1. Índice de Conteúdo
  2. Introdução
  3. Nossa Avaliação
  4. Performance

Análise do Headset JBL Quantum 100

Revisado em 24/02/2024
Foto do JBL Quantum 100
Tipo Over-Ear
Wireless Não
Cancelamento de Ruídos Não
Microfone Sim

Os fones de ouvido JBL Quantum 100 são uma opção acessível de headset gamer com fio. Como modelo de entrada da linha Quantum da JBL, eles não possuem recursos encontrados em versões mais caras, como o Quantum 400, Quantum 800 e Quantum One, que possuem iluminação RGB e aplicativo dedicado.

Seu principal destaque é o microfone de alta qualidade. Embora ofereçam um desempenho geral mediano, são uma escolha sólida para quem busca um headset para jogos simples e econômico.

Motivos para Comprar
  • Conexão com fio de baixa latência.
  • Excelente microfone.
  • Compatibilidade total de áudio e microfone com a maioria das configurações de jogos.
  • Preço acessível para um headset de jogos.
Motivos para Evitar
  • Qualidade de construção frágil e sensação de baixa durabilidade.
  • Isolamento de ruído pobre, não sendo ideal para ambientes ruidosos.
  • Esquema de controle rudimentar, com funções básicas limitadas.

Nossa Avaliação

Os JBL Quantum 100 são adequados para jogadores com orçamento limitado que não fazem questão de recursos avançados. O ponto forte é o microfone boom, que garante comunicação clara, sendo uma vantagem em jogos online. Contudo, a qualidade sonora é comprometida pelo perfil sonoro com ênfase nos graves, que pode não agradar a todos. A construção frágil e a falta de controles de chamada e música integrados são pontos negativos. O conforto pode ser um problema em sessões prolongadas de uso devido ao ajuste apertado. Em resumo, são uma opção básica, mas eficiente para quem precisa de funcionalidade sem extras.

6.8 Qualidade de Som
5.8 Conforto
6.5 Qualidade de Construção
6.0 Design / Estilo
6.8 Controles
8.7 Microfone

Performance

6.8

Qualidade de Som

O que é: O quesito mais complexo de avaliação para fones de ouvido. São avaliados o perfil de som, a frequência de resposta, precisão dos baixos, médios e agudos em relação a um perfil de som neutro e agradável para a maioria dos usuários, palco sonoro e qualidade subjetiva do som.
Quando importa: Quando você quer um fone de ouvido que produza um som de qualidade, com perfil neutro, fiel ao que você está ouvindo.
Precisão dos Graves
O que é: Frequência de Resposta entre 20Hz e 250Hz. Nós medimos a precisão em relação a um padrão de som neutro, que é o mais agradável para maioria das pessoas.
Quando importa: Quando graves equilibrados e neutros (em relação a referência) são desejados.
Média
Precisão dos Médios
O que é: A quantidade de desvio das frequências médias (250Hz a 2.500Hz) comparado com um padrão de som neutro, que é o mais agradável para maioria das pessoas.
Quando importa: Quando médios equilibrados e neutros são desejados.
Média
Precisão dos Agudos
O que é: A resposta de frequência alta, entre 2 kHz e 9kHz. Nós medimos a precisão em relação a um padrão de som neutro, que é o mais agradável para maioria das pessoas. Fones que tem muitos agudos ou poucos agudos ganham nota baixa.
Quando importa: Quando você quer um fone com agudos equilibrados
Ruim

Os JBL Quantum 100 apresentam um perfil sonoro voltado para os graves, resultando em uma experiência sonora boomy que pode sobrecarregar detalhes em faixas com muitos instrumentos ou vocais. A inconsistência na resposta de frequência pode alterar significativamente a percepção sonora, dependendo do ajuste e posicionamento dos fones. Apesar de oferecerem uma reprodução de graves potente, que pode ser apreciada em efeitos sonoros de jogos, a precisão nos médios e agudos é comprometida, levando a uma falta de clareza e detalhes em certas faixas.

