Mouses sem fio são convenientes – eles não ocupam espaço na sua mesa com cabos e são mais rápidos e fáceis de navegar do que o scroll do seu notebook.  Além disso, mouses wireless não custam muito, então para a maioria das pessoas vale a pena investir em um.

Veja também: Melhores Mouses GamersMelhores Mouses para Jogos FPS

Nós analisamos e testamos uma quantidade grande de mouse nos últimos anos, e em 2022 a Logitech continua sendo a nossa marca de mouses sem fio favorita. A lista com os mouses com o melhor desempenho, resistência e duração de bateria é dominada pelos modelos da empresa. Abaixo fizemos uma lista com os modelos que mais gostamos.

Melhores Mouses sem Fio

1. Logitech MX Master 3

ESPECIFICAÇÕES

Sensor: Logitech Darkfield Laser

Conectividade: Bluetooth L

Bateria: Até 70 dias (USB-C) / Peso: 140 g

Dimensões: 125mm x 84mm x 51mm

MELHORES OFERTAS
MOTIVOS PARA COMPRAR
  • A rodinha magnética muda entre rolagem contínua e clicada
  • Altamente customizável pelo aplicativo do mouse
  • Pode ser usado simultaneamente em 3 dispositivos
  • Construção de alto padrão, com toque emborrachado
  • Rodinha secundária
MOTIVOS PARA EVITAR
  • O botão para troca de dispositivo fica embaixo do mouse
  • O botão do polegar fica em uma posição estranha

Se você passa o dia todo utilizando o mouse, e quer uma opção mais sofisticada, o Logitech MX Master 3 é a sua opção perfeita. Este mouse é confortável para todas as pegadas e tamanhos de mãos, mas em especial para pessoas com mãos maiores, pra quem mouses menores podem não ser muito confortáveis.

O Master 3 combina um design confortável e esculpido para o desenho da sua mão com uma rodinha eletromagnética e muitas opções de customização. Ele também utiliza a tecnologia Logi Flow, que você pode usar para alternar entre 3 dispositivos diferentes conectados.

Este mouse tem uma segunda rodinha de scroll para o seu polegar, além de cinco botões programáveis que você pode customizar utilizando o software Logitech Options. A conexão é feita tanto por bluetooth como pelo dongle USB que acompanha o mouse.

O MX Master 3 vem com uma bateria recarregável que dura 2 meses em média, se você utiliza bastante o mouse. Diferente das opções anteriores, este mouse pode ser usado sobre vidro e superfícies espelhadas. A desvantagem é que ele é um mouse bem mais caro que os outros modelos da nossa lista (mais que o dobro do preço).

2. Microsoft Modern Mobile

ESPECIFICAÇÕES

Sensor: Ótico

Conectividade: Bluetooth 4.2

Peso: 78 gramas com 2x Pilhas Alcalinas AAA

Bateria: Até 70 dias (USB-C) / Peso: 140 g

Dimensões: 107mm x 60mm x 26mm

MELHORES OFERTAS
MOTIVOS PARA COMPRAR
  • Fininho
  • Bom preço
  • Leve
  • Muitas cores para escolher
MOTIVOS PARA EVITAR
  • Mouse bem básico
  • Sem botões extras
  • Poucas opções de configuração

O Microsoft Modern Mobile é um mouse do tamanho de um cartão de crédito. A ideia deste mouse é que ter o mínimo de mouse na sua mão é o mais confortável.

Este mouse é uma ótima opção para levar na sua mala quando viajar, e é bastante estiloso, com 8 opções de cores e conexão bluetooth. Pesando 78 gramas já com as baterias, é fácil de levar com você e bastante leve para usar.

Por outro lado, o seu design retangular e liso faz dele um mouse não muito eficiente para alguns formatos de mãos maiores. Outra desvantagem é que ele não tem muitas opções de configurações ou botões extras.

Com apenas um botão esquerdo, um botão direito e uma rodinha padrão, este mouse foi feito para ser um mouse básico de trabalho. O botão de apertar do scroll pode ser remapeado para uma combinação de teclas ou com algum macro, mas esta é a função mais avançada que você vai ter neste mouse. Tirando isto, o software deixa você trocar o botão direito e esquerdo, mudar a velocidade do scroll e ajustar o DPI.

O DPI máximo deste mouse é maior do que outros mouses de escritório, com um mínimo de 400 e um máximo de 1800, podendo ser ajustado conforme a tela e resolução você for trabalhar.

Este mouse dá uma sensação de conforto graças a quão leve ele é. É um ótimo mouse para conectar por Bluetooth, usar casualmente e levar com você para os lugares. Mas as funções são limitadas e não é a melhor opção para quem quer mais customização.

3. Logitech M720 Triathlon

ESPECIFICAÇÕES

Sensor: Ótico

Conectividade: 2.4 GHz, Bluetooth

Peso: 135 gramas com 1x Pilha Alcalina AA

Dimensões: 115mm x 74mm x 45mm

MELHORES OFERTAS
MOTIVOS PARA COMPRAR
  • Alterna facilmente entre múltiplos dispositivos
  • Compatível com o Logitech Flow
  • Rodinha de scroll com rolagem macia
  • Altamente customizável com vários botões extras
MOTIVOS PARA EVITAR
  • Preço mais elevado que outras opções

O Logitech M720 Triathlon é uma das melhores opções de mouse sem fio para a maioria das pessoas em 2022. Um mouse confortável para todos os tamanhos de mãos, o Triathlon tem 6 botões programáveis e uma duração da bateria bastante satisfatória.

Este mouse se conecta por bluetooth em até 3 dispositivos diferentes simultaneamente, e você pode alternar entre eles. Ou pode simplesmente utilizar o conector USB que acompanha o mouse. De acordo com a marca, a pilha AA que acompanha alimenta o mouse dura 2 anos.

Este mouse é feito para destros, então se você é canhoto, não é a melhor opção para você. E ele não funciona sobre superfícies de vidro ou espelhadas.

Em uma avaliação inicial, é difícil justificar a etiqueta de preço do Logitech Triathlon M720, afinal de contas, a própria Logitech tem mouses mais baratos como o M510. Porém, este mouse tem detalhes que fazem a diferença.

O M720 tem um botão extra escondido no lado esquerdo, onde você apoia o polegar, além de um botão escondido embaixo da rodinha de scroll, que é utilizado para alternar entre rolagem contínua ou como click tradicional. Mas o principal diferencial do M720 é o botão 123 na lateral, que é utilizado para conectar em 3 dispositivos simultâneos e alternar entre eles com o botão, ou usando o software Logitech Flow.

O Logitech Flow é um aplicativo que permite o Triathlon tratar múltiplos computadores como um único desktop, simplesmente movendo o cursor entre as telas. Com isso você copiar e colar imagens e arquivos facilmente entre os computadores ou usar um laptop como uma tela secundária no seu computador. Para o sistema funcionar, basta você instalar em todos os computadores o Logitech Options.

Para fazer a conexão você precisa ter Bluetooth em todos os dispositivos que deseja conectar, ou comprar dongles receptores de 2.4GHz indididuais, porque o mouse vem com um receptor USB apenas. Mas conectar um dispositivo por USB e o outro por Bluetooth funciona bem também. Porém, se você não tiver necessidade ou interesse em conectar múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, o M720 Thriathlon perder um pouco do seu apelo.

4. Razer Pro Click Mini

ESPECIFICAÇÕES

Sensor: Ótico

Conectividade: Razer Hyperspeed 2.4GHz wireless, Bluetooth

Peso: 88 gramas com 1x Pilha Alcalina AA, 111 gramas com 2x pilhas alcalinas AA (opção de usar uma ou duas pilhas)

Dimensões: 100mm x 63mm x 34mm

MELHORES OFERTAS
MOTIVOS PARA COMPRAR
  • Design atraente e ergonômico
  • Rodinha de scroll com rolagem silenciosa e funções extras de clique
  • Conectividade tanto por wirelesss quanto Bluetooth
  • 7 botões programáveis
MOTIVOS PARA EVITAR
  • Software só funciona no Windows
  • Pesado por usar pilhas AA

Não sei você, mas eu acabo utilizando muitos equipamentos feitos para gamers no meu dia produtivo. É a forma mais eficiente de termos equipamentos de nível profissional por um bom preço. A Razer, pensando nisto, criou uma linha focada em produtividade, utilizando a sua excelência já conhecida nos mouses gamers.

Entra em cena o Razer Pro Click Mini. Este é o mouse da Razer focado em produtividade. Com botões silenciososo e um tamanho compacto, ele tem 12.000 DPI, uma polling rate de 1000Hz, 7 botões programáveis e uma conexão wirelesss 2.4GHz. Nada mal para um mouse de escritório.

Um mouse que é versátil e altamente responsivo, mas ao mesmo tempo tem um design mais discreto, com seu chasis em cinza e branco, além de ergonomia e conforto.

Uma pena que este mouse usa pilhas AA ao invés de ser recarregável, principalmente porque as pilhas deixam ele mais pesado. Mas com 460 horas de bateria na conexão 2.4GHz e 725 horas no bluetooth, é fácil esquecer das baterias por meses a fio.

5. Logitech M585

ESPECIFICAÇÕES

Sensor: Ótico

Conectividade: 2.4 GHz, Bluetooth

MELHORES OFERTAS
MOTIVOS PARA COMPRAR
  • Pilha AA inclusa que dura 2 anos
  • Conectividade tanto por wirelesss quanto Bluetooth
  • 7 botões programáveis
  • Conecta em 2 dispositivos simultâneos
MOTIVOS PARA EVITAR
  • Construção com qualidade inferior a outras opções

Este modelo é uma opção mais antiga que está na nossa lista desde o início, mas foi ficando para trás conforme testamos mouses superiores. Porém, o M585 ainda é uma opção sólida e uma boa alternativa ao M720 Triathlon.

Este é um mouse menor e tem um botão a menos do que o M720 Triathlon, mas também é um mouse extremamente confortável. Assim como o Triathlon, o M585 se conecta via USB ou Bluetooth, mas ele só fica conectado simultaneamente em 2 dispositivos (o que é suficiente para a maioria das pessoa, que utiliza o mouse apenas no seu notebook).

A duração da pilha é de 2 anos, e você pode customizar os botões de acordo com as suas preferências pelo software da Logitech. Este mouse também é feito para destros e não funciona sobre vidro.

Como escolher

Estas são as características que você deve levar em conta ao escolher um mouse sem fio (mais ou menos por ordem de importância):

Formato e Conforto: para avaliar conforto testamos os mouses com destros e canhotos e pessoas com todos os tamanhos de mãos. O nível de conforto de cada mouse vai variar baseado no tamanho da mão. De acordo com dados coletados pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Georgia (https://www.gatech.edu/) para antropometria de mãos, o tamanho médio da palma da mão é de x centímetros e o comprimento do dedo médio é de x cm em média. Quando falamos de mãos grandes ou pequenas, utilizamos esta média como referência.

Os melhores mouses sem fio passam a sensação de que são uma extensão do seu braço, ao invés de um pedaço de plástico barato atrapalhando a sua produtividade.

Botões: todo mouse wireless precisa ter ao menos os botões direito e esquerdo padrões, e muitas pessoas utilizam também os botões de voltar e avançar, então nós procuramos por mouses que tenham ao menos 2 botões laterais. Também prestamos atenção na posição dos botões.

Conexão: Bluetooth ou Dongle? Bluetooth é uma obrigação para um mouse sem fio hoje, visto que muitos notebooks mais novos só tem portas USB-C. Porém, um receptor wireless de 2.4 GHz, (chamado de dongle) é sempre bem vindo, visto que ele é mais fácil de conectar do que o bluetooth, e as vezes gera uma conexão mais estável do mouse com o computador. Se o mouse vier com um receptor wireless, ele precisa ser pequeno e o mouse deve ter uma cavidade para guardá-lo.

Se você for utilizar o mouse apenas com um PC, escolha um com conector USB, ainda mais se você for jogar. Desta forma a conexão não vai ter nenhum delay.

A conexão bluetooth, por outro lado, deixa você trocar facilmente entre múltiplos PCs, ou entre o seu notebook e o seu tablet, ou qualquer dispositivo que utilize mouse e tenha conexão bluetooth. Um mouse conectado por bluetooth também tem uma duração de bateria mais longa do que por USB.

Duração da Bateria: Se o mouse sem fio utilizar pilhas AA, a carga deve durar ao menos um ano. Visto que a vida útil da bateria degrada com o passar do tempo, quanto mais durar no início, melhor. Se ele usar bateria recarregável, a carga precisa durar ao menos um mês de uso diário.

Sensor: o sensor do mouse deve registrar os movimentos de forma precisa e correta. O ponteiro não pode ficar pulando ou travando na tela. O sensor também deve funcionar em uma variedade de superfícies, principalmente em mesas, mouse pads rígidos e macios, madeira e até tecido.