Mouses sem fio são convenientes – eles não ocupam espaço na sua mesa com cabos e são mais rápidos e fáceis de navegar do que o scroll do seu notebook.  Além disso, mouses wireless não custam muito, então para a maioria das pessoas vale a pena investir em um.

Nós analisamos e testamos uma quantidade grande de mouse nos últimos anos, e a Logitech é a nossa marca de mouses wireless favorita. Abaixo fizemos uma lista com os modelos que mais gostamos.

Veja também: Melhores Mouses Gamers

Melhores Mouses sem Fio

Logitech M720 Triathlon

O Logitech M720 Triathlon é a melhor opção de mouse sem fio para a maioria das pessoas em 2021. Um mouse confortável para todos os tamanhos de mãos, o Triathlon tem 6 botões programáveis e uma duração da bateria bastante satisfatória.

Este mouse se conecta por bluetooth em até 3 dispositivos diferentes simultaneamente, e você pode alternar entre eles. Ou pode simplesmente utilizar o conector USB que acompanha o mouse. De acordo com a marca, a pilha AA que acompanha alimenta o mouse dura 2 anos.

Este mouse é feito para destros, então se você é canhoto, não é a melhor opção para você. E ele não funciona sobre superfícies de vidro ou espelhadas.

Logitech M585

A nossa principal alternativa ao Triathlon é o Logitech M585. Ele é um mouse menor e tem um botão a menos, mas também é um mouse extremamente confortável. Assim como o Triathlon, o M585 se conecta via USB ou Bluetooth, mas ele só fica conectado simultaneamente em 2 dispositivos (o que é suficiente para a maioria das pessoa, que utiliza o mouse apenas no seu notebook).

A duração da pilha é de 2 anos, e você pode customizar os botões de acordo com as suas preferências pelo software da Logitech. Este mouse também é feito para destros e não funciona sobre vidro.

Logitech MX Master 3

Se você passa o dia todo utilizando o mouse, e quer uma opção mais sofisticada, o Logitech MX Master 3 é a sua opção perfeita. Este mouse é confortável para todas as pegadas e tamanhos de mãos, mas em especial para pessoas com mãos maiores, pra quem mouses menores podem não ser muito confortáveis.

Este mouse tem uma segunda rodinha de scroll para o seu polegar, além de cinco botões programáveis que você pode customizar utilizando o software Logitech Options. A conexão é feita tanto por bluetooth como pelo dongle USB que acompanha o mouse.

O MX Master 3 vem com uma bateria recarregável que dura 2 meses em média, se você utiliza bastante o mouse. Diferente das opções anteriores, este mouse pode ser usado sobre vidro e superfícies espelhadas. A desvantagem é que ele é um mouse bem mais caro que os outros (mais que o dobro do preço).

Microsoft 3600 Ambidestro

Se você usa o mouse na mão esquerda, ou gostaria de uma opção menor, compre o Microsoft Bluetooth Mobile 3600. Este mouse tem design simétrico, servindo tanto para canhotos quanto para destros.

 Eu gostei bastante da pegada, do formato e da rodinha de scroll deste mouse. Porém, este mouse é menor que as outras opções, tem menos botões, e pode se conectar apenas em um dispositivo por vez via Bluetooth.

Como escolher

Estas são as características que você deve levar em conta ao escolher um mouse sem fio (mais ou menos por ordem de importância):

Conforto: para avaliar conforto testamos os mouses com destros e canhotos e pessoas com todos os tamanhos de mãos. O nível de conforto de cada mouse vai variar baseado no tamanho da mão. De acordo com dados coletados pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Georgia (https://www.gatech.edu/) para antropometria de mãos, o tamanho médio da palma da mão é de x centímetros e o comprimento do dedo médio é de x cm em média. Quando falamos de mãos grandes ou pequenas, utilizamos esta média como referência.

Botões: todo mouse wireless precisa ter ao menos os botões direito e esquerdo padrões, e muitas pessoas utilizam também os botões de voltar e avançar, então nós procuramos por mouses que tenham ao menos 2 botões laterais. Também prestamos atenção na posição dos botões.

Conexão: Bluetooth é uma obrigação para um mouse sem fio hoje, visto que muitos notebooks mais novos só tem portas USB-C. Porém, um receptor wireless de 2.4 GHz, (chamado de dongle) é sempre bem vindo, visto que ele é mais fácil de conectar do que o bluetooth, e as vezes gera uma conexão mais estável do mouse com o computador. Se o mouse vier com um receptor wireless, ele precisa ser pequeno e o mouse deve ter uma cavidade para guarda-lo.

Duração da Bateria: Se o mouse sem fio utilizar pilhas AA, a carga deve durar ao menos um ano. Visto que a vida útil da bateria degrada com o passar do tempo, quanto mais durar no início, melhor. Se ele usar bateria recarregável, a carga precisa durar ao menos um mês de uso diário.

Sensor: o sensor do mouse deve registrar os movimentos de forma precisa e correta. O ponteiro não pode ficar pulando ou travando na tela. O sensor também deve funcionar em uma variedade de superfícies, principalmente em mesas, mouse pads rígidos e macios, madeira e até tecido.