5.8

Conforto

O que é: Ajustabilidade e graus de liberdade, pressão, firmeza e peso do fone.
Quando importa: Quando os fones vão ser utilizados por longos períodos de tempo.
Peso 0.20 kgs
Clamping
O que é: A força que os fones exercem sobre a sua cabeça quando você os coloca. Esta é a força bruta, sem levar em conta a área das almofadas, que quanto maior, resulta em menos pressão nas suas orelhas.
Quando importa: Quanto mais apertado o fone, mais força eles exercem sobre a sua cabeça. Isto pode causa desconforto e deixar suas orelhas doloridas quando você usa o headset bastante tempo.
0.36 kgs

Embora tenham sido projetados com uma força de aperto considerada baixa, o JBL Quantum 100 tende a se apertar na cabeça, podendo causar desconforto durante longas sessões de uso. O acolchoamento utilizado na faixa de cabeça e nos fones é bastante macio, o que é um ponto positivo, mas não suficiente para compensar a sensação de pressão que pode ser incômoda para alguns usuários.

6.5

Qualidade de Construção

O que é: Durabilidade, qualidade do material e se o fone passa um feeling de ser barato ou bem construído.
Quando importa: Quando os fones vão ter uso intenso, frequente, , em exercícios físicos, ou por várias pessoas em estúdios e afins.

A construção dos JBL Quantum 100 deixa a desejar, com um uso predominante de plástico que passa uma sensação barata e Faz uns barulhos preocupantes quando flexionado. O arco de cabeça compartilha dessa fragilidade, sugerindo uma durabilidade questionável a longo prazo. Contudo, o cabo de áudio trançado adiciona um toque premium ao conjunto, embora não seja suficiente para elevar a percepção geral de qualidade de construção.

6.0

Design / Estilo

O que é: O critério de avaliação mais subjetivo de todos. Avaliamos a beleza do fone, o acabamento dos materiais, o quão premium ou barato ele parece.
Quando importa: Se você quer um fone de ouvido bonito, com design bem acabado.

Os fones de ouvido JBL Quantum 100 possuem um design conservador, especialmente quando comparados a modelos mais caros da linha Quantum que incluem recursos como iluminação RGB. Com o microfone boom destacável, eles adquirem uma aparência de fones de ouvido over-ear comuns, um pouco baratos. Essa simplicidade pode ser vista tanto positivamente, por sua discrição, quanto negativamente, por falta de características que os diferenciem como um headset de jogos de destaque.

6.8

Controles

O que é: O esquema de controles do fone de ouvido, o número de funções que podem ser controladas, o layout dos botões, a ergonomia e a qualidade do feedback tátil.
Quando importa: Se você quiser controlar o volume, pausar sua música ou fazer chamadas telefônicas sem interagir diretamente com o seu device de áudio.
Facilidade de Uso Boa
Controle de Chamada/Música Não
Controle de Volume Sim
Controle de Microfone Mutar/Desmutar

O esquema de controle dos JBL Quantum 100 é básico, limitando-se a funções elementares como um botão de mudo para o microfone e uma roda de volume. Essa simplicidade reflete o foco em oferecer uma experiência de usuário direta e sem complicações, adequada para jogos. Apesar da limitação em recursos, os controles existentes proporcionam feedback físico satisfatório, garantindo que os usuários possam facilmente ajustar o volume ou silenciar o microfone sem distrações. No entanto, a falta de controles avançados para gerenciamento de chamadas e música pode ser um ponto negativo para quem busca versatilidade além dos jogos.

8.7

Microfone

O que é: A qualidade da gravação do microfone e o quanto natural, neutra e inteligível a voz é gravada pelo fone em questão. Além disso, avaliamos a capacidade do microfone de bloquear ruídos de fundo em ambientes mais barulhentos.
Quando importa: Um microfone de qualidade garante que a sua voz vai soar clara e a pessoa no outro vai entender o que você está falando.

O microfone boom destacável dos JBL Quantum 100 é um dos pontos fortes do headset, oferecendo uma qualidade de gravação notável por seu preço acessível. A voz captada pelo microfone soa profunda, natural e livre de distorções, garantindo que a comunicação seja clara e inteligível durante jogos ou chamadas. Além disso, o microfone apresenta um bom desempenho no isolamento de ruídos ambientais, permitindo que a voz do usuário se destaque mesmo em ambientes mais barulhentos. Essa característica assegura que os comandos e conversas sejam transmitidos com eficácia, sem a interferência de ruídos de fundo.