Para sobreviver no mundo de hoje, um otebook é praticamente uma necessidade. Seja você um arquiteto, que usa o 2-em-1, para mostrar as plantas, ou um estudante universitário que precisa de um Chromebook para as aulas, eles tornam a vida muito mais fácil de gerenciar quando se trata de acompanhar suas metas e realizar as tarefas.

Mas com todas as diferentes marcas de renome, como Apple, Dell e Microsoft, oferecendo todos os tipos de notebooks que você possa imaginar, escolher a melhor opção pode ficar confuso as vezes.

 

As melhores marcas de notebook

1. DELL

Seja através de materiais com tecnologia do nível da NASA, ou um nível de personalização de configurações incomparável, a Dell continua expandindo os limites dos seus notebooks.

A inovação é importante para o sucesso no mundo da tecnologia. Estamos constantemente procurando o próximo gadget para tornar a nossa vida muito mais fácil. E no quando se trata de notebooks, nenhuma empresa tem sido melhor do que a Dell.

Considerando a quantidade diferentes de setores de atuação da empresa, deste os processadores Intel, até os mais variados tipos de computadores que a empresa produz, faz sentido que eles queiram estar na vanguarda da inovação.

Os laptops da Dell têm sido uma das maiores fontes dessa inovação nos últimos anos, o que é evidente nos recentes modelos de Ultrabooks XPS. Este modelo é um dos mais finos e leves que a Dell já lançou e consegue solucionar um problema comum nos laptops: a temperatura. Inclusive, a Dell até adaptou os materiais usados na construção do Mars Rovers para criar este laptop, para que ele possa definitivamente aguentar e dissipar o calor com mais eficiência.

Além disso, o novo software permite que você envie mensagens de texto e faça chamadas diretamente do laptop, o que é um recurso interessante para os profissionais que trabalham com o notebook.

A empresa até mostra um certo amor aos gamers através da marca Alienware, voltada exclusivamente para gamers, com a adição de um novo centro de controle específico para configurar os jogos. Este recurso está disponível em modelos mais novos, e oferece um meio fácil de ir jogo a jogo para ajustar as configurações e o overclock. Eles são salvos como perfis de jogo no centro de controle; portanto, ao pular entre os jogos, o laptop não se esforça demais se não for necessário. Afinal, nem todos os jogos têm demandas de alta potência.

A Dell está constantemente levando seus produtos para o mais alto nível, e estamos sempre animados para ver o que eles farão a seguir, tornando-a uma das melhores marcas de notebooks existentes no momento.

 

2. ASUS

Seja a durabilidade dos seus Chromebooks, que tem preços mais acessíveis, ou o resfriamento extra no Zephyrus, o design dos notebooks da Asus é o melhor.

Comparado a anos atrás, a maioria dos laptops hoje são extremamente bem projetados. Seja um MacBook fino e elegante, ou um Chromebook Acer, os notebooks de hoje em dia são muito superiores aos antigos laptops IBM do início dos anos 2000. Em 2020, a Asus é a melhor marca no que diz respeito ao design.

Por um lado, você tem os Chromebooks e notebooks mais acessíveis que compartilham alguns pontos de design com outros laptops nessa escala, como plástico rígido. A diferença é que, enquanto outras marcas, como Dell ou HP, estão tentando economizar em custos, a Asus encontra um objetivo para isso.

Exemplo: o Asus VivoBook. A Asus projetou este notebook com uma combinação de plástico e borracha para fornecer um notebook mais resistente e durável, capaz de resisitir a quedas. Desta forma, o Vivobook usa os materiais para uma função de fornecer mais resistência, ao invés de apenas oferecer um dispositivo mais barato.

À medida que você avança para modelos mais caros, eles realmente exemplificam o domínio do design da Asus. Geralmente, os notebooks da marca ostentam um design elegante, quase circular, com uma aparência em aço escovado na maioria dos modelos gerais.

Possivelmente, a versão mais visualmente impressionante e de design exclusivo oferecida é o ROG Zephyrus. Embora ele seja um design um pouco mais tradicional, o Zephyrus apresenta um perfil surpreendentemente fino pela potência que está carregando. Além disso, a parte inferior do notebok se abre, permitindo que o dispositivo funcione de maneira mais fria e silenciosa do que outros laptops de alta potência.

Estes são os tipos de detalhes que destacam o excelente design dos notebooks da Asus, em comparação com outras marcas. Isso não quer dizer que outras marcas tenham designs ruins, mas considerando o tom distinto que a Asus consegue dar aos seus laptops, a equipe de design merece todos os elogios do mundo.

3. ACER

Dar ao consumidor opções diferentes significa uma maior chance de ele encontrar o que precisa. No caso de notebook, ter escolhas é ainda melhor. É essa filosofia que tornou a Acer uma das marca preferidas para 2020.

Para quem precisa de um dispositivo pessoal para o trabalho ou para a escola, a Acer tem muitos Chromebooks para você escolher. Por exemplo, há o Chromebook 11 N7, que é uma combinação perfeita para os estudantes – o design geral do chasis, que é muito mais durável do que a maioria dos outros Chromebooks do mercado, é resistente a impactos. Portanto, se você deixar cair o N7, ele não deve rachar ou quebrar com a queda. Outro bônus é um sistema de dreno que foi projetado neste notebook. Se você derramar água acidentalmente no teclado, ela não atingirá os componentes e evitando fritar o computador inteiro, porque ele tem um sistema de escoa a água para fora do notebook, sem chegar nos componentes eletrônicos.

Se você está procurando algo em outra direção, com um espectro mais sofisticado, há várias opções de escolha nos notebooks Acer, que fornecem potência e versatilidade. O melhor exemplo disso é o Nitro 5, o laptop para jogos 2 em 1 da Acer. A beleza deste dispositivo é como ele é indicado para dois tipos de pessoas – jogadores com orçamento limitado e profissionais autônomos.

Ele inclui uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050, tornando-o perfeito para quem precisa de um notebook gamer confiável, sem gastar muito. Além disso, como é um 2-em-1, pode ser um ótimo companheiro para quem precisa de um laptop de alta potência, ao invés de um Chromebook.

Esses são apenas dois exemplos de laptops disponíveis na Acer – há muitos outros disponíveis em todo o espectro de notebooks da Acer, desde laptops com um design intermediário até a linha de jogos Predator, que oferece grande potência em um dispositivo portátil. Tudo o que você está procurando, a Acer provavelmente o possui.

4. LENOVO

Embora talvez a marca não seja a primeira que venha em mente quando pensamos em notebooks, a Lenovo está sendo uma das marcas mais bem avaliadas nos últimos anos, quando tratamos de notebooks.

De nada adianta um notebook no papel ser perfeito, se na prática ele vier cheio de problemas. As avaliações positivas ainda são o melhor termômetro para se guiar quando você está à procura de um novo computador. E para 2020, nenhuma marca foi tão bem avaliada quanto a Lenovo.

À primeira vista, você pode achar surpreendente que a Lenovo seja a marca de laptop mais bem avaliada, principalmente quando comparada com outros nomes como Apple, Microsoft ou HP. Embora estas marcas não sejam, de forma alguma, mal avaliadas, é simplesmente o fato de que, de laptop em laptop, a Lenovo mantém um nível de consistência entre seus produtos que contribui para essas críticas positivas – eles criaram uma confiança com sua performance de alta qualidade ao redor do mundo.

A linha ThinkPad é a iteração essencial dos notebooks da Lenovo para quem procura um dispositivo excelente e completo – como o T470. O design robusto e a qualidade de construção duradoura, o desempenho interno rápido, e a impressionante duração da bateria o tornam um notebook completo.

O X1 Carbon também é uma das novidades da empresa que tem ótimas avaliações, e configurações que fazem jus a sua fama.

No geral, a Lenovo manteve uma consistência nivelada que se refletiu em suas avaliações positivas até esse momento – se esse é um fator decisivo para encontrar o seu notebook perfeito em 2020, a Lenovo é uma escolha ideal.

5. HP

Nos últimos anos, a HP realmente se destacou com sua linha de notebooks, ganhando uma reputação recente que pode competir com as melhores marcas de notebook hoje.

Inspirando-se em concorrentes como Microsoft e Dell, a HP realmente elevou o nível em seus laptops ultra portáteis e multifuncionais. Suas linhas mais populares, como a série Specter e os dispositivos Envy, possuem construções compactas, altas velocidades de processamento e a propensão a se encaixar perfeitamente em uma grande variedade de estilos de vida – de estudantes a profissionais autônomos, a criadores de conteúdo e todos os demais.

A série Spectre 2-in-1 é na verdade uma ótima alternativa à linha da Microsoft, apresentando uma tela linda e vibrante que vai fazer qualquer fã de design gráfico abrir aquele sorriso.

Ainda por cima, a HP realmente se destacou no departamento de atendimento ao cliente, com inúmeras avaliações rasgando elogios às suas garantias generosas, que fazem a diferença na vida útil do seu notebook no longo prazo.

Se você está procurando uma alternativa para notebooks com preços mais razoáveis em 2020, ou apenas precisa de um dispositivo 2 em 1 de alta qualidade, não deixe de olhar os modelos da HP.

6. APPLE

A Apple não oferece apenas notebooks de alto nível – o seu atendimento ao cliente é extremamente diferenciado, garantindo assistência por anos para quem compra um MacBook.

Por melhor que sejam os equipamentos mdoernos, ainda não chegamos a um ponto em que tudo funcione 100% do tempo. É por isso que é importante ter um bom suporte da empresa de quem você comprar o seu computador, afinal de contas, o investimento em alguns modelos é alto. Nenhuma empresa dá este suporte melhor do que a Apple.

De certa forma, é quase uma necessidade da Apple investir no suporte e assistência técnica ao cliente, dada a qualidade (e o alto preço) de seus produtos. Isso não significa que os MacBooks mais novos sejam de baixa qualidade. Pelo contrário – trata-se de garantir a longevidade. Quando você compra um MacBook, você está comprando junto o suporte e assistência que vem junto, e por isso ele custa mais caro.

Felizmente, a Apple faz jus às expectativas de seus usuários. Os agentes do Apple Care normalmente respondem rapidamente a perguntas sobre as funções do laptop ou possíveis dificuldades, seja no site da Apple, nas mídias sociais ou na “chamada telefônica” há muito esquecida. Se você precisar fazer a manutenção do seu MacBook, leve-o à Apple Store mais próxima para fazer o check-out – apenas marque uma consulta ou espere um pouco.

E se você tiver o AppleCare +, danos acidentais serão cobertos para eventuais quedas e rachaduras que nos pegam de surpresa. Geralmente, existem algumas taxas de reparo leves, mas ainda é melhor do que ter que gastar outros R$ 10.000,00 em um computador novo.

 

Como escolho o notebook certo para mim?

A escolha de um computador depende principalmente do motivo pelo qual você o comprará. Aqueles que tem um uso mais básico, para navegação e tarefas simples, precisam de algo fácil de usar, e sem firulas. Já se você viaja frequentemente e carrega o seu note com você, é bom escolher algo leve e com uma bateria de longa duração. Designers e gamers precisam de gráficos 4K de alto nível e processadores rápidos. E independente de qual opção for a sua, você precisam de algo que durável.

Faça um balanço do que você precisa e deseja que o seu novo computador realize. Você quer navegar na internet na velocidade da luz? Deseja jogar todos os games modernos? Você precisa alternar de um laptop para um tablet a qualquer momento? Responder a essas perguntas ajudará a restringir exatamente o tipo de notebook você precisa

Qual tamanho devo procurar?

Isso será decidido por dois fatores: preferência pessoal e estilo de vida.

Em termos de preferências pessoais, você só precisa descobrir se deseja uma tela grande ou algo mais portátil que possa colocar na mochila.

Estilo de vida é onde a praticidade entra em jogo. Se você viaja com frequência e geralmente leva seu computador consigo de alguma forma, convém optar por algo mais leve e compacto. Por outro lado, se você gosta de assistir filmes no computador, ou é designer gráfico, e normalmente não carrega o laptop por aí, escolha uma tela de 15 polegadas (ou mais).