma experiência de escrita mais suave e consistente.

Conclusão

Ao escolher o grafite para sua lapiseira, considere diversos aspectos como dureza, espessura e qualidade. Essa escolha impactará diretamente na sua experiência, seja ela na escrita ou no desenho. Portanto, antes de adquirir refis de grafite, tenha em mente suas necessidades específicas para garantir que você faça a escolha mais adequada.

Lista