Iluminação RGB e teclas macro dedicadas são funções que amamos nos melhores teclados gamers. Porém isso custa dinheiro. É evidente que há uma demanda por teclados acessíveis, com design mais simples e sem frescuras.

É aí que entra o Logitech G413, o teclado gamer da Logitech com o melhor custo x benefício. Ele abre mão de luzes supérfluas e teclas macro, além de não ter retroiluminação RGB personalizável, resultando em um design sem moldura e um conjunto completo de switches Romer G da própria Logitech.

++ Os Melhores Teclados Mecânicos

Design

Comparado à maioria dos teclados gamers ou mesmo à maioria dos teclados tradicionais, o Logitech G413 pode parecer um pouco simples demais. Sem uma moldura de plástico tradicional, você pode ver a placa base subjacente do teclado em toda a sua glória.

A falta de uma capa externa não afeta a rigidez do Logitech G413 Carbon. Você vai se surpreender se tentar dobrar ou mesmo encontrar quaisquer pontos fracos neste teclado. Com uma sólida placa de liga de alumínio-magnésio, este teclado tem uma ótima rigidez.

Mesmo a parte inferior de plástico do Logitech G413 parece resistente, graças a um conjunto de linhas moldadas diagonalmente, o que aumenta sua rigidez.

A única coisa que alguns usuários talvez não gostem é como as teclas pairam sobre a placa base, sem nenhuma proteção nas laterais, ficando bem expostas. Porém, nós adoramos o design mais simples. E a limpeza também é mais fácil.

Desde que a Logitech introduziu o G910 Orion Spark, os teclados da empresa têm se tornado progressivamente mais finos e sofisticados. O Logitech G413 parece ser mais um passo nessa direção, com uma estrutura completamente nua que mede apenas um centímetro de espessura.

Características

Infelizmente, a filosofia minimalista da Logitech para o G413 afeta o seu conjunto de features extras.

Ao contrário de todos os outros teclados da Logitech, este não inclui nenhum botão de mídia dedicado. Os usuários podem apertar o botão de função para alternar entre os atalhos ligados às teclas F, mas esta parece uma omissão estranha, visto que os botões de mídia estão disponíveis em teclados de preço mais baixo.

Da mesma forma, embora apreciemos a passagem USB, ela é apenas USB 2.0, que vem com velocidades de transferência de dados mais lentas.

Ainda assim, este nível de conectividade é comparável com teclados mais sofisticados. E você pode usar a porta USB para conectar o receptor do mouse sem fio direto no teclado.

A parte inferior do teclado tem um caminho de cabos que você pode usar para rotear o cabo de seu headset – uma característica que só vimos anteriormente no Corsair K95 RGB Platinum. Ao mesmo tempo, um canal adicional em “U” funciona como um ponto de ancoragem para seu mouse gamer com fio.

Desempenho

Em vez de usar teclas de membrana ou interruptores Cherry MX como outros teclados da Logitech, o G413 vem com um kit completo de interruptores Romer-G. Se você não teve a oportunidade de usá-los ainda, a única coisa que precisa saber é que eles são switches mecânicos sensíveis e relativamente silenciosos.

Há um forte choque tátil quando você atinge a parte inferior dos 2,5mm de deslocamento das teclas nos mecanismos Romer-G. Apesar da longa distância de acionamento, conseguimos cobrir com mais rapidez e confiabilidade do que com outros teclados. A Logitech é especialista em tempo de resposta na construção dos seus teclados.

Estes interruptores Romer-G também devem durar bastante, pois são classificados para 70 milhões de acionamentos. A Logitech também inclui com este teclado um conjunto de 12 teclas facetadas que você pode usar para substituir a WASD e as primeiras cinco teclas numéricas, além de algumas outras. Elas são uma agradável adição para diferenciar as teclas específicas do jogo do resto do teclado. 

Conclusão

A Logitech criou com o G413 um teclado gamer barato e lindo, totalmente mecânico, que deve ser considerado como uma opção para quem está procurando comprar um teclado mecânico. É a opção sem moldura mais acessível do mercado, batendo o HyperX Alloy FPS em preço e capacidade de resposta.

Entretanto, a passagem lenta do USB 2.0 e a falta de teclas de mídia dedicadas são duas limitações que você terá que aceitar com esse preço baixo. Independentemente disso, o G413 está entre os melhores custo x benefícios entre os teclados gamers que você pode comprar hoje